Na maioria das minhas viagens recentes para o exterior eu tenho comprado um chip de celular local para ter acesso à internet sempre que eu quiser na rua, pois gosto de pesquisar restaurantes próximos, verificar o horário das atrações turísticas, comprar ingressos antecipadamente para não perder tempo nas filas, verificar qual é a melhor opção de transporte urbano para chegar em determinados locais e outras informações úteis. Nas viagens pelo Brasil, obviamente já tenho o meu plano com cobertura nacional. O problema é que quando fico o dia inteiro na rua – e eu ainda uso o celular como câmera fotográfica – é preciso economizar na bateria. Qual é a melhor maneira de se fazer isso? Exatamente, desligando a rede do celular. Como fica então o acesso ao mapa do local? O ideal é fazer o download e usar off-line.
Existem diferentes aplicativos para celular com essa função. O que eu prefiro é o Google Maps, pois já uso ele no dia-a-dia para pesquisar trajetos e informações sobre os estabelecimentos, estou acostumado com o visual e as funções – isso facilita bastante a vida porque você já tem intimidade com o negócio e faz tudo de maneira mais automática.
O que muita gente não sabe é que você não precisa de nenhum outro aplicativo, o Google Maps que você provavelmente já tem instalado no seu celular já possui a opção de baixar mapas. Para isso basta seguir os passos sinalizados na foto acima. Uma informação importante é que você precisa estar conectado em uma conta do Google, pois os mapas ficam atrelados ao seu perfil pessoal.
- Ao lado direito da barra onde você faz pesquisas, clique nas linhas
- Na lista que aparece, escolha a opção “Mapas off-line”
- Nas opções de download de um mapa, vá para “Mapa personalizado”
O próximo passo é escolher a região que você quer ter acesso quando não tiver rede do celular ou internet wi-fi. O programa não te permite fazer o download do mundo inteiro, infelizmente. Também seria pedir demais, né? Ele define uma área máxima que você pode baixar, mas no caso da minha última viagem para o exterior foi o suficiente para englobar o país inteiro (que não é muito grande, tudo bem).
- Defina a área que você quer ter acesso off-line
- Clique no botão “Download”
- Dê um nome personalizado ao seu mapa, se assim desejar
Imediatamente o Google Maps irá começar a baixar a área selecionada. Você pode acompanhar a progressão do download pela porcentagem que aparece ao lado do nome. Nas configurações, já vem por padrão que o mapa será atualizado automaticamente e só será baixado quando houver uma conexão wi-fi. Eu gosto de deixar desse jeito mesmo para não gastar os meus dados, mas é bom estar ciente disso e não sair de casa imediatamente depois de definir a região, pois isso irá pausar a transferência. Outro detalhe importante é que o mapa expira depois de 30 dias e você precisa renová-lo, então não adianta fazer isso muito antes da viagem.
- Observe o download das informações
- Configure as preferências
- Fique atento à data em que ele expira
“Ah, mas eu vou passar por várias regiões diferentes”, “O país que eu vou visitar é enorme”, “Prefiro baixar mapas menores e separados de cada cidade”, etc. Não tem problema. Basta clicar novamente na opção “Mapa personalizado” e ir adicionado outros mapas – ele avisa qual é o limite disponível. Você também pode optar por excluir um deles, caso deseje refazer a seleção da área ou se já tiver usado e precisar desocupar a memória do celular – isso acontecerá automaticamente após o prazo de 30 dias. Depois basta começar a usar o recurso da mesma maneira que você utilizaria o Google Maps normalmente.
- Adicionar outros mapas
- Excluir ou atualizar manualmente os mapas baixados
- Começar a usar
Quando você estiver com uma rede de celular ou alguma internet wi-fi, o programa funcionará normalmente. A partir do momento que você estiver desconectado, ele só mostrará os mapas das regiões que você tiver selecionado e feito o download. Além disso, algumas funcionalidades estarão indisponíveis ou limitadas. Por exemplo, você consegue traçar a rota de carro entre dois locais, mas não aparecerão informações de trânsito, trajetos alternativos ou indicação de faixa. Também não é possível mudar o caminho para evitar pedágios ou barcas. Já as rotas de transporte público, bicicleta ou a pé não funcionam. O programa continua informando a sua localização através do GPS, então é tranquilo de andar a pé seguindo o mapa se você tiver um mínimo de senso de direção e prestar atenção ao nome das ruas. Os pontos turísticos e estabelecimentos marcados no mapa também podem ser vistos, só não aparecem as informações de horário de funcionamento ou avaliações de usuários.
- É possível traçar rotas de carro
- Transporte público, de bicicleta ou a pé não aparecem
- Pontos turísticos e estabelecimentos têm informações limitadas
Ainda que não apresente todas as funcionalidades de quando o aplicativo possui acesso à internet, eu acho que o mapa off-line do Google Maps funciona muito bem e atende às minhas necessidades. Quando quero, ligo rapidinho a rede do celular ou procuro um lugar com wi-fi para buscar informações específicas, mas no geral deixo essas opções desligadas para economizar bateria, já que fico batendo perna na rua o dia inteirinho para aproveitar melhor a viagem.
É bom ter maps.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Isso salva a gente de cada apuro, haha!
CurtirCurtir