Aviso para colocar na porta do hotel

Vantagens e desvantagens de se hospedar em hotéis

Eu escolho onde me hospedar dependendo de uma série de circunstâncias, como o destino, tempo de viagem, número de acompanhantes, disponibilidade financeira e outros detalhes. Na maior parte das vezes, entretanto, pesquiso por um hotel razoavelmente confortável no Booking.com, plataforma que uso para a maior parte das minhas viagens. Concentrando poucas reservas você já passa a integrar o Programa Genius, que proporciona bons descontos e outras vantagens. Ali se pode encontrar também uma grande variedade de propriedades, como apartamentos, albergues, casas de temporada e outros, mas, nessa postagem, vou elencar os pontos positivos e negativos de ficar em hotéis.

Classificação de hotéis com estrelas
Classificação de hotéis com estrelas

Para começo de conversa, há uma grande gama de opções, principalmente em cidades turísticas. Você pode escolher ficar num local mais simples e, ainda assim, aconchegante. No outro extremo, estão alguns hotéis que são até intimidantes de tão sofisticados. O bom é que existem parâmetros específicos utilizados na rede hoteleira para classificar as hospedagens entre uma e cinco estrelas, dando uma boa ideia do que esperar. Como os preços variam bastante, tanto por conta da qualidade quanto por outros pontos importantes, como a localização, você sempre pode encontrar um hotel que caiba no seu bolso.

Avaliação ruim com reclamação
Avaliação ruim com reclamação

Embora fotos profissionais de divulgação possam enganar, a plataforma de reservas apresenta outras ferramentas para ajudar os potenciais hospedes a decidirem onde ficar. Eu sempre vejo as avaliações dos clientes e, além das notas, leio algumas opiniões sobre o que viram de positivo e negativo. Se alguém elogia o atendimento, a limpeza e outros pontos que considero importantes, levo essa avaliação em consideração. Já se reclama que o local não tem muitas opções de entretenimento, por exemplo, talvez isso não faça nenhuma diferença para mim naquela determinada viagem, então acabo relevando a informação.

Fachada de um hotel
Fachada de um hotel

Depois de algum tempo, também acabamos conhecendo algumas das principais redes de hotéis e criamos as nossas próprias expectativas. Algumas são padronizadas a ponto de você saber exatamente o que vai encontrar, independente da cidade, estado ou país que estiver visitando. Quando estou com muita dúvida para bater o martelo, acabo procurando uma hospedagem desse tipo. O bom é que existem desde as mais simples, daquelas que você afirma que “não importa muito, só quero um lugar para dormir”, até as mais luxuosas, para aquela ocasião especial.

Área de lazer com piscina
Área de lazer com piscina

As opções de lazer também variam bastante, mas uma boa parte dos hotéis tem pelo menos uma piscina. Outros investem em atrativos completos para quem quer fazer do local da hospedagem o principal ponto de interesse da viagem, sem ter que sair muito para se divertir. Isso é particularmente interessante para algumas situações, como quando se está viajando com crianças. Hotéis também costumam ter uma boa infraestrutura quando comparados a outros tipos de propriedades. Isso garante maior conforto, seja nas áreas comuns, seja dentro das acomodações individuais.

Quarto de hotel
Quarto de hotel

Mas um dos principais motivos que me faz escolher ficar em hotéis é pela privacidade. Eu me sinto bem mais tranquilo ficando em um quarto sozinho ou com os meus companheiros de viagem, sem ter que dividir com desconhecidos. Assim, não tem gente entrando e saindo o tempo todo, garantindo mais descanso. Também se tem mais liberdade para deixar objetos pessoais no local, seja dentro da mala ou organizados em um guarda-roupas. Se eu fico pouco tempo, até escolher que ninguém entre para fazer a limpeza nos aposentos, já que não vejo grande necessidade. Ter um banheiro privativo também é essencial para quem quer ficar mais à vontade, já que tem que dividir com menos pessoas e ganha tempo na hora de se arrumar.

Não siga as modas
Conversa com desconhecidos

Em contrapartida, essa divisão faz com que os hóspedes não interajam tanto uns com os outros, mantendo um afastamento social respeitoso. Se sua intenção é conhecer pessoas novas, seja para bater um papo a toa ou encontrar companhia para passeios, você até pode verificar se o hotel realiza eventos, mas o melhor seria procurar outro tipo de hospedagem. Pela minha experiência, em hotéis, a gente acaba ficando mesmo mais fechado, convivendo apenas com quem estamos viajando juntos.

Sono tranquilo
Sono tranquilo

De certa forma, há mais regras em hotéis para garantir que os hóspedes tenham uma estadia tranquila, incluindo um limite de horário onde se deve respeitar o silêncio. Como geralmente há um número considerável de quartos, você também pode especificar, no momento da reserva, que deseja ficar em um espaço mais calmo – geralmente os andares superiores. Também costuma haver uma boa variedade de categorias, com tamanhos diversos, vista para atrativos, acomodações com acessibilidade, equipamentos complementares e outros opcionais. Alguns locais também oferecem aposentos para fumantes, embora o padrão atual seja proibir o cigarro em toda a propriedade.

Amigos abraçados
Amigos abraçados

Quartos para famílias grandes ou grupos de amigos são mais raras de encontrar em hotéis, embora alguns destinos específicos tenham boas opções. Se você está viajando com muitas pessoas, talvez seja necessário reservar várias unidades, o que acaba aumentando consideravelmente o custo da hospedagem. Nesses casos, pode ser mais interessante reservar um apartamento ou casa, estruturas que também estão disponíveis no Booking.com.

Xícara de café
Xícara de café

Outro aspecto que gosto bastante em hotéis é ter café da manhã incluso. Quando estou visitando um novo lugar, quero aproveitar o meu tempo para fazer passeios e ter a primeira refeição do dia disponível assim que acordo. Isso economiza bastante tempo, além de alimentar bem e não precisar parar para almoçar tão cedo. Em muitos casos, eles também têm um restaurante no local e até serviço de quarto, o que pode ser interessante depois de um dia cansativo batendo perna para cima e para baixo.

Recepção de um hotel
Recepção de um hotel

Salvo raras exceções, os hotéis em que me hospedei tinham sempre alguém da equipe na recepção o tempo inteiro, até mesmo durante a madrugada. Além de inibir a entrada de pessoas estranhas no local, garantindo uma maior segurança para os hóspedes, a presença de funcionários é positiva porque você tem a quem recorrer em caso de alguma necessidade. Eles também podem ajudar dando informações sobre os atrativos da região, dando dicas de onde comer ou que transporte usar. Em contrapartida, esse atendimento costuma ser mais formal quanto maior é a hospedagem.

Faça bastante pesquisa
Faça bastante pesquisa

Geralmente, eu aplico alguns filtros no Booking.com para encontrar um hotel que esteja dentro da minha disponibilidade financeira. Costumo também levar em consideração a avaliação de hóspedes; cancelamento gratuito em caso de desistência; café da manhã incluso; equipamentos básicos no quarto; boa localização, para não perder muito tempo com deslocamentos; estacionamento interno, caso esteja viajando de carro; entre outros. Como se pode perceber, embora tenha vantagens e desvantagens, a grande variedade de hotéis acaba facilitando bastante encontrar um que se encaixe às suas necessidades, precisando somente fazer uma boa pesquisa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s