Atrativos do Monte Titlis

Monte Titlis – Passeio nos Alpes Suíços

Não faltaram passeios em montanhas na minha viagem de quase um mês pela Suíça. Algumas eram dentro ou bem próximas das cidades em que eu estava hospedado, enquanto outras exigiam uma breve viagem de trem e/ou, ônibus. Teve subida de teleférico, de trem e até algumas trilhas. Paisagens à beira do lago, no meio do mato, com muitas pedras e cobertas de neve. Tudo isso na mesma estação, a primavera. O último desses passeios foi no Monte Titlis, no finalzinho da viagem.

Como chegar ao topo do Monte Titlis saindo de Lucerna
Teleférico do Monte Titlis

Eu estava hospedado em Lucerna, que fica a cerca de 45 minutos de viagem de trem de Engelberg, um resort de montanha que dá acesso a diversas atividades de montanha tanto no verão quanto no inverno. Falei com detalhes sobre o trajeto nessa postagem. Eu escolhi, junto com meus companheiros de viagem, subir até o topo do Titlis, um dos principais destinos dos Alpes Suíços. Usamos o Swiss Travel Pass para viajar gratuitamente de trem até a vila e subimos até o pico de teleférico, tendo 50% de desconto no ingresso.

Rotair, o teleférico com giro em 360°
Rotair, o teleférico com giro em 360°

Depois de pegar dois teleféricos com paradas nas estações de Trübsee e Stand, o último trecho é feito no que eles chamam de Rotair. Trata-se de um bondinho que tem como característica particular sua forma redonda. Ele parte da estação intermediária Stand e vai até o topo do Titlis, a 3.020 metros de altitude. O legal é que ele fica girando em 360° durante o trajeto, que dura cerca de cinco minutos, proporcionando vistas incríveis das paisagens marcadas por rochas e geleiras. Apesar de ter ido no final de maio, ainda peguei muita neve por lá. Era possível fazer tanto as atividades de inverno quanto algumas de verão.

Glacier Cave
Glacier Cave

A primeira atração que visitei lá em cima foi a Glacier Cave, que tem entrada gratuita. Trata-se de uma gruta escavada na geleira natural de mais de 5.000 anos de idade. A temperatura lá permanece sempre a -1,5° C, mesmo no verão, o que faz sair fumacinha da boca. São uns 150 metros de percurso interno por corredores banhados de uma leve luz azul, o que aumenta a sensação de frio.  Recomendo andar devagar e com cuidado, pois o piso é um tanto escorregadio. Lá é possível ver algumas esculturas de gelo.

Vista de um dos mirantes
Vista de um dos mirantes

Do lado de fora pode estar ainda mais frio, dependendo da estação e do dia. Eu sempre recomendo que, antes de fazer o passeio, você pesquise as condições climáticas pela página oficial. Isso porque as temperaturas lá em cima são bem diferentes da cidade. Eu mesmo fiquei de olho no site até ter um dia de previsão de céu bem aberto, pois queria ter o máximo de visibilidade possível das montanhas. Também é importante para saber que tipo de roupa levar, pois pode estar bem quente em Lucerna e, literalmente, um gelo no Titlis – lembrando que o vento diminui bastante a sensação térmica.

Panorama Terrace
Panorama Terrace

Quando eu fiz esse passeio, estava nas últimas semanas da temporada dos esportes de inverno. Eu já tinha esquiado no Canadá e dessa vez não animei de gastar com isso, visto que a viagem em si já era muito cara. Caso você deseje encarar o desafio, há algumas lojas de aluguel de roupas e equipamentos para a ski e snowboard. Também é possível fazer aulas, que podem ser voltadas tanto para iniciantes quanto para profissionais. Nós, brasileiros, que não temos muito contato com esses esportes de inverno, realmente precisamos de algumas lições básicas antes de nos aventurar. Já no verão, você pode alugar bicicletas e outras coisas.

Teleférico Ice Flyer
Teleférico Ice Flyer

Para a prática desses esportes, o ideal é comprar também um passe para uso do Ice Flyer. Trata-se de um teleférico aberto que passeia sobre uma imensidão de gelo e neve, passando por cima de fendas que chegam a vinte metros de profundidade. Ele te leva de volta ao topo depois que você descer, além de dar acesso a outras pistas de esqui, nos meses de inverno.

