Texas Capitol

Austin – Texas Capitol

tA sede do governo do Texas ocupa as quatro quadras originalmente destinadas ao Capitol Square no início do século XIX. O primeiro prédio presente nesse local foi concluído em 1853 e tinha três andares. Quase três décadas depois, um grande incêndio destruiu tudo e foi realizada uma competição nacional para o projeto da nova estrutura, bem mais grandiosa. A inauguração se deu sete anos depois com a instalação da estátua de bronze representando a Deusa da Liberdade no topo do domo. Desde então, é no Texas Capitol que os texanos se encontram para elaborar as leis e tomar as decisões que irão definir o funcionamento da sociedade.

Fachada principal
Fachada principal

O granito vermelho da fachada se tornou um símbolo lendário do espírito do estado e, para garantir a sua sobrevivência para futuras gerações, foi feito um grande trabalho de restauração entre 1990-95, que trouxe de volta a aparência da sua época de construção. Os trabalhos também incluíram a criação de um grande anexo, já que eram necessários mais escritórios e vagas de estacionamento. Eu comecei a minha visita no Texas Capitol Visitors Center, que possui exposições sobre a história e cultura local, além de detalhes das construções. Posteriormente, dei uma volta completa nos jardins do Capitol Grounds, repletos de monumentos e elementos arquitetônicos interessantes. Só depois ingressei no prédio em si.

Local e horário das visitas guiadas
Local e horário das visitas guiadas

Você pode conferir os dias de horários de funcionamento do local na página oficial, bem como o calendário de eventos e outras informações diversas. Assim que você entra no saguão, é possível ver uma placa indicando o horário do próximo tour guiado gratuito, geralmente com saídas a cada 30 ou 35 minutos. Não é necessário fazer nenhum tipo de reserva, basta esperar pela chegada da/o guia. No meu caso, toda a condução foi feita em inglês. A vantagem de fazer a visita assim é que você vai ter informações mais detalhadas sobre aspectos arquitetônicos, históricos e culturais. A desvantagem é que será preciso seguir o ritmo do grupo.

Mapa com pontos de interesse
Mapa com pontos de interesse

Obviamente você pode, antes ou depois, pegar o folheto que tem um mapa e explicações sobre cada ambiente e fazer um tour por conta própria. Eu fiz os dois, sendo que, nesse segundo, fui andando com mais calma, tirando fotos sem ter outras pessoas no ambiente e observando detalhes que passaram despercebidos. Vale a pena porque são experiências complementares. Também são feitos tours temáticos, com horários menos frequentes. Nesse dia, tinha um voltado para o papel das mulheres na história do Texas e outro sobre os heróis da revolução. Eu não cheguei a acompanhar nenhum desses, então vou falar abaixo apenas dos ambientes que achei mais interessantes.

South foyer
South foyer

O south foyer (1) é na entrada principal do prédio e onde começa o tour, seja ele guiado ou não. Nesse espaço, destacam-se as estátuas de Stephen F. Austin e Sam Houston, dois importantes personagens da história da cidade de Austin e do estado do Texas. Também há algumas pinturas nas paredes ao redor e até o piso deve ser observado com atenção, já que representa batalhas diversas. Na sala ao lado ficava o treasurer’s business office (2), onde os funcionários descontavam os cheques de seus salários. Ainda com barras de ferro e exposição de equipamentos que precederam as modernas calculadoras e computadores, ali funciona, hoje, o balcão de informações turísticas.

Rotunda com fotos dos governantes
Rotunda com fotos dos governantes

Datada de 1936, a rotunda (3) possui em seu piso uma representação das bandeiras dos seis países que governaram essas terras. Nas paredes, é possível ver os retratos de todos os presidentes dos Estados Unidos e dos governadores do Texas. Você pode apreciar as imagens com mais detalhes quando fizer o passeio por conta própria – quatro dos andares podem ser acessados livremente. No térreo tem também o busto em mármore da primeira mulher governadora do estado, Miriam Ferguson.

