La Villita

San Antonio – La Villita

Essa pequena vila no centro de San Antonio foi estabelecida em 1722 como The town of Alamo, sendo um dos primeiros bairros da cidade. Esse nome foi escolhido porque ela fica na margem sul do rio, bem próxima à Missión San Antonio de Valero que, posteriormente, seria conhecida como The Alamo. Em uma área elevada, a região ficava protegida de inundações e de ataques de tribos indígenas.

Acesso pelo River Walk
Acesso pelo River Walk

La Villita é uma área com diversas construções que incluem praças, restaurantes, lojas, uma pequena igreja e outros estabelecimentos distribuídos ao longo de ruas internas para circulação de pedestres. O acesso pode ser feito por diferentes pontos, incluindo o River Walk, exatamente em frente ao Arneson River Theater, um teatro a céu aberto. Também entrei pela South Alamo Street, diretamente na Mayor Maury Maverick Plaza. Um detalhe interessante é que você pode passear pela vila durante a noite. Ainda que todas as lojas e restaurantes estejam fechados, é possível caminhar por lá e observar a arquitetura e a iluminação noturna.

Encenação de batalha
Encenação de batalha

O espaço foi palco de alguns acontecimentos históricos, como a assinatura dos Articles of Capitulation to Texians pelo General Martin de Perfecto Cos, em 1835. Também foi daqui que a artilharia mexicana do General Santa Anna fez disparos contra os defensores do Alamo, em 1836. Nessa época, o Texas lutava pela sua independência do México, país do qual fazia parte. Em um dos dias em que eu passei pelo local, estava acontecendo uma encenação de batalha com tiros de festim. Para conferir os eventos atuais, acesse o calendário na página oficial.

Tejeda House
Tejeda House

O assentamento sobreviveu aos conflitos do Texas Revolution e, a partir de 1850, os novos imigrantes que se estabeleceram por lá garantiam uma vida movimentada ao local. O legal é que as casas possuem placas que explicam a sua origem e outros detalhes. A Tejeda House aparece no mapa da cidade a partir de 1873 e foi, provavelmente, construída por José e Refugia Durán Tejeda, que comprou o terreno em 1855. Após passar por vários donos e servir como casa de aluguel por anos, a propriedade foi comprada pela cidade de San Antonio. Como parte da restauração, a rua foi renomeada Calle Hidalgo, em homenagem a Miguel Hidalgo y Costilla, que proclamou a independência do México em 1810. Já a casa em si é dedicada a Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o mais famoso soldado brasileiro na luta nacional pela independência. Essa é uma das poucas estruturas da Villita construída com tijolos e a única cujas paredes são suportadas por pilares, o que sugere que tenha sido construída por hispânicos.

Sede original do St. Philips College
Sede original do St. Philips College

Também chama a atenção o local onde funcionou o St. Philips College a partir de 1989. À época, o colégio fundado pelo reverendo James Setptoe Johnston recebeu o nome de St. Philip’s Saturday Evening Sewing Class for Black Girls (aulas de costura aos sábados à tarde para garotas negras) e tinha como objetivo usar a educação para resolver problemas raciais. Posteriormente, a instituição passou a atender alunos diversos e foi renomeada St. Philips Industrial School, tendo sido comandada por 52 anos por Miss Artemisia Bowden, uma mulher negra da Georgia. Em 1917, o colégio se mudou para outro local. O prédio de dois andares foi dividido e usado para moradia até 1945.

Little Church
Little Church

Como era de se imaginar, não poderia faltar uma igreja no local. A Little Church of La Villita foi erguida em 1879 em estilo gótico por alemães metodistas, tendo a construção ficado por conta de um marinheiro norueguês. Eu passei por lá mais de uma vez e encontrei ela aberta e fechada, mas não sei dizer quais são os horários. Basicamente, você pode chegar e empurrar a porta para ver se está destrancada. É uma estrutura bem simples em pedra e madeira, mas bem cuidada e com detalhes interessantes na arquitetura e decoração.

Loja de produtos artesanais
Loja de produtos artesanais

Por cerca de cinquenta anos desde seu surgimento, La Villita prosperou. Já na chegada dos anos 1930, estava bastante deteriorada e o rio San Antonio encontrava-se poluído e coberto de mato. Foi então que o prefeito e ex-congressista Maury Maverick conseguiu um financiamento federal para a restauração da arquitetura e do entorno. A National Youth Administration (NYA) foi a responsável pela renovação do local, que passou a funcionar como espaço de arte e artesanato. Atualmente, são várias lojas onde são vendidos produtos como almofadas bordadas, velas perfumadas, decorações e muitos outros.

Obras de arte em exposição
Obras de arte em exposição

O interessante é que grande parte é de produção local. Os artistas têm ali seus atelieres junto do espaço de exposição, que também serve como loja. No caso das velas perfumadas, por exemplo, você pode visitar também a parte da fábrica onde elas são produzidas, o que é interessante inclusive por complementar o passeio. Os espaços externos também são utilizados para a realização de feiras e apresentações culturais diversas, incluindo apresentações musicais, peças teatrais e festas.

Descolei um rango de graça
Descolei um rango de graça

Inclusive eu não sei exatamente o por quê, mas um dos dias que eu passei pela Villita a noite, estavam distribuindo comida e bebida e estava rolando um tipo de festa, que não sei se era particular ou pública. O fato é que fiquei na fila e ganhei esse prato com arroz, feijão, salada de batata e frango assado na churrasqueira, além de suco (tinha bebida alcoólica também, mas eu não quis). Se entrei de penetra, não sei: desculpa e obrigado. De qualquer maneira, há alguns restaurantes dentro da vila também. Vale a pena dar uma conferida, pois é um lugar ótimo para ter uma refeição tranquila.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s