Passamos por trechos cobertos de neve

Bernina Express – Como comprar a passagem para o trem panorâmico

Eu estava fazendo os meus planejamentos para a viagem pela Suíça e já tinha decidido que iria fazer um dos famosos tours panorâmicos de trem. Depois de optar pelo Bernina Express, me deparei com algumas questões que, acredito, podem ser as mesmas dúvidas de outras pessoas. Por isso, achei importante fazer uma postagem sobre o tema.

O passeio é descrito como a mais espetacular maneira de cruzar os Alpes Suíços. Eu não fiz nenhum outro tour panorâmico no país, mas posso confirmar que esse é fantástico. Passando pela mais alta linha ferroviária dos alpes, o trem vai de norte ao sul, ligando a região suíça que fala alemão com a italiana, passando por geleiras, lagos, regiões campestres e pequenas vilas.


Criar uma conta

Antes de partir para a compra em si, recomendo que você crie uma conta na página do Rhaetian Railway e faça o login. Isso irá permitir que você consulte posteriormente seu pedido e irá agilizar os passos finais do processo.


Definição do trajeto

O primeiro passo é definir o trajeto a ser percorrido. Como eu gosto de aproveitar ao máximo, decidi pelo percurso completo, de Chur a Tirano. Você pode embarcar e desembarcar em qualquer uma das cidades onde há paradas, mas, com isso, você terá que continuar a viagem em um trem normal, sem as grandes janelas panorâmicas que são características da linha.

Mapa do trajeto completo do Bernina Express
Mapa do trajeto completo do Bernina Express

Eu preferi fazer o passeio contínuo, que tem pouco mais de 4 horas de duração, mesmo porque eu estava fazendo uma viagem sem volta e precisava levar mala, fica chato descer e subir de trem toda hora. No caso da viagem toda pelo Bernina Express, que é o que a maioria dos passageiros estava fazendo, você embarca, relaxa e goza. Literalmente. Porque as paisagens são realmente de cair o cu da bunda.

Pesquisa pelo trajeto
Pesquisa pelo trajeto

No mapa acima, você pode perceber que há uma linha ligando a cidade de Tirano, na Itália, a Lugano, na Suíça. Esse trajeto é um complemento da viagem feito de ônibus, também panorâmico, somente disponível na primavera e no verão. Como eu não tinha tempo para visitar a Itália, decidi por esse trajeto que combina trem (Chur → Tirano), tempo suficiente na cidade italiana para almoço e ônibus (Tirano → Lugano).


Horário e data de viagem

Você pode simular o seu trajeto escolhido na página oficial. A viagem que eu fiz era saindo de manhã e chegando em Tirano, na Itália, na hora do almoço. Com isso em mente, eu decidi ir para Chur no dia anterior e aproveitei para conhecer o centro histórico da cidade. A outra opção era pegar um trem comum, fazer baldeações e daí sim pegava o Bernina Express.

Resultado da pesquisa
Resultado da pesquisa

As passagens começam a ser vendidas com três meses de antecedência. É bom ficar de olho nessa data porque os assentos são reservados. No meu caso estávamos em quatro pessoas, então queríamos fazer a compra o quanto antes. Definido e trajeto e a data, basta clicar em Choose Outward Journey.


Passageiros

Na segunda tela de compra você define em qual classe irá viajar e quantos são os passageiros. Como eu iria viajar com o Swiss Travel Pass, já estava definido que seria na segunda classe. Essa informação precisa ser colocada no formulário dessa tela – a opção aparece após definir o número de passageiros de cada idade. Na parte de baixo, o valor vai sendo atualizado. Os portadores do passe viajam de graça, mas é preciso pagar a taxa de reserva de assento, que é exigida para o Bernina Express. Depois de concluído o preenchimento, basta clicar em Continue.

Definição dos passageiros
Definição dos passageiros

Reserva

A próxima tela é a de reserva, onde você deverá conferir minunciosamente a data e horário da viagem, a quantidade de passageiros e a classe. É nesse momento que você faz a reserva do assento. Há diferença entre os vagões de primeira e segunda classe. Se você escolheu segunda classe lá atrás, talvez seja preciso escolher outro Coach para ter acesso às poltronas verdes, que são as disponíveis. As que aparecem em cinza são da primeira classe ou já foram compradas.

Definição dos assentos no trem
Definição dos assentos no trem

Nessa página eles avisam que a posição do vagão não é definida, então não tem como você descobrir se vai viajar olhando para frente ou para trás. Perceba que as poltronas da segunda classe são divididas em grupos de quatro em que duas pessoas viajam olhando diretamente para as outras duas pessoas.

Reserva dos assentos do ônibus
Reserva dos assentos do ônibus

Se você estiver comprando também a passagem no ônibus panorâmico que vai de Tirano → Lugano, também será necessário reservar o assento. Aliás, devo informar que o preço que aparece nas telas que eu tirei inclui a passagem de ônibus. Nessa parte, todo mundo viaja voltado para frente. Para consultar os preços somente da viagem de trem ou os preços atuais (eu fiz essa viagem em 2017), acesse a página oficial e faça a simulação como se fosse comprar.


Completar a reserva

O último passo é ler atentamente o resumo da viagem. Essa tela mostra a data, o lugar de partida com o horário, o destino final com o horário, o número de passageiros, a classe escolhida, os assentos reservados e o endereço de contato.

Resumo da reserva
Resumo da reserva

Depois de tudo confirmado, basta realizar o pagamento no cartão de crédito. É importante ressaltar que, para fazer essa compra, não é necessário já ter o Swiss Travel Pass em mãos. Na verdade, eu fiz a reserva meses antes da viagem e só comprei o passe quando cheguei na Suíça. Concluído o processo, os bilhetes chegarão no e-mail cadastrado. Aí basta imprimir os bilhetes e levar, junto com o passaporte para identificação, para a estação de partida.

Pagamento das reservas
Pagamento das reservas

Opcionais

O processo de reserva pode mudar um pouco dependendo do que você decidir de seu trajeto. Além disso, há a opção de incluir refeições a bordo e hospedagem no hotel de Tirano para aqueles que quiserem passar uma noite na cidade. Você também pode fazer a reserva da hospedagem por conta própria e ter mais opções.

Anúncios

5 comentários

  1. Olaa
    Estarei indo para suica no comeco do mes de setembro e estou tentando comprar minhas passagem do bernina express de acordo com a indicacao do site, porem na parte de preencher o ticke-reduction surgiu uma duvida
    colocao a opcao tickets avaliable ou deixo no reduction, percebi que tem uma diferencao entre ambos
    a opcao tickets available seria extamento o que
    obrigado pela ajuda

    Curtir

    1. Olá! Você tem que ver se você tem direito a alguma das reduções de valor. Eu, por exemplo, tinha adquirido o Swiss Travel Pass (https://viajento.com/2018/03/23/suica-swiss-travel-pass/) e escolhi essa opção, então o valor super reduzido que aparece lá é porque só está sendo cobrado o valor da reserva do assento. A mesma coisa com o ticket available, que quer dizer que você já tem um bilhete válido ara a viagem, mas está apenas marcando o lugar em que vai viajar. Se você não tem nenhum tipo de desconto, tem que pagar o valor completo mesmo.

      Curtir

  2. Olá!
    Adorei o seu post, foi bastante didático, incluindo as telas do site onde comprar as passagens. Mas fiquei com uma dúvida: o vagão de segunda classe tbm é panorâmico? Pela sua foto, me parece que sim. E como faço para reservar refeições a bordo?

    Obrigada,
    Roberta.

    Curtir

    1. Sim, as fotos que eu tirei foram na segunda classe. As refeições a bordo podem ser feitas junto com a compra do bilhete (eu levei meu próprio lanche pra economizar, hehe).

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s