Programar uma viagem para a região do Parque Nacional Serra da Capivara exige um pouco de pesquisa prévia. Para início de conversa, a reserva encontra-se no interior do sertão nordestino, no estado do Piauí, e muitas pessoas não sabem como chegar. Existe um aeroporto bem próximo, além das opções de voar para a capital do estado, a 500 km de distância, ou para Petrolina, em Pernambuco, a 300 km dali. Recomendo pesquisar os voos para determinar qual é a melhor opção no seu caso e alugar um carro, usado nos passeios fora e dentro do parque.

Além disso, é preciso decidir onde se hospedar. Duas cidades podem ser usadas como base. Eu preferi ficar em São Raimundo Nonato, cidade maior, com mais opções de hospedagem e alimentação. Lá escolhi o Real Hotel que, embora bem simples, é um dos mais bem recomendados. A outra alternativa é dormir em Coronel José Dias, mais próxima do atrativo mais famoso do parque. Se a ideia é otimizar o tempo, vale a pena escolher uma pousada na zona rural, como a Casa Barreirinho.

Por fim, temos os passeios. Como é bastante extenso, o parque é dividido em diversos circuitos que reúnem sítios arqueológicos, formações rochosas, mirantes e outros atrativos. Para ficar mais fácil de entender, disponibilizo abaixo o mapa interativo, onde marquei todos os lugares que visitei, incluindo atrativos dentro e fora do parque. Para ver mais detalhes, basta aproximar, enquanto o zoom out permite ver os pontos mais distantes.
Eu utilizo um esquema de cores e ícones que ajudam a identificar do que se trata cada item.
Circuitos dos passeios
Gastronomia
Hospedagem
Museus e arte
Transporte