Localização de Diamantina no Mapa Múndi

Diamantina – Geografia e clima

Embora seja reconhecida pela importância do seu centro histórico, repleto de construções da era colonial, Diamantina também possui diversos atrativos naturais em seu entorno. Localizada a cerca de 285 km da capital mineira, a cidade é emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Jequitinhonha, e encontra-se no alto da Serra do Espinhaço, considerada a mais antiga formação rochosa do país.

Parque Estadual Biribiri
Parque Estadual Biribiri

Como é banhada pelo Rio Jequitinhonha e vários de seus afluentes, em um terreno bastante irregular de áreas planas, é possível encontrar diversas cachoeiras e piscinas naturais. Eu visitei algumas no Parque Estadual do Biribiri, uma área de conservação ambiental que também conta com trilhas, mirantes e pinturas rupestres.

Caminho dos Escravos
Caminho dos Escravos

A vegetação nativa é de cerrado e caatinga, caracterizada por árvores pequenas e de troncos tortuosos, além de arbustos baixos. Uma forma de explorar a região é fazer a caminhada pela Trilha dos Escravos, que vai até o município de Mendanha passando por dentro do parque. Quem opta por realizar o trajeto completo precisa se planejar bem e estar em boas condições físicas, pois são mais de dezoito quilômetros de ida, com acesso dificultado pelas subidas e descidas.

Turistas na praça
Vila de Biribiri

Como eu não estava com tanta disposição assim, preferi fazer uma rápida parada no ponto que o caminho encontra com a rodovia e seguir o passeio de carro. Peguei a estrada de terra que passar por dentro do parque e leva até a Vila de Biribiri, uma charmosa e isolada vila que tem se destacado como destino turístico. Dá até mesmo para se hospedar por lá, uma experiência única para vivenciar melhor o local. Os visitantes regulares precisam deixar o local no fim da tarde e só ficam por lá os poucos moradores e quem for dormir no vilarejo. 

Tabela com médias do clima

Com relação ao clima, é possível notar que não há uma grande variação de temperaturas ao longo do ano, embora fique um pouco mais frio nos meses de inverno. Talvez o aspecto mais importante a se considerar para decidir quando viajar para a cidade seja a precipitação. O gráfico acima mostra que chove menos entre abril e setembro, sendo essa a época ideal para quem quer fazer passeios na natureza ou mesmo caminhar pela cidade. Isso não quer dizer que seja não seja possível aproveitar Diamantina em outros meses. Eu mesmo fiz a viagem em fevereiro e peguei dias bonitos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s