Texas Capitol Visitors Center

Austin – Texas Capitol Visitors Center

A sede do governo e dos escritórios e câmaras do legislativo estadual é um dos principais pontos turísticos de Austin. A visita ao local tem tantos atrativos que preferi separar por etapas, falando nessa postagem somente sobre o Texas Capitol Visitors Center, que foi por onde passei antes de seguir para a construção principal do Capitol Texas e finalizar com uma volta nos jardins conhecidos como Capitol Grounds. A minha intenção nessa primeira etapa era apenas obter informações turísticas, mas, chegando lá, acabei descobrindo que o espaço tinha muito mais a oferecer, incluindo exposições gratuitas. Os dias e horários de funcionamento, bem como o calendário dos eventos realizados nesse e em outros espaços, podem ser conferidos na página oficial.

Fachada do prédio
Fachada do prédio

O prédio foi erguido a partir de 1857 para abrigar a agência responsável por administrar as vastas terras do estado. Projetado pelo arquiteto alemão Christoph Conrad Stremme, essa é a mais antiga construção oficial ainda existente na cidade. Já na fachada, é possível perceber o predomínio de dois estilos de épocas distintas: o rundbogenstil pode ser visto nas janelas e portas com arcos arredondados; já o normando aparece nos parapeitos característicos de castelos medievais. As paredes externas são feitas com pedaços de calcário rebocados, tendo sido marcadas com linhas para simular grandes pedaços de pedras cortadas. É possível ver sua forma original pelo lado interno.

Estrutura interna do prédio
Estrutura interna do prédio

Cada pedacinho de espaço público do Texas tem uma papelada cujas origens levam ao General Land Office, órgão que funcionou nesse prédio entre 1858 e 1918. Aqui eram armazenados mapas, registros de imóveis, estudos, cartas, arquivos, títulos e outros documentos, tanto da época em que a área era um país independente quanto após ser anexada aos Estados Unidos. Com o aumento do número de itens e a necessidade de proteger, preservar e fazer cópias dos originais, decidiu-se por mudar para um espaço mais amplo. Assim, entre 1919 e 1989, o prédio passou a ser utilizado para abrigar museus. Depois, foi fechado para uma restauração e se tornou o Texas Capitol Visitors Center.

História do Texas
História do Texas

Após retornar às características estéticas de quando concluído, em 1888, o prédio voltou a receber exposições que contam a história do Texas, com destaque para os rancheiros. O estado começou a ser ocupado por criadores de gado durante a expansão das colônias espanholas. Inicialmente, os animais eram usados para consumo próprio, mas logo a demanda por carne cresceu, a presença dos famosos longhorns se espalhou pelas terras e essa se tornou a maior fonte econômica do estado. É possível ver diversos objetos, documentos e roupas que retratam o trabalho dos cowboys de séculos atrás até os dias atuais.

Exposição de fotografias
Exposição de fotografias

Confesso que é muita informação para ler e eu realmente não estava com tanto tempo, então dei atenção somente ao que me despertou mais interesse e segui em frente. Gostei também da parte que tinha uma exposição de fotografias que retratavam costumes, trabalhos, personagens e paisagens típicos da região. Na parte interna do prédio também é possível ver detalhes interessantes da construção, como o piso todo trabalhado dessa sala.

Escada em caracol
Escada em caracol

William Sidney Porter, mais conhecido como O. Henry, trabalhou no General Land Office de 1887 a 1891. Um dos elementos arquitetônicos destacados na exposição é uma escada em caracol. O acesso foi descrito pelo popular escritor de contos no texto de mistério e assassinato Bexar Scrip N°. 2692, uma das suas primeiras publicações.

Entre a sala de arquivo e a sala do desenhista, há uma porta que se abre de uma pequena e escura escada em espiral que serpenteia do andar interior ao teto, na parte superior da casa. Essa escada não era usada então e não é agora. É desnecessária, inconveniente, empoeirada e escura como a noite e foi um erro do arquiteto que projetou esse edifício. Essa escada termina acima, no espaço em forma de tenda entre o teto e as vigas. Esse espaço é escuro e ameaçador e, sendo inútil, raramente é visitado.

Equipamento antigo
Equipamento antigo

Uma boa parte da exposição também é voltada para a construção do prédio do Capitol Texas, que eu visitaria logo em seguida. Em uma das janelas foi colocado um transit, aparelho usado antigamente para medir distâncias e direções na marcação de terras. Aqui ele funciona para ver detalhes da estátua que fica no topo da sede do governo.

Vista da janela
Vista da janela

Aliás, como se encontra em uma elevação e parte das mostras ficam em um andar superior, a visita é uma ótima oportunidade para ter uma vista panorâmica dos jardins e do capitólio. Como eu fiz esse passeio no inverno, as árvores e canteiros do Capitol Grounds não estavam verdinhos, mas confesso que eu acho um charme essas árvores de galhos secos e fiquei um tempo ali observando o movimento das pessoas.

Loja de produtos locais
Loja de produtos locais

Por fim, passei novamente na recepção para pegar alguns folders e mapas que me ajudaram bastante nos passeios pela cidade, que era meu objetivo inicial ao entrar no Texas Capitol Visitors Centers. Também aproveitei para conhecer a loja do museu. O que eu achei interessante é que eles não vendem apenas souvenirs baratos para viajantes, mas também muitos livros, objetos de decoração, artesanatos locais, temperos, geleias e outros itens diversos de qualidade. Eu acabo não comprando nada porque não quero ficar carregando mala pesada, mas gosto de conhecer de qualquer maneira. Em resumo, vale bastante a pena passar no local.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s