Aplicativo do Google Maps

Como baixar e usar mapas off-line

Na maioria das minhas viagens recentes para o exterior eu tenho comprado um chip de celular local para ter acesso à internet sempre que eu quiser na rua, pois gosto de pesquisar restaurantes próximos, verificar o horário das atrações turísticas, comprar ingressos antecipadamente para não perder tempo nas filas, verificar qual é a melhor opção de transporte urbano para chegar em determinados locais e outras informações úteis. Nas viagens pelo Brasil, obviamente já tenho o meu plano com cobertura nacional. O problema é que quando fico o dia inteiro na rua – e eu ainda uso o celular como câmera fotográfica – é preciso economizar na bateria. Qual é a melhor maneira de se fazer isso? Exatamente, desligando a rede do celular. Como fica então o acesso ao mapa do local? O ideal é fazer o download e usar off-line.

Aplicativo para usar mapas off-line

Existem diferentes aplicativos para celular com essa função. O que eu prefiro é o Google Maps, pois já uso ele no dia-a-dia para pesquisar trajetos e informações sobre os estabelecimentos, estou acostumado com o visual e as funções – isso facilita bastante a vida porque você já tem intimidade com o negócio e faz tudo de maneira mais automática.

Onde encontrar a função mapas off-line

O que muita gente não sabe é que você não precisa de nenhum outro aplicativo, o Google Maps que você provavelmente já tem instalado no seu celular já possui a opção de baixar mapas. Para isso basta seguir os passos sinalizados na foto acima. Uma informação importante é que você precisa estar conectado em uma conta do Google, pois os mapas ficam atrelados ao seu perfil pessoal.

  1. Ao lado direito da barra onde você faz pesquisas, clique nas linhas
  2. Na lista que aparece, escolha a opção “Mapas off-line”
  3. Nas opções de download de um mapa, vá para “Mapa personalizado”

Escolha da região para uso off-line

O próximo passo é escolher a região que você quer ter acesso quando não tiver rede do celular ou internet wi-fi. O programa não te permite fazer o download do mundo inteiro, infelizmente. Também seria pedir demais, né? Ele define uma área máxima que você pode baixar, mas no caso da minha última viagem para o exterior foi o suficiente para englobar o país inteiro (que não é muito grande, tudo bem).

  1. Defina a área que você quer ter acesso off-line
  2. Clique no botão “Download”
  3. Dê um nome personalizado ao seu mapa, se assim desejar

Download de mapas para uso off-line

Imediatamente o Google Maps irá começar a baixar a área selecionada. Você pode acompanhar a progressão do download pela porcentagem que aparece ao lado do nome. Nas configurações, já vem por padrão que o mapa será atualizado automaticamente e só será baixado quando houver uma conexão wi-fi. Eu gosto de deixar desse jeito mesmo para não gastar os meus dados, mas é bom estar ciente disso e não sair de casa imediatamente depois de definir a região, pois isso irá pausar a transferência. Outro detalhe importante é que o mapa expira depois de 30 dias e você precisa renová-lo, então não adianta fazer isso muito antes da viagem.

  1. Observe o download das informações
  2. Configure as preferências
  3. Fique atento à data em que ele expira

Adicionar, excluir e utilizar mapas off-line

“Ah, mas eu vou passar por várias regiões diferentes”, “O país que eu vou visitar é enorme”, “Prefiro baixar mapas menores e separados de cada cidade”, etc. Não tem problema. Basta clicar novamente na opção “Mapa personalizado” e ir adicionado outros mapas – ele avisa qual é o limite disponível. Você também pode optar por excluir um deles, caso deseje refazer a seleção da área ou se já tiver usado e precisar desocupar a memória do celular – isso acontecerá automaticamente após o prazo de 30 dias. Depois basta começar a usar o recurso da mesma maneira que você utilizaria o Google Maps normalmente.

  1. Adicionar outros mapas
  2. Excluir ou atualizar manualmente os mapas baixados
  3. Começar a usar

Utilizando mapas offline

Quando você estiver com uma rede de celular ou alguma internet wi-fi, o programa funcionará normalmente. A partir do momento que você estiver desconectado, ele só mostrará os mapas das regiões que você tiver selecionado e feito o download. Além disso, algumas funcionalidades estarão indisponíveis ou limitadas. Por exemplo, você consegue traçar a rota de carro entre dois locais, mas não aparecerão informações de trânsito, trajetos alternativos ou indicação de faixa. Também não é possível mudar o caminho para evitar pedágios ou barcas. Já as rotas de transporte público, bicicleta ou a pé não funcionam. O programa continua informando a sua localização através do GPS, então é tranquilo de andar a pé seguindo o mapa se você tiver um mínimo de senso de direção e prestar atenção ao nome das ruas. Os pontos turísticos e estabelecimentos marcados no mapa também podem ser vistos, só não aparecem as informações de horário de funcionamento ou avaliações de usuários.

  1. É possível traçar rotas de carro
  2. Transporte público, de bicicleta ou a pé não aparecem
  3. Pontos turísticos e estabelecimentos têm informações limitadas

Ainda que não apresente todas as funcionalidades de quando o aplicativo possui acesso à internet, eu acho que o mapa off-line do Google Maps funciona muito bem e atende às minhas necessidades. Quando quero, ligo rapidinho a rede do celular ou procuro um lugar com wi-fi para buscar informações específicas, mas no geral deixo essas opções desligadas para economizar bateria, já que fico batendo perna na rua o dia inteirinho para aproveitar melhor a viagem.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s