Zentrum Paul Klee

Berna – Zentrum Paul Klee

Paul Klee, nascido em Münchenbuchsee, próximo à Berna, em 1879, foi um produtivo artista suíço influenciado e participante do cubismo, expressionismo e surrealismo. Filho de um professor de música, ele foi também um talentoso violinista. Já na adolescência, sua atenção passou para as artes visuais. Em 1989, já em Munique, na Alemanha, iniciou os estudos nas belas artes. Entre 1903 e 1905, completou uma série de desenhos chamada “Invenções” que comporiam a sua primeira exposição.

Paul Klee
Paul Klee

Em 1906, Paul Klee casou-se com a pianista Lily Stumpf, com quem teve um filho. Sua arte progrediu lentamente nos anos seguintes e, em 1910, estreou em Berna uma exposição solo que, depois, viajou por três cidades suíças. No ano seguinte conheceu o crítico de arte Alfred Kubin, que o apresentou a outros críticos e artistas e passou a integrar o editorial do jornal Der Blaue Reiter, uma co-fundação de Franz Marc e Wassily Kandinsky. Nessa época começou a experimentar aquarelas e paisagens.

Obras de Paul Klee em exposição
Obras de Paul Klee em exposição

Seu período de maior sucesso veio a partir de 1914 com uma viagem para a Tunísia. Inspirado nas luzes da capital do país, Klee se aventurou nas artes abstratas. Também foi influenciado pela Primeira Guerra Mundial, época em que criou litografias e trabalhou para o exército alemão pintando camuflagens em aviões e como escriturário.

A maior e mais importante exposição do mundo de obras do artista se encontra em Berna, onde o museu dedicado ao seu trabalho foi construído em 2005 a partir do projeto arquitetônico do italiano Renzo Piano.

Arquitetura moderna do museu
Arquitetura moderna do museu

A estrutura em aço e vidro por si só já vale a visita, chamando a atenção pelas suas formas orgânicas bem integradas à natureza. O amplo espaço de 1750 metros quadrados é usado para levar ao público as obras do artista em exposições que mudam constantemente, já que mais de 4.000 trabalhos compõem a coleção de pinturas, aquarelas e desenhos. Geralmente são selecionados entre 120 e 150 trabalhos para formar uma exibição temática.

Amplas salas de exposição
Amplas salas de exposição

Além dos trabalhos de Paul Klee, também são feitas exposições temporárias de outros artistas. As informações sobre essas mostras, bem como os preços, dias e horários de funcionamento podem ser acessados na página oficial do museu. Como eu estava usando o Swiss Travel Pass, não precisei pagar a entrada e nem o transporte público para chegar lá – o museu fica um pouco afastado do centro histórico, na Monument im Fruchtland, 3, mas é fácil chegar de ônibus.

Além das exposições, o Zentrum Paul Klee é palco de concertos, leituras, apresentações de dança e teatro, workshops e uma loja de souvernirs, além de servir como local para a realização de eventos e congressos.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s