Arboretum Nature Center

Houston – Arboretum & Nature Center

Esse foi um dos passeios que eu fiz sem nenhuma pesquisa prévia, simplesmente porque vi uma área verde no mapa. Confesso que eu imaginei que encontraria um parque mais urbanizado, com atrativos voltados para a recreação e coisas do tipo. Na verdade, é uma área de preservação ambiental. Localizado a 6,5 km do centro, trata-se de um refúgio da agitação da cidade. O acesso principal é na 4501 Woodway Drive e a entrada é gratuita todos os dias da semana. Recomendo confirmar os dias e horários de funcionamento na página oficial, pois o espaço fica fechado nos feriados.

Uma das muitas trilhas no mato
Uma das muitas trilhas no mato

A história do local teve início em 1951, quando foi reservado pouco mais de 1 km2 para o empreendimento – a área atual é consideravelmente menor, com cerca de 0,6 km2. Na década seguinte, foram inaugurados um jardim botânico para crianças e o centro de natureza. Ao longo dos anos seguintes, o Arboretum & Nature Center passou por transformações constantes, para o bem ou para o mal. Digo isso porque dois desastres ambientais recentes tiveram consequências negativas na estrutura do parque. Um furacão (2008) e uma grave seca (2011) causaram a perda de 50% das árvores e a propagação de espécies invasoras. Para resolver esses problemas e também atender à crescente demanda da programação educacional, foi feito um projeto de melhorias que ainda se encontra em andamento.

Nature Center
Nature Center

O ideal é começar a visita pelo Nature Center, o espaço que reúne uma exposição interativa, salas de aula, espaço para eventos, um jardim e uma lojinha. O Discovery Room tem vários objetos, fotografias, microscópios, quebra-cabeças e outros jogos especialmente interessantes para as crianças, mas que a gente usa mesmo assim. Os eventos educativos são voltados para adultos, famílias, crianças e escolas e o calendário está disponível na página oficial. Já a Nature Shop vende brinquedos, livros e objetos de decoração, mas eu comprei mesmo bebida e lanches para comer na hora e também levar para as trilhas.

Jardim urbano para atrair animais
Jardim urbano para atrair animais

O Wildlife Garden foi projetado para demonstrar o uso de plantas que atraem beija-flores, borboletas e outros bichos selvagens para um jardim urbano. Das passarelas de madeira bem integradas ao ambiente você pode ver árvores, arbustos, frutas, fontes de água, ninhos de pássaros e outras coisas. Tinha um monte de tartarugas no lago. É um exercício do olhar para identificar elementos que não ficam tão evidentes e certamente passam desapercebidos se não prestar atenção. Isso ajudará a ter uma experiência melhor durante o passeio perto arvoredo.

Plano mestre das reformas
Plano mestre das reformas

E o grande atrativo mesmo são as trilhas na natureza, cujo mapa mais atualizado pode ser acessado na página oficial. Algumas delas são bem fechadas, enquanto outras parecem uma estrada de terra, mais largas. O espaço é destinado apenas para caminhadas, sendo proibido andar de bicicleta, fazer corridas, coletar as plantas ou animais, fazer piqueniques ou qualquer outro tipo de atividade recreativa – tudo isso pode ser feito no Memorial Park, que fica ao lado. Isso porque se trata de uma área de preservação da vida selvagem. É um passeio cujo objetivo é observar o meio ambiente e interagir de forma responsável. Também há alguns bancos de madeira em que se pode parar e descansar.

Animais selvagens em seu habitat natural
Animais selvagens em seu habitat natural

Você pode encontrar animais como borboletas, guaxinins, pica-paus, coelhos, esquilos, aranhas, tatus, formigas, coiotes e outros tantos, bem como evidências de sua existência através de pegadas, folhas comidas, fezes, marcas nas árvores, etc. Só não pense que é como em um zoológico que você vê vários bichos, pois no Arboretum & Nature Center eles ficam soltos. Então é, realmente, um trabalho de investigação e paciência, caso esse seja o seu objetivo. Também é possível reservar um tour guiado individual ou para grupo. As informações sobre os dias, horários e preços estão nesse link.

Arboretum Lake
Arboretum Lake

Uma coisa que eu senti falta e imagino que eles devem melhorar nos trabalhos de renovação são placas indicativas de direções. Elas até existem, mas não são muito claras e a maioria nem mostra a distância a ser percorrida. Para achar os lagos, por exemplo, eu tive que recorrer ao uso do Google Maps para tentar me localizar e, mesmo assim, confesso que fiquei um pouco perdido porque os caminhos são tortuosos. Fora isso, gostei bastante do passeio no Arboretum & Nature Center porque se trata realmente de uma área de preservação ambiental em que é possível se sentir fora da cidade, exercitando os sentidos para identificar e observar a vida selvagem.

Área de preservação ambiental
Área de preservação ambiental

Os caminhos são todos bem planos, o que eu achei ótimo porque torna o passeio bem menos cansativo. Também há trilhas específicas para pessoas com problemas de visão ou mais adequadas para acesso com cadeiras de rodas, algumas bem longas e outras curtas, ou seja, para todo tipo de público. Eu não sabia exatamente o que esperar, mas gostei de fazer a caminhada em um ambiente extremamente agradável, à sombra das árvores, em um ritmo tranquilo. Vale muito à pena conhecer e apreciar com calma.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s