Daniel Radcliffe em cena do filme "Selva"

Selva ★★☆☆☆

Título original: Jungle
Ano: 2017
Direção: Greg McLean
Elenco: Daniel Radcliffe, Joel Jackson, Thomas Kretschmann e Alex Russell.

Em 1981, Yosseph Ghinsberg, mais conhecido como Yossi, havia completado o serviço militar em Israel quando decidiu viajar pelo mundo com o objetivo de fugir do padrão social de vida que incluía estudar, trabalhar, casar, etc. Depois de retornar de passeios pela África e pelo México, trabalhou em diversas funções para juntar dinheiro para ir até a América do Sul, onde sonhava explorar a Amazônia. Depois de viajar de carona da Venezuela para a Colômbia, conheceu um professor suíço chamado Marcus Stamm. Os novos amigos viajaram juntos para La Paz, na Bolívia, onde encontraram Kevin Gale, um fotógrafo americano.

Estrada da Morte
Estrada da Morte

Yossi estava em La Paz quando conheceu Karl Ruprechter, um austríaco que disse ser geólogo e contou sobre seus planos de uma expedição pela remota Amazônia boliviana, onde disse que encontraria ouro e uma vila indígena chamada Tacana. Yossi, empolgado com a possibilidade de conhecer um local nunca antes explorado pelo homem, convenceu seus dois novos amigos a embarcar na aventura.

Karl e Yossi em La Paz
Karl e Yossi em La Paz

Aos 21 anos de idade, Yossi, Marcus, Kevin e Karl pegaram um avião para a cidade de Rurrenabaque, de onde seguiram mata adentro. Ali, os índios de uma tribo os alertaram sobre os perigos da aventura, mas Karl convenceu a todos de que sabia o caminho a partir de um mapa que carregava. O grupo passou por pequenas vilas e comunidades, onde renovavam seus abastecimentos de comida e suprimentos. Eventualmente, com a escassez de alimentos, precisaram se alimentar de macacos. Marcus se recusava a comer os animais, ficando cada vez mais fraco.

Marcus, Kevin, Karl e Yossi
Marcus, Kevin, Karl e Yossi

Após vários dias de caminhada pela floresta, os amigos perceberam que Karl não sabia, de fato, para onde estava indo. Após uma discussão, Yossi e Kevin decidiram construir uma jangada para seguir pelo rio. Marcus e Karl seguiram a pé. O grupo se reencontraria em La Paz para comemorar o Natal.

Jungle: A harrowing true story of survival in the amazon

Ao se aproximar de uma cachoeira, Yossi e Kevin perderam o controle da jangada e bateram em uma pedra. Kevin conseguiu nadar até a margem do rio, mas Yossi foi arrastado pela correnteza. Não vou dar mais detalhes sobre a história para não estragar a experiência de quem for assistir ao filme, mas destaco a atuação visceral de Daniel Radcliffe, nosso eterno Harry Potter, no papel de Yossi e sua luta pela sobrevivência.

Jangada é levada pela correnteza
Jangada é levada pela correnteza

Achei o filme interessante pela atuação dos quatro atores, bem como pela ambientação em um local que eu já visitei – as cenas iniciais se passam na Estrada da Morte, no Lago Titicaca e em La Paz. A história também me trouxe uma reflexão sobre os riscos envolvidos em uma viagem para um lugar que não conhecemos. Volta e meia vejo notícias sobre turistas que arriscam as suas vidas em aventuras, muitas vezes encontrando um fim trágico. Se colocar em uma situação de risco, seja pelo ambiente, pela falta de segurança ou qualquer outro motivo, é muito complicado. E não precisa nem ser uma situação extrema, como a mostrada no filme. Quantos casos conhecemos de pessoas que perderam a vida por ir além de uma barreira para tirar uma selfie? Ou alguém que entra sem querer em uma região violenta e acaba sendo vítima de bandidos? Por essas e outras que eu faço questão de fazer um turismo responsável.

Daniel Radcliffe interpreta Yossi
Daniel Radcliffe interpreta Yossi

Na minha opinião, o filme possui problemas de roteiro, em parte por se basear em uma história real e não ter muita liberdade para construir seu próprio caminho, mas também por escolhas da direção e como algumas situações são mostradas. Me incomodam, particularmente, as cenas que se tornaram clichê para os filmes do gênero. De qualquer maneira, é uma história interessante e que emociona, principal pela atuação visceral e com total entrega de Daniel Radcliffe.

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s