Localização no mapa de Catas Altas

Catas Altas – Geografia e clima

Quando eu visitei Catas Altas, já sabia que não era a época ideal para conhecer alguns dos seus atrativos mais famosos, pois a chuva prevista atrapalharia bastante. Acabei tendo sorte pegando dias de sol, mas não tive animei de tomar banho de cachoeira devido ao risco do nível da água aumentar rapidamente com uma tromba d’água. Se você não quiser deixar sua viagem ao acaso, é importante se informar previamente e fazer um bom planejamento.

Praça Monsenhor Mendes
Praça Monsenhor Mendes | Autor desconhecido

Para quem não sabe, esse é um município com com menos de dez mil habitantes, no estado de Minas Gerais. Seu nome vem das buscas feitas por ouro e outros minerais no alto dos morros, cuja exploração ocasionou o surgimento do povoado no início do século XVIII. Embora tenha igrejas interessantes e seja um destino gastronômico, o maior destaque turístico fica fora da cidade. Trata-se do Santuário do Caraça, um complexo arquitetônico religioso que conta com um templo em estilo neogótico no meio de uma unidade de conservação.

Santuário visto do mirante
Santuário do Caraça

Embora essa parte da cadeia de montanhas seja mais conhecida com o mesmo nome do santuário, ela faz parte da Serra do Espinhaço. Como trata-se de uma reserva natural, as atividades realizadas ali se limitam a pesquisas científicas e ecoturismo responsável, preservando sua rica biodiversidade. Os visitantes podem fazer trilhas que levam a cachoeiras, lagos, grutas, córregos e até mesmo outras construções mais afastadas, como uma capela e um oratório.

Serra do Caraça
Serra do Caraça

O relevo tem formações antigas permeáveis, cortadas por cursos d’água com muitas quedas. A vegetação é típica da mata atlântica, cerrado e campos de altitude, já que há grande variação de níveis. O ponto mais alto, conhecido como Pico do Sol, ultrapassa os dois mil metros de altitude. Todas as pesquisas realizadas no local destacam sua excepcional biodiversidade, com espécies vulneráveis e ameaçadas de extinção, incluindo algumas plantas, aves e mamíferos.

Trilha da Cascatinha
Trilha da Cascatinha

Quem opta por passar a noite hospedado no santuário, ainda tem a chance de ver os lobos guarás, que chegam no fim do dia para se alimentar, além de ter mais tempo para explorar os atrativos do parque. A Serra do Caraça abriga algumas das maiores cavernas de quartzito do mundo, inclusas nas dezenas de roteiros pelos seus atrativos naturais – alguns deles só podendo ser feitos com o acompanhamento de um guia cadastrado.

Tabela de médias do clima de Catas Altas

O clima tem temperaturas amenas durante todo o ano, sem grandes variações. Isso permite que as trilhas sejam feitas com tranquilidade, mas sem dispensar o uso de filtro solar, roupas e calçados adequados, bastante água para se hidratar e alguma comidinha. O que determina mesmo as melhores épocas para visitar o local é a possibilidade de precipitação. De abril a setembro chove menos, mas também fica um pouquinho mais frio, o que pode desanimar algumas pessoas de tomar banho nas cachoeiras. Já de outubro a março, os dias tem uma duração maior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s