Vinho quente

Vinho quente

Quando eu passei algumas semanas de inverno na capital francesa, aproveitei para visitar mais de uma das famosas feirinhas natalinas de fim de ano. Como estava bastante frio, com a temperatura sempre por volta de zero graus, uma boa alternativa para se aquecer foi tomar o famoso vin chaud, uma tradicional bebida quente de origem europeia preparada com vinho e especiarias.

Le Marché du Noël La Défense
Le Marché du Noël

A mistura remonta dos antigos gregos, que adicionavam ervas ao vinho que estava prestes a vencer, evitando o desperdício. Lá era chamada hippocras, em homenagem a Hipócrates, considerado por muitos como o pai da medicina. Já os romanos tinham algo similar e chamado conditum paradoxum, com o diferencial de adicionar mel. Mas o vinho com especiarias ganhou mesmo popularidade na Europa durante a Idade Média, inclusive com saquinhos prontos vendidos no mercado para facilitar o preparo. Para os ingleses, a bebida é chamada mulled wine; os alemães a conhecem como glühein; e, para a versão nórdica, fala-se gløgg.

Vinho quente
Vinho quente

Aqui no Brasil, é comum que a bebida seja servida nas quermesses, ou festas juninas e julinas, coincidindo com os meses mais frios do ano, e também é chamada de quentão. Dependendo da região, ela pode levar cachaça, já que a produção de vinho é mais comum no sul do país. Em outros casos, podem ser feitas em alternativas não alcoólicas. De fato, são diversas possibilidades mesmo nas variantes europeias, mudando não apenas a bebida, mas também as especiarias e as frutas. Aqui vai um bom ponto de partida:

• Vinho tinto 1x
• Laranja pêra-rio 1x
• Limão-taiti 1x
• Maçã 1x
• Morango 10x
• Cravo-da-índia 5x
• Anis estrelado 1x
• Canela em pau 3x
• Açúcar a gosto

Laranja e limão
Laranja e limão

Como de costume, eu começo a fazer a receita com os preparativos, sempre buscando meios de facilitar um pouco o processo. Gosto de usar um extrator de sucos para tirar o caldo de uma laranja pêra-rio e um limão-taiti. Algumas pessoas também usam as cascas, mas eu acho que corre o risco de ficar um pouco amargo e prefiro evitar. Nesse caso, o segredo é ficar de olho para não deixar ferver.

Frutas cortadas em cubos
Frutas cortadas em cubos

Além disso, eu adiciono algumas frutas. Nesse caso, usei metade de uma maça verde e cerca de dez morangos, mas você pode usar outras a seu gosto, dependendo do que tiver disponível em casa. Algumas opções possíveis são abacaxi, pera e uvas sem caroço, por exemplo. Com uma faca média, cortei as minhas escolhidas em cubos pequenos.

Seleção de especiarias
Seleção de especiarias

Obviamente, não dá para esquecer das especiarias – o elemento que vai fazer mais diferença no preparo. Eu coloquei três paus de canela, uns cinco cravos e um anis-estrelado. Outras sugestões incluem adicionar cardamomo, gengibre e outros. Se você estiver viajando por outros países, vale a pena experimentar as particularidades da receita de cada local e ver o que mais te agrada.

Coloca tudo para aquecer na panela
Coloca tudo para aquecer na panela

O preparo é extremamente fácil, bastando juntar todos os ingredientes e uma garrafa de vinho tinto, que pode ser suave ou seco, em uma panela. Você pode adicionar a quantidade desejada de açúcar, experimentando para deixar a seu gosto. Eu uso logo o vinho doce, porque acho que funciona bem, e não adoço mais. Daí é só aquecer e desligar pouco antes de começar a ferver, evitando que o álcool evapore. Depois, deixe por cerca de uma hora descansando para pegar bem o sabor das especiarias.

Taça de vinho quente
Taça de vinho quente

Na hora de beber, você deve aquecer novamente a bebida. Com a ajuda de uma concha e uma peneira, o vinho pode ser servido puro, deixando somente o líquido. Para decorar, pode usar uma fatia de limão ou um pau de canela. Particularmente, eu gosto de deixar com as frutinhas, que ficam bonitas em uma taça de vinho e dá para aproveitar e comer no final, já que ficam com um gostinho ótimo. Nessa receita eu usei:

Conjunto de taças Bohemia
Extrator de sucos Mondial

Panela de Brinox Ceramic Life 4.5 mm
Tábua de bambu
Faca média Silvermark
Conjunto de colheres Kitchenaid
Conjunto de peneiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s