Café da Carol

Rio de Janeiro – Café da Carol

Embora eu estivesse dormindo no Brisa Barra Hotel, que tinha café da manhã incluso na diária como a grande maioria das hospedagens, fiz questão de dispensar a refeição um dia para comer no Café da Carol, que o meu namorado já tinha experimentado e queria me apresentar. O espaço funciona na Barra da Tijuca.


Ambiente ★★★★★

A refeição é servida em uma casa intimista e acolhedora. Logo ao chegar e subir as escadas, passando pelo jardim, você sente como se estivesse entrando não em um restaurante, mas na moradia de alguém muito querido.

Ambiente interno da casa
Ambiente interno da casa

Os móveis antigos, o piso de madeira, as janelas pintadas e os demais elementos presentes no ambiente dão a sensação de que aquele é um espaço com história, onde se vive, não um ambiente criado como um cenário para receber clientes. Isso tem tudo a ver com a linha gastronômica do café, cuja produção é toda caseira.

Delicadeza na decoração
Delicadeza na decoração

Dá para perceber a preocupação com cada detalhe da decoração. Todo cantinho tem um elemento interessante, seja uma flor, uma fotografia ou uma frase. Ainda assim, o espaço não parece ser demasiadamente ocupado, dando também lugar para o respiro e a leveza.


Serviço ★★★★☆

É obrigatório fazer a reserva online na página oficial, já que os lugares são limitados – o que é ótimo, já que não fica uma disputa por lugares para sentar ou se servir. Você pode escolher entre o café da manhã (9 às 11h) ou brunch (11h30 às 13h30), sendo que exatamente os mesmos pratos aparecem nos dois buffets, só mudando mesmo o horário. Depois, é preciso definir a data – importante lembrar que o funcionamento é somente aos sábados e domingos – e a quantidade de pessoas. Por fim, basta preencher os dados e fazer o pagamento. No e-mail cadastrado chega a confirmação da reserva e o endereço.

Mesa do café
Mesa do café

No local, as comidas e bebidas são distribuídas na mesa principal e nas bancadas de apoio, cabendo a cada um servir o que e quanto quiser. Eu só senti falta de ter alguém sempre no salão, já que algumas vezes percebi clientes que tinham alguma dúvida, queriam trocar o prato por outro limpo ou fazer o pedido de itens do cardápio à parte e precisavam esperar – o pessoal estava lá dentro fazendo preparos e ficavam vários minutos sem aparecer.


Preço ★★★☆☆

Os valores atuais podem ser conferidos na página oficial. Posso adiantar que não é uma refeição barata, mas se justifica pela qualidade dos alimentos e a possibilidade de comer o quanto quiser. Além disso, estão compatíveis com o que é cobrado nos hotéis onde fiquei hospedado, mas o Café da Carol tem como vantagens ter o ambiente mais tranquilo e oferecer uma refeição mais gostosa.

Cardápio de itens extras
Cardápio de itens extras

Além do buffet, também há um cardápio com itens que podem ser comprados à parte, incluindo comidas, acompanhamentos e bebidas especiais. Aí o negócio já começa a ficar mais caro e confesso que achei um pouco exagerado, mesmo porque pedindo algum desses itens você vai acabar comendo menos do que já estava incluso no pacote inicial.


Comida e bebida ★★★★★

No Café da Carol são servidos alimentos preparados artesanalmente, sem aditivos químicos. O foco é nos produtos naturais, comida de verdade. Além de ser funcional e equilibrado, não é deixado de lado o sabor.

Pães artesanais
Pães artesanais

Um dos grandes destaques é, sem dúvida, os pães preparados na casa com fermentação natural. Eu fiz questão de experimentar todos e até agora não sei definir o meu preferido entre o brioche, o sourdough, o integral e o de milho. Na mesa ao lado havia torradeiras, que usei para deixar o pão quentinho como se tivesse acabado de ser assado. Também aproveitei para variar o acompanhamento e experimentei a manteiga, a geleia de morango com pinga, o requeijão e o guacamole. Para quem mora na cidade, há ainda a possibilidade de adquirir uma assinatura para receber os pães e outros produtos em casa toda semana.

Bolos e doces
Bolos e doces

Deixei a parte dos doces, inclusa no buffet, para o final. Além dos tradicionais bolos de cenoura, fubá e banana, também comi sobremesas como o pavê de paçoca e uma rabanada assada – achei essa última bem interessante e pretendo procurar uma receita na internet para reproduzir em casa. Para beber, havia diferentes opções de sucos naturais e um café especial, além do shot do dia que dá uma levantada na imunidade. Também havia na mesa diversas frutas e queijos.

Pão de queijo de frigideira
Pão de queijo de frigideira

Falando nisso, como eu sou mineiro, fiquei curioso para experimentar o pão de queijo preparado na frigideira, item que é cobrado à parte. A iguaria, feita com tapioca e quatro queijos, é preparada na hora e chega quentinha. Achei uma delícia e quando você corta escorre aquela massa derretida, mas é bem grande para comer sozinho – recomendo dividir com duas pessoas, pelo menos.

Produtos em exposição
Produtos em exposição

Além do que você come lá na hora, é possível também comprar na loja algumas coisas para levar. Outra possibilidade é fazer um workshop de preparação de pães na prática, incluindo todas as etapas do processo – fiquei com vontade.


Resumo ★★★★☆

Sei que não é barato, mas vale muito a pena conhecer o Café da Carol não apenas porque é uma refeição completa e deliciosa, mas pela experiência em si, á que é um lugar agradável que proporciona uma relação diferente com o alimento. Super recomendo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s