O impressionante domo
O impressionante domo

Nessa grande área circular, destaca-se o dome (3). Ao olhar para cima, você verá a estrela que fica a 66 metros de altura do piso. De longe ela parece ser pequena, mas são quase 2,5 metros de ponta a ponta. Infelizmente não é possível ver o adereço instalado em 1858 mais de perto, já que não há acesso ao andar superior por questão de segurança.

Senate Chamber
Senate Chamber

Já no segundo piso, visitamos primeiro o Senate Chamber (6). Os 31 senadores se encontram nesse espaço durante sessões do legislativo para discutir as leis junto à Câmara dos Deputados. Além de ver os detalhes da arquitetura, o mobiliário clássico e os equipamentos usados nas sessões, também é possível admirar duas pinturas em larga escala feitas por Henry Arthur McArdle. Elas representam, mais em questão de sentimentos do que em absoluta verdade histórica, duas batalhas importantes para o Texas.

House of Representatives Chamber
House of Representatives Chamber

Dali passamos para a maior de todas as salas do edifício, a House of Representatives Chamber (8). O espaço, que comporta os 150 deputados, tem atrás da mesa do presidente a bandeira original da Batalha de San Jacinto, de 1836. Já as pinturas representam James Stephen Hog, o primeiro governador nativo, Sam Houston, responsável por comandar o exército na batalha pela independência, e a primeira colônia espanhola em Austin.

Supreme Court Courtroom
Supreme Court Courtroom

Após mais uma subida, chega-se ao Supreme Court Courtroom (10), que serviu ao sistema judiciário entre os anos de 1888 e 1959. Essa sala é usada atualmente para reuniões, mas mantém elementos originais como os móveis de carvalho, cortinas trabalhadas e carpete de algodão. As figuras em destaque são Abner Lipscomb, John Hemphill e Royal Wheeler, os primeiros juízes a trabalhar na Primeira Corte após a anexação do Texas aos Estados Unidos.

Court of Criminal Appeals Courtroom
Court of Criminal Appeals Courtroom

Já a Court of Criminal Appeals Courtroom (11) ocupou esse espaço por apenas três anos. Apesar de bem mais simples que a sala anterior, também é possível ver móveis elaborados, incluindo as cadeiras reservadas para a acomodação do público. Depois de passar por esses ambientes, a visita guiada nos leva ao subsolo que dará a acesso à parte mais nova do Texas Capitol.

Corredor do ground floor
Corredor do ground floor

Nos anos 1980, o ground floor era um labirinto de corredores e tubulações expostas. Atualmente, sua aparência está mais próxima da que podia ser vista na época da construção. Certamente é mais simples e menos interessante, com uma exposição dos componentes da Câmara dos Deputados ao longo dos anos. Destacando a sala circular que fica exatamente abaixo do saguão principal do edifício, onde tinha as fotografias dos presidentes e governadores.

Sweet Land of Liberty
Sweet Land of Liberty

No ground floor rotunda (12), havia uma série de obras de artes mais recentes. Entre elas, a que mais me chamou a atenção foi a Sweet Land of Liberty, que trazia a bandeira do país com os nomes de pessoas mortas por atiradores em ataques em massa e as estrelas substituídas por espingardas AR-15, uma crítica contundente à indústria das armas e a ilusão de que isso traz qualquer segurança. A criadora Naomi Spinak destaca o problema de “a liberdade de possuir uma arma ser mais importante que a liberdade de não ter medo de ser baleado”.

Teto de vidro do prédio anexo
Teto de vidro do prédio anexo

Dali seguimos por um longo corredor cercado de escritórios criados em 1993 para resolver o problema de superlotação do edifício. Além das salas usadas por senadores e deputados, a capitol extension (13) também inclui uma loja, cafeteria, salas de reunião, auditório e dois andares de estacionamentos. Como fica abaixo do solo, foi usado um teto de vidro para trazer a luz natural para o ambiente.

Área aberta da extensão
Área aberta da extensão

A parte mais interessante dessa parte é a área externa, mais uma vez com formato circular. Na decoração, aparecem várias estrelas que são o símbolo do estado. Por fim, você pode pegar um dos elevadores que dão acesso à saída ou voltar pelo subterrâneo para o prédio principal e ver com mais calma os locais percorridos pelo tour guiado, que dura cerca de meia hora, ou os ambientes que não foram visitados.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s