Descida de boia
Descida de boia

Também é através dele que chegamos até o Gletscherpark, que funciona no verão, de maio a setembro. Uma das coisas mais divertidas é descer a pista de gelo em uma boia de borracha. Dá para ir sentado ou deitado, de frente ou de costas. Como para a gente qualquer tantinho de neve é novidade, a farra é garantida.

Trilha para o mirante Stotzig Egg
Trilha para o mirante Stotzig Egg

Mas se você estiver interessado em uma atividade mais tranquila, uma boa dica é a caminhada pela trilha que vai até o Stotzig Egg. O trajeto tem início na estação do Rotair, seguindo sobre a neve branca e fofa até o mirante. Na foto acima, dá para ver as pessoas subindo no canto direito superior. Lá do topo é possível observar desde os picos nevados próximos até os mais distantes que compõem os Alpes da Suíça Central. Durante os meses de inverno, que vai de outubro a maio, parte da trilha é compartilhada com a pista de esqui. Outra caminhada leva até o pico do Titlis.

Caminhada no topo da montanha
Caminhada no topo da montanha

Eu acabei optando por não fazer nenhuma das trilhas porque não tinha muito tempo para fazer o passeio e não tinha um calçado adequado. Quando a gente anda na neve fofa, os pés afundam e acaba derretendo dentro do tênis, deixando a meia toda molhada. Eu preferi andar pelas partes mais firmes, então acabei ficando só ali por perto da estação mesmo. Isso não quer dizer que eu não tenha aproveitado bem as vistas panorâmicas proporcionadas pelo monte.

Travessia da ponte suspensa do Cliff Walk
Travessia da ponte suspensa do Cliff Walk

Outra coisa que dá para fazer lá em cima do Titlis é a travessia pela Ice Flyer, a ponte suspensa de pedestres mais alta da Europa, a 3.041 metros de altitude acima do nível do mar. Os cabos são bem firmes e ela não balança muito, mas pode ser uma grande aventura para quem tem medo de altura. Depois de atravessar seus 100 metros de cumprimento, você passa por um túnel subterrâneo e tem acesso a uma plataforma com vista panorâmica.

Loja de chocolates Lindt
Loja de chocolates Lindt

A estação no cume do Titlis também conta com alguns restaurantes e lanchonetes. Eu acabei preferindo não comer por lá. Tinha levado uns belisquetes para enganar a fome e deixar para fazer uma refeição mais completa quanto voltasse para Lucerna, já que tinha cozinha completa no HITrental Allmend Comfort Apartments. Também é possível visitar as lojas de relógios, de souvernirs e dos chocolates Lindt. Geralmente passo só para dar uma olhada. Já estava no final da viagem, com a mala cheia e, de qualquer maneira, não sou muito de fazer compras durante passeios.

Acho que com essa postagem deu para ter uma noção das atividades disponíveis no cume do Titlis. Também há várias outras possibilidades nas outras paradas do teleférico e nas demais montanhas em volta da vila de Engelberg. Não se esqueça que as opções mudam de acordo com a estação, então sempre é bom dar uma pesquisada no que está disponível para o inverno e para o verão. Recomendo dar uma lida nas informações da página oficial de Engelberg ou do ponto específico que irá visitar.

Pode ser que um ou outro atrativo esteja fechado em momentos de manutenção ou devido às condições climáticas. É preciso sempre confirmar no dia, senão você pode acabar gastando dinheiro alugando um equipamento que não vai usar ou se deslocando para um local onde não há nada para fazer. De qualquer maneira, vale a pena fazer o passeio mesmo que seja só para ver a paisagem. Acima disponibilizo um vídeo do trajeto até o topo da montanha, algumas imagens lá de cima e o caminho de volta.

Anúncios

2 comentários

  1. Olá!
    Se eu comprar o ticket ida e volta Engelberg-Titlis, eu posso parar em cada estação para tirar fotos, etc?
    Estou adorando sua página.
    Grata
    Fran

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s