ibis Budget Lugano Paradiso

Lugano – Hotel ibis budget Lugano Paradiso

Eu já tinha ficado em algumas unidades dos hotéis ibis no Brasil e percebido que são bem padronizados. Quando comecei as minhas pesquisas de passeios, alimentação, transporte e hospedagens na Suíça, percebi que tudo lá é muito caro. Por isso, em algumas cidades eu priorizei o aluguel de apartamentos com cozinha, pois assim daria para economizar fazendo comida em casa e dividir em quatro pessoas, já que eu tinha três companheiros de viagem. Esses apartamentos também podem ser reservados no Booking.com. Em outras cidades, onde eu passaria menos tempo, preferi dormir em lugares mais simples. Foi o caso de Lugano.

A rede de hotéis ibis é administrada pelo AccorHotels. O primeiro hotel da rede ibis abriu em 1974, na cidade francesa de Bordeaux. Até o final de 2017, já eram mais de 1.100 hotéis espalhados pelos quatro cantos do mundo. O ibis budget Lugano Paradiso foi o escolhido por mim para essa hospedagem.


Comodidades

O budget é o mais simples dos hotéis da rede ibis. Eu considero que seja um lugar para dormir, nada mais. Isso não quer dizer que seja ruim ficar lá, muito pelo contrário. Você já vai sabendo exatamente o que te espera, então não há margens para ter expectativas não atendidas. Em termos de comodidades, o local possui restaurante e bar, máquinas de venda automática de lanches e bebidas, depósito de bagagens e elevador. Também há um estacionamento privativo sem necessidade de reserva, mas não é gratuito.

Café da manhã
Café da manhã

O café da manhã pode ser adquirido no momento da reserva ou no próprio hotel – um pouco mais caro nessa segunda opção. Eu já tinha pesquisado quanto custava comer na rua e achei que valia a pena, mesmo porque funciona no sistema de buffet, em que você pode comer o quanto quiser. O que eu não esperava era que a qualidade da refeição fosse tão boa, fiquei realmente muito satisfeito. São várias opções de pães, frios, frutas, sucos naturais, café e outras bebidas quentes, iogurte, etc.


Conforto

Os quartos do ibis budget acomodam duas pessoas (uma cama de casal ou duas de solteiro) ou três (as mesmas configurações e um beliche suspenso). Apesar de ser considerado um hotel duas estrelas, as camas são bastante confortáveis e o quarto ainda possui uma televisão, mesinha e cadeira. Não há armários para guardas as malas e roupas, então deve ser tudo organizado no espaço disponível. Para mim não fazia muita diferença, já que eu só ia dormir ali uma noite.

Quarto de casal
Quarto de casal

Uma particularidade que precisa ser mencionada é o banheiro. A pia fica do lado de fora, o que eu acho ótimo porque ajuda a agilizar o processo matutino quando uma pessoa está tomando banho, a outra já pode ir escovando os dentes e se arrumando. A parte do vaso sanitário também fica separada. Até aí tudo bem. O que eu acho estranho é o chuveiro, que fica dentro dessa porta de vidro. Para casais tudo bem, você vê a pessoa pelada no quarto sem nenhum problema. Quando é uma viagem com amigos ou até mesmo pessoas com as quais você não tem tanta intimidade, mas vai dividir um quarto mesmo assim, pode ser desconfortável. Primeiro porque essa porta não protege totalmente a pessoa que está tomando banho de ser vista, segundo porque o espaço interno é bem pequeno, o que dificulta que você troque de roupa lá dentro. Enfim, nunca foi um problema para mim, mas acho importante deixar claro para os leitores o que eles estão reservando.


Wi-fi grátis

Nessa viagem eu comprei um chip de celular com internet 4G ilimitada da Salt que me serviu muito bem todos os dias da viagem, inclusive durante as viagens. De qualquer maneira, quando chegava no hotel, eu usava o wi-fi para conectar também o meu tablet. A rede do ibis budget Lugano Paradiso funcionava muito bem no meu quarto e nas outras áreas por onde passei.


Localização

Um dos principais fatores para eu ter feito a reserva nesse hotel foi a localização. Ele fica fora do centro histórico, mas dá para fazer esse passeio a pé com uma agradável caminhada à beira do Lago di Lugano. Aliás, são apenas 200 metros até o lago, ou seja, do lado. Outra atração que fica muito próxima é a estação do Funicolare San Salvatore, que faz a subida para o monte. São literalmente duas quadras para chegar no lago e duas quadras para chegar no funicular. Ou seja, você está do lado de dois dos principais passeios da cidade.

Pizza deliciosa
Verace Ristorante Pizzeria

Por isso mesmo, Paradiso é um bairro bem turístico. Você irá encontrar por essas ruas vários restaurantes, cafés, lojas e outros atrativos. Eu aproveitei a proximidade e fui ao Verace Ristorante Pizzeria, onde comemos uma deliciosa pizza com massa fininha e crocante por um preço em conta. No tripadvisor, o estabelecimento aparece entre as melhores pizzarias da cidade e é considerado o melhor restaurante do bairro.

Prédio com três hotéis
Prédio com três hotéis

Esse prédio atende a três hotéis, todos da rede AccorHotels. O ibis budget Lugano Paradiso é o mais simples deles. Suas áreas comuns, como recepção, sala de estar, bar e restaurantes são compartilhados com o ibis Lugano Paradiso, que é um pouco mais caro e possui quartos melhores. Para quem busca conforto, essa é a melhor opção. A outra é o Novotel Lugano Paradiso, de padrão e preços bem mais elevados. Todos os três são bem avaliados, então vai depender mesmo do seu nível de exigência e da disponibilidade de grana.

Estrutura luxuosa do Novotel
Estrutura luxuosa do Novotel

Seja qual for o escolhido, a localização não muda. A estação de trem fica apenas 2 km dali e o Aeroporto Lugano-Agno a 6km. Como há pontos de ônibus bem próximos, eu não tive que pegar taxi em nenhum momento. Aliás, mesmo no transporte público eu não paguei nada a mais, pois eu estava usando o Swiss Travel Pass nesses dias.


Funcionários

O atendimento na Suíça, no geral, é sempre muito bom. Mesmo nas cidades pequenas por onde eu passei, onde encontrei algumas pessoas que não falavam inglês, as barreiras linguísticas eram vencidas pela boa vontade. Em Lugano não tive esse problema, obviamente, pois é uma cidade maior e muito turística. Apesar de ter ficado só uma noite no hotel, pude perceber que os funcionários são bem preparados e fui muito bem atendido.

Reservar hotel


Custo benefício

Considerando o nível dos preços na Suíça, os hotéis da rede ibis são bem acessíveis. Além disso, você tem certeza do que está reservando, principalmente se já ficou em alguma unidade da rede em outro local. Para facilitar a administração das minhas reservas, faço tudo pelo Booking.com, onde posso comparar os preços e localização de outras opções de hospedagem. Para passar uma noite, o ibis budget Lugano Paradiso foi uma opção com ótimo custo-benefício. Se fosse passar mais tempo por lá, provavelmente teria investido um pouco mais pelo conforto do ibis Lugano Paradiso.


Resumo

+ Localização
+ Economia
+ Café da manhã
+ Estrutura padronizada
+ Atendimento
– Lazer
– Banheiro

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s