Contrato de seguro de viagem

Dicas para contratar seguro de viagem

Já falei aqui no Viajento sobre a importância de contratar um seguro para garantir um passeio tranquilo durante as férias, viagens de trabalho ou intercâmbio no exterior. Algumas vezes acabamos não precisando usá-los, o que é ótimo. Mas é uma segurança que eu considero essencial, tanto quando vamos para o exterior, quanto em rolezinhos por terras tupiniquins. Eu mesmo já tive que ficar internado alguns dias em um hospital na Europa e foi a economia de uma vida ter o seguro que, por sinal, é obrigatório por lá. Falando nisso, vamos às dicas quanto à contratação desse serviço.


Veja se o seguro é obrigatório no país de destino

Você pode ficar tentado a economizar e não conratar um seguro de viagem. Deixe de ser ridículo/a. O seguro é, sem dúvida, o item mais barato em um orçamento de viagem. Ainda mais se levarmos em conta os custos que podem surgir com os danados dos imprevistos, especialmente em questões relacionadas à saúde. Se você quiser viajar sem seguro, você não merece conversar comigo e nem com meu anjo.

Tratado de Schengen, mapa
Países integrantes do Tratado de Schengen

Mas em muitos casos essa questão nem é mesmo uma opção. A maior parte dos países da Europa é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. Cuba e Austrália seguem o mesmo esquema, sendo a cobertura mínima de U$ 10.000,00 para Cuba, enquanto a Austrália exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo. Nesses países, o turista pode ter a sua entrada negada caso não possa comprovar a contratação do seguro ou ter que pagar um seguro local, obviamente mais caro. Ou seja, além de contratar, não se esqueça de andar sempre com o comprovante da apólice – o que você deve fazer, de qualquer maneira, pois pode precisar entrar em contato com a seguradora em casos de emergência.


Faça uma pesquisa no Seguros Promo

Eu sempre uso sites ou aplicativos de comparação de preços para planejar as minhas viagens. Algumas vezes eu faço pesquisas e depois compro na página oficial da empresa, como é o caso das passagens aéreas. Já no caso de hotéis, eu faço a pesquisa e concluo o processo no Booking.com. O mesmo com a reserva de carros no Rentcars. Para os seguros de viagem, uso a Seguros Promo e recomendo para os leitores, que têm o desconto de 5% no cupom VIAJENTO5.

Desconto em seguros de viagem com o cupom Viajento5

Basta acessar o site da Seguros Promo, informar o destino, escolher as datas de partida e chegada e fazer a pesquisa. Será gerada uma lista, que pode ser organizada por melhor custo-benefício, por menor ou maior preço ou por empresa. São apresentadas algumas das informações mais relevantes sobre cada seguro, como despesa médica hospitalar total e seguro bagagem, mas é possível ver os dados detalhados ao selecionar uma das opções ou escolher alguns dos planos para comparar.


Avalie qual tipo de cobertura você precisa

Você pode se perguntar porque alguém iria querer organizar uma lista de seguros de viagem por maior preço. Como algém em sã consciência pode querer pagar mais? A grande questão aqui é que nem sempre vale a pena pegar o mais barato, já que é preciso pensar nos custos dos procedimentos médicos no país de destino, como o valor de uma consulta médica, diária no hospital e intervenção cirúrgica. Por isso recomendo observar a lista de opções organizadas por custo-benefício da Seguros Promo. Eu, geralmente, escolho uma opção meio termo, nem o mais barato, nem o mais caro.

Corte de preço


Analise todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido

Há de se levar em consideração tudo o que o seguro de viagem oferece de serviços, o que fica muito claro na tabela da Seguros Promo, que separa as coberturas em sessões de Assistência Médica, Repatriações, Auxílios e Serviços, Assistência Jurídica e Seguros.

As principais coberturas oferecem seguro em caso de morte acidental e assistência médica, mas os seguros mais completos chegam a fornecer outras coberturas importantes, como para cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica, entre outros.


Estilo, local, objetivos e outros detalhes de sua viagem

As operadoras oferecem planos específicos para alguns tipos de viagem, então é importante ter isso bem definido no momento da compra para estar certo de que terá a cobertura correta. As opções variam de empresa para empresa, mas saiba que existem seguros voltados para cruzeiros, intecâmbio, estudantes, corporativos, prática de esportes, etc. Como são casos mais pessoais, o ideal é que você tire todas as suas dúvidas com o atendimento antes de concluir a compra. No caso de esportes, por exemplo, quais são ou não aceitos, qual é a cobertura em caso de acidente, é oferecido o serviço de resgate, estão segurados os equipamentos? Cada local ou tipo de atividade realizada durante uma viagem possui riscos próprios e as seguradoras levam isso em conta na hora de definir os preços.

Seguros de viagem para esportes


Assistência médica para grávidas

Destaco a necessidade de estar atento à contratação de seguro de viagem para grávidas, já que as empresas costumam ter planos e regras específicos para mulheres nessas condições. Alguns fatores que é necessário estar atento: limite de idade; necessidade de autorização do médico para viajar; limite de número de semanas de gravidez; cobertura para eventuais complicações; possibilidade de realizar ultrassom e exames de sangue; e cobertura total do seguro (um parto, por exemplo, tem alto custo), entre outros.


Múltiplas viagens

Se você faz pelo menos duas viagens internacionais por ano, cada uma com duração de até 30 ou 60 dias, vale à pena investir em um seguro Multi Trip. Nesses planos, você pode viajar para qualquer lugar do mundo e economizar até 60% quando comparado com os seguros de viagem tradicionais.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s