Restaurante Pachamama

Isla del Sol – Restaurant Pachamama

Quando eu finalmente cheguei a Yumani, depois de percorrer caminhar por algumas horas na trilha Willka Thaki, que vai do norte da Ilha do Sol até a comunidade no sul, passei por alguns restaurantes no alto do morro. No momento, a prioridade era chegar até a pousada Casa de la Luna para fazer check-in, deixar a mochila e tomar um banho relaxante. Depois de ter renovado as energias, subi novamente o morro para comer meu almojanta e apreciar o pôr-do-sol. Para a ilha, não fiz nenhum tipo de pesquisa de onde comer, então escolhi o Restaurant Pachamama pela aparência e localização.


Ambiente ★★★★☆

A localização é o melhor desse restaurante já que, no alto do morro e voltado para o oeste, proporciona uma bela vista do Lago Titicaca no pôr-do-sol. Confesso que não sei o endereço, mas posso dizer que ele fica na rua principal e na parte mais alta da comunidade. Eu cheguei razoavelmente cedo e estava bem vazio, então podia escolher livremente entre sentar no terraço ou na parte interna. Em ambos os casos, a vista é bem bonita – eu preferi ficar lá dentro porque já tinha caminhado horas no sol e não queria ficar mais exposto.

Salão do restaurante
Salão do restaurante

O ambiente do restaurante é agradável, com decoração simples de artesanatos locais em temas indígenas. Definitivamente não é um lugar sofisticado – o chão, por exemplo, é de um adesivo que imita azulejos e só consegue enganar mesmo na foto. E eles ficam passando uns DVDs com clipes de músicas bolivianas atuais na televisão que me fizeram rir bastante. Não aquelas tradicionais que até seriam um complemento para o ambiente, mas composições de gosto duvidoso e produções de baixo orçamento. Mas vá lá, estamos vivendo uma experiência boliviana.

Terraço com vista para o Lago Titicaca
Terraço com vista para o Lago Titicaca

Serviço ★★★☆☆

O atendimento foi adequado, sem grandes mimos e também sem nenhum problema. Quando chegamos, o restaurante ainda estava bem vazio e foi enchendo à medida que se aproximava o pôr-do-sol, provavelmente porque os outros turistas tiveram a mesma ideia ou coincidiu com o horário de volta dos passeios. Percebi que o pessoal que foi para comer preferiu sentar na parte interna, enquanto o terraço foi ocupado principalmente por aqueles que pediam bebidas e drinks.

Pôr-do-sol visto da parte interna
Pôr-do-sol visto da parte interna

Preço ★★★☆☆

A Bolívia é um país com moeda desvalorizada em relação ao real, então dá para economizar bastante nos passeios pelo país. A comida não é diferente, é possível comer bem pagando pouco. Como ali é um lugar turístico, acredito que o preço seja um pouco acima da média, mas ainda assim barato para os padrões brasileiros. Para o uso do wi-fi, é cobrada uma taxa extra.


Comida ★★★☆☆

O restaurante abre o dia todo, então servem café da manhã, almoço e janta. As refeições são a la carta e incluem pratos, pizzas e sanduíches. Eu pedi um filé à parmegiana acompanhado de legumes e arroz. Era uma comida bem caseira, saborosa, mas nada que vá me fazer voltar ao local ou ficar na memória.

Filé à parmegiana
Filé à parmegiana

Ainda pedi uma sobremesa, que era basicamente uma panqueca doce com lascas de maçã verde e manga e uma calda de chocolate. Bem sem graça. Seria algo que eu comeria com mais satisfação no café da manhã do que como sobremesa, mas mesmo assim sem achar especial.


Resumo ★★★☆☆

Pachamama é um restaurante com comida simples e gostosa, mas o grande destaque é a vista. Outros estabelecimentos da rua oferecem o mesmo atrativo mas, como eu só dormi uma noite na ilha, esse foi o único que experimentei.

Pôr-do-sol visto do terraço
Pôr-do-sol visto do terraço
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s