China's silent army

China’s silent army ★★★★★

Ano: 2011
Autores: Juan Pablo Cardenal e Heriberto Araújo

Há alguns anos atrás, o mercado foi tomado por mercadorias chinesas, geralmente baratas e de qualidade duvidosa. “É xing ling”, costumávamos dizer ao nos referir a produtos piratas, sem uma empresa definida ou com um nome que imitava alguma marca famosa. O fato é que muita coisa mudou nos últimos tempos. Não que eles tenham deixado de abastecer os inúmeros camelôs espalhados pelas ruas, mas o fato é que a China passou a produzir também para grandes empresas mundiais, atraídas pelos baixos salários da gigantesca população. Isso sem contar a indústria própria que parece que vai dominar o mundo.

Compre o livro China's silent army

Dependendo de onde você mora ou os lugares que visita, você também deve ter percebido uma grande quantidade de imigrantes que formam verdadeiras sociedades à parte em diversas cidades do mundo, em bairros ou regiões geralmente conhecidas como Chinatown. Geralmente a nossa percepção sobre o país para por aí: bairros e mercadorias chinesas, além de uma ou outra notícia que passa batido pela maioria das pessoas. O fato é que a China se tornou uma grande potência mundial e é interessante entender como se deu esse impressionante desenvolvimento econômico, político e social.

Heriberto Araújo e Juan Pablo Cardenal
Heriberto Araújo e Juan Pablo Cardenal

O livro escrito por Juan Pablo Cardenal e Heriberto Araújo, originalmente publicado na Espanha em 2011 com o nome de La silenciosa conquista china, traz o resultado de um jornalismo investigativo que revela a extensão das conquistas da China no planeta, com foco nos países subdesenvolvidos da Ásia, África e América Latina. Após não conseguir extrair muitas informações das autoridades chinesas, que preferem se manter em silêncio sobre as suas estratégias e decisões políticas, os jornalistas partiram para uma viagem de dois anos em busca de outras fontes, passando por 25 países. Durante esse tempo, entrevistaram trabalhadores, comerciantes, empresários, ativistas, políticos e outros.

China's silent army

Infelizmente, eu não encontrei o livro em português. O original é em espanhol, mas acabei preferindo ler em inglês, já que é uma língua que eu domino mais. China’s silent army traz um tema bastante denso, mas achei a escrita direta, simples e esclarecedora. Eu já li alguns livros em inglês justamente para treinar o idioma, então tenho certa facilidade. Além disso, a leitura em dispositivos como Kindle, iPad e outros permite que algumas palavras que ainda não se conheça sejam consultadas em tempo real. Basta clicar sobre elas para ter acesso ao significado. Outra coisa que consultei durante a leitura foi o mapa mundi, pois não sabia a localização exata de todos aqueles países citados. Não é algo necessário, mas me ajudava a compreender melhor o tema tratado.

Investimentos da China em países subdesenvolvidos
Investimentos da China em países subdesenvolvidos

Entre 2005 e 2012, as companhias chinesas investiram centenas de bilhões de dólares ao redor do mundo, principalmente em países do terceiro mundo. O objetivo principal é a exploração de recursos naturais para a sua crescente indústria. São minas de ferro e cobre, gás natural, petróleo, lítio, madeiras nobres, pedras preciosas e tantos outros materiais. Também é necessário buscar alimentos para a população de mais de um bilhão de pessoas. Esse investimento é visto pelos governos dos países de terceiro mundo como uma oportunidade de desenvolvimento. Entretanto, vem a custo da exploração desumana dos trabalhadores locais e a devastação do meio ambiente. Além disso, os benefícios trazidos sem um planejamento adequado são bastante questionáveis, principalmente a longo prazo.

Trabalhadores dos empreendimentos chineses
Trabalhadores dos empreendimentos chineses

O que o livro China’s silent army nos mostra é que o crescimento do domínio da China no mundo já está mudando a vida de todos nós, direta ou indiretamente. É muito interessante descobrir como esse movimento acontece, quais são as consequências práticas e o que nos aguarda no futuro. Eu nunca tinha lido nenhum livro especificamente sobre política e economia, mas achei o tema tão interessante que irei buscar outros.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s