Charging Bull - Escultura em bronze criada por Arturo de Modica, em 1987

Nova York – Charging Bull

Após a quebra da bolsa de 1987, o artista Arturo di Modica idealizou a escultura de um grande touro de bronze como representação da força e do poder do povo americano. Foram gastos $360.000 dólares para produzir e instalar a escultura, colocada embaixo da grande árvore de Natal que é disposta todos os anos em frente à bolsa de valores de Nova York, no sul de Manhattan, em dezembro de 1989. Como não tinha autorização para tal, a escultura foi repreendida pela polícia e levada para um pátio de objetos confiscados. As pessoas ficaram puta revolts e xingaram muito no twitter protestaram bastante e o departamento de parques e recreação da cidade acabou por reinstalar a obra, na semana seguinte, a dois blocos do local.

A escultura pesa 3.200 kg e tem 3,5 metros de altura. A obra simboliza um agressivo e otimista mercado financeiro. O touro se apoia nas patas traseiras e tem a cabeça abaixada, uma posição de ataque. A disposição do corpo e da cauda reforçam a ideia de movimento, dando energia à obra. A cor e a dureza do metal também reforçam a natureza brutal do animal.

Passe a mão nos testículos do Charging Bull para ter sorte e grana
Passe a mão nos testículos do Charging Bull para ter sorte e grana

Desde sua remoção da frente do New York Stock Exchange, o touro fica no parque Bowling Green, também no distrito financeiro ao sul de Manhattan, no finalzinho da Broadway. É uma atração turística muito procurada, sendo uma das esculturas mais reconhecidas e fotografadas da cidade. Aliás, as pessoas quase saem no tapa disputando um espaço para tirar fotos da/com a obra. E dizem que deve-se passar a mão no seu nariz, chifres e testículos para ter boa sorte e dinheiro. Custa nada.

Bowling Green foi o primeiro parque público de Nova York, construído em 1933
Bowling Green foi o primeiro parque público de Nova York, construído em 1733

O espaço onde hoje se encontra o Bowling Green servia, originalmente, como mercado de animais, grãos e outros produtos, quando a cidade ainda se chamava Nova Amsterdã. Em 1733, construiu-se no local o primeiro parque público da cidade. Algumas décadas depois, o governo britânico dispôs ali uma escultura do rei George III em cima de um cavalo. Com o desgaste das relações entre o país colonizador e a população local, o monumento se tornou um centro de protestos. Em 1773, uma lei contra o vandalismo foi criada para evitar depreciações da obra e uma cerca de ferro, que ainda se encontra no local, foi disposta em todo o perímetro do parque. Poucos anos depois, com a proclamação da independência dos Estados Unidos da América, os Sons of Liberty foram até o local e derrubaram a estátua. Da cerca foram cerrados os florões em forma de coroa, deixando marcas ainda visíveis nos dias atuais.

Reserva de passeio ou atração

Você pode fazer um Free tour por Nova York em inglês e espanhol com início no distrito financeiro e duração de cerca de duas horas. Você não paga nada pelo passeio, mas é recomendado dar aos guias uma gorjeta que você mesmo estipula o valor. No trajeto, serão explorados locais de visita obrigatória na cidade como a Wall Street, o Museu Nacional dos Índios Americanos, o World Trade Center, a Bolsa de Valores e até mesmo o polêmico Trump Building. O passeio inclui a Broadway, berço dos musicais e espetáculos teatrais, o Battery Park, de onde se pega o barco para a Estátua da Liberdade, e os memoriais em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro às Torres Gêmeas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s