Hostal Casa de la Luna

Isla del Sol – Casa de la Luna

Muitos mochileiros visitam esses destinos tidos como mais alternativos e eu sei que uma parte considerável prefere viajar sem programação definida. Ao longo da viagem decidem para onde ir, buscam hospedagem quando chegam ao local e assim seguem com um roteiro improvisado. Eu confesso que não é muito o meu estilo. Gosto de pesquisar com antecedência e definir os atrativos que quero visitar (embora isso não exclua a possibilidade de surpresas e mudanças) e reservo meus hotéis no Booking.com com antecedência. Essa preocupação é ainda maior em locais como a Isla del Sol, que não possui muitas opções de hospedagem, principalmente para quem busca conforto. Ali, me hospedei na Casa de la Luna.


Comodidades

Esse hostal parece uma casa de veraneio construída em estilo rústico, porém bastante confortável. Os cômodos são todos bem espaçosos e com grandes painéis de vidro, o que permite ter uma vista linda do lago e da região. Também gostei muito da decoração, que utiliza vários panos de artesanato com a temática local e barcos das Ilhas Uros como bancos no jardim.

Hostal Casa de la Luna
Hostal Casa de la Luna

Eles possuem um restaurante à la carte, no mesmo local onde é servido o café da manhã. Eu cheguei no hotel depois de fazer a caminhada do norte ao sul da ilha e, como entrei em Yumani pela parte superior da comunidade, passei por vários restaurantes no caminho. Acabei decidindo ir em um deles, chamado Pachamama, para aproveitar o pôr-do-sol. Com isso, não tive a oportunidade de provar a comida do Casa de la Luna.

Café da manhã
Café da manhã

Mas tomei ali o desayuno, já incluso no preço da diária. Assim como no Hotel Lago Azul, de Copacabana, o café da manhã não funciona como bufê, como estamos mais acostumados pelos hotéis brasileiros. A comida não fica disposta para você servir o quanto quiser, então você acaba comendo menos (para mim isso é um ponto negativo, porque eu gosto de abusar nessa refeição quando estou viajando). Além disso, é preciso esperar pelo atendimento, o que pode ser um ponto negativo caso a pessoa esteja com pressa. Em contrapartida, o alimento é preparado e servido na hora, bem fresquinho e gostoso.


Conforto

O grande destaque desse hotel é o conforto que ele proporciona. Em uma comunidade bastante simples, em que a hospedagem ter um chuveiro com água quente já pode ser considerado um luxo, o Casa de la Luna oferece quartos bem espaçosos, com aquecedor, móveis de madeira e muito conforto.

Quarto com vista para o Lago Titicaca
Quarto com vista para o Lago Titicaca

O banheiro, embora seja bem grande, não tem box no chuveiro, o que eu sempre considