Localização de Puno no Mapa Mundi

Puno – Geografia e clima

Puno é uma cidade do Peru muito conhecida pelos viajantes devido à sua localização geográfica às margens do Lago Titicaca. A maioria das pessoas que visita a região tem por objetivo fazer alguma visita às ilhas – eu, por exemplo, fiz o tour às Islas Flotantes de los Uros na parte peruana. A região também é marcada pelos sítios arqueológicos de povos pré-colombianos, o que pode ser observado em Sillustani e outras localidades.

Tumba mais bem conservada do local
Tumba mais bem conservada de Sillustani

A cidade, fundada em 1668, está a uma altitude média de 3810 metros acima do nível do mar. Como nós, brasileiros, não estamos acostumados com o ar rarefeito das grandes altitudes, é preciso passar por um período de adaptação ao chegar ao local – ou ao primeiro destino no alto da cordilheira, no meu caso, eu já vinha de vários dias de viagem e não tive problema nenhum em Puno. É bom se informar sobre o mal de montanha e como agir para diminuir seus efeitos no corpo. Alguns exemplos são: não consumir bebida alcoólica, beber bastante água, tomar chá de coca, evitar exercícios físicos, andar lentamente nos passeios durante os primeiros dias, etc.

Mapa do relevo na região de Puno
Mapa do relevo na região de Puno

Apesar de estar em um planalto, o relevo é relativamente plano. Puno se encontra entre duas grandes cordilheiras. À direita e norte está a Cordillera Real, também chamada de Carabaya; já à esquerda e mais ao sul, encontra-se a Cordillera Marítima Ocidental, vulcânica. Nas planícies da região, marcadas por pastos e algumas colinas de baixa estatura, correm rios de curso lento que desaguam no Lago Titicaca – a exceção é o Rio Desaguero, que desemboca no lago Poopo, na Bolívia. Aliás, o enorme lago é responsável pela presença de vários microclimas, além de ser fonte de alimentos para a população local e visitante.

Plaza de Armas
Plaza de Armas

Os principais atrativos turísticos de Puno estão fora da cidade, com os passeios no lago ou sítios arqueológicos. A cidade em si não é bonita, sejamos sinceros. Com uma estimativa de 150 mil habitantes nos seus 16km2, já não tem aquele jeito de cidadezinha do interior. Mas a parte histórica em volta da Plaza de Armas é mais preservada e turística, vale a pena conhecer. Se coincidir da sua viagem ser no começo de fevereiro, você pode presenciar a Fiesta de la Candelaria, declarada pela Unesco como Patromônio Cultural e Imaterial da Humanidade. A celebração em homenagem à santa católica se associa ao festejo a Pachamama da religiosidade andina, a Mãe Terra. Deve ser bem interessante – infelizmente eu fui em outra época. Aliás, Puno possui o título de Capital do Folclore Peruano, entre outros como Cidade da Prata, Terra de Artistas e Poetas e Cidade do Lago Sagrado. Alguns textos chegam a dizer que é a Capital Folclórica da América. Mexe!

Mas vamos falar do clima, que sempre é algo que influencia muito nas minhas decisões de quando visitar uma cidade ou região – e que tipo de roupa levar, é claro.

Gráfico com médias do clima

No geral, o clima de Puno é frio e seco, ficando mais temperado nas margens do Titicaca devido à influência do lago. São bem marcadas as estações de chuva e de seca. Para esse tipo de passeio, que você precisa pegar um barco para ir às ilhas ou fazer caminhada ao ar livre para visitar sítios arqueológicos, a chuva é a maior preocupação, então recomendo evitar os meses de dezembro a abril devido às precipitações. Nesses meses de verão podem ocorrer inundações, o que é um transtorno enorme e pode inviabilizar os passeios. Quanto ao clima, as temperaturas máximas não variam tanto, mas parece fazer um frio do inferno ao contrário de junho a setembro, então é bom estar preparado.

Balsa feita de totora
Balsa feita de totora

Como eu sempre tento fazer as minhas viagens na primavera ou outono, que são considerados baixa temporada por sair dos meses de férias tradicionais e tudo fica mais tranquilo e barato, também acabo pegando um clima mais ameno na maioria dos lugares. Eu fiz a minha viagem em maio e estava aquele friozinho de leve, mas com um sol rachando e céu azul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s