Como funciona o programa Genius do Booking.com

Todas as reservas de hospedagens nas minhas viagens são feitas pelo Booking.com, seja para hotéis, apartamentos, casas de temporada, moradia familiar, resorts, albergues e até iglus e casas na árvore (esses dois últimos ainda preciso experimentar). Fundada em 1996 na cidade de Amsterdã, a empresa há muito deixou de ser uma pequena startup holandesa para se tornar uma das maiores potências do e-commerce de viagens do mundo, contando com mais de 17.000 funcionários que trabalham em cerca de 200 escritórios espalhados em dezenas de países pelo mundo.

A página e os aplicativos móveis do Booking.com estão disponíveis em mais de 40 idiomas (incluindo o português) e lá constam quase 30 milhões de propriedades, o que ultrapassam 140 mil destinos em 230 países e territórios ao redor do mundo. A cada dia, são feitas reservas de mais de 1.550.000 diárias sem nenhuma cobrança de taxa extra para o cliente. Pelo contrário, a empresa tem um compromisso de oferecer ótimos preços e vantagens, o que inclui o programa Genius.

Como se tornar um membro Genius
Como se tornar um membro Genius

Você se torna um membro do Genius automaticamente após utilizar cinco reservas feitas pelo Booking.com e efetivamente utilizadas no período de 24 meses. Isso é muito fácil se levamos em consideração que se pode passar pode diversas cidades em uma mesma viagem. Caso as acomodações tenham sido agendadas por outro usuário e você vá de acompanhante, é possível adicioná-las à sua conta e os números entrarão para a contagem. Também é importante destacar que você nunca perde o benefício, ainda que fique por um longo período sem fazer novas reservas.

O desconto de 10% é uma das vantagens
O desconto de 10% é uma das vantagens

As vantagens do programa vão depender do que cada propriedade se dispõe a oferecer, sendo que apenas a primeira da lista abaixo é comum a todas por ser uma obrigatoriedade.

• 10% de desconto no quarto mais barato/mais vendido
• 15% de desconto
• café da manhã gratuito
• tarifas especiais para hóspedes de países específicos
• desconto ou gratuidade no transfer, taxi e carros executivos de/para aeroportos
check-in adiantado
check-out tardio
drink e mimos de boas vindas
wi-fi gratuito
• outros

Os estabelecimentos têm destaque
Os estabelecimentos têm destaque

Talvez você esteja se perguntando por que uma hospedagem ofereceria tais regalias. O fato é que elas também saem ganhando, pois passam a ter maior visibilidade nos resultados de pesquisas no Booking.com, principalmente para os usuários que costumam viajar com mais frequência, fazer reservas com mais antecedência e gastar mais, além de cancelar menos. Além disso, o nome da propriedade vem seguido do símbolo do programa, o que chama bastante a atenção por ser sinônimo de vantagens. Em média, os parceiros que fazem parte do programa Genius conseguem fechar 18% mais negócios e têm um aumento de receita de 17%. Para ajudar no planejamento estratégico, ainda é possível que a hospedagem bloqueie até 30 dias do ano em que não oferecerá tarifas Genius, geralmente utilizadas em feriados ou dias de muita procura.

Há critérios para o estabelecimento fazer parte
Há critérios para o estabelecimento fazer parte

Mas não pense que o Genius é um modo do Booking.com te enfiar goela abaixo propriedades que não teriam grande procura. Na verdade, é preciso que elas sigam alguns critérios objetivos para fazer parte do programa, entre elas:

  • ter recebido 5 ou mais avaliações de hóspedes
    • ter uma nota de pelo menos 7,5 ou maior que a média da cidade/região
    • estar entre os 50% dos parceiros com melhor performance na cidade/região
    • cumprir critérios de preços estabelecidos pelo programa
Desconto aparece já na pesquisa
Desconto aparece já na pesquisa

Identificar quais são as propriedades que possuem esse padrão de qualidade e oferecem vantagens é muito fácil. O primeiro passo é que você tenha feito login com o seu usuário, pois só assim a plataforma saberá que você faz parte do programa. Daí você faz a sua pesquisa no Booking.com normalmente e verá, na lista de resultados, alguns estabelecimentos com o ícone amarelo do Genius ao lado do nome. Ao passar o mouse sobre ele, serão listadas quais são as vantagens oferecidas. Depois de feita a reserva, você pode também entrar em contato com o lugar e perguntar se é possível fazer o check-in antecipado, fazer algum pedido especial como, por exemplo, se você prefere ficar em andares baixos ou superiores, além de tirar dúvidas.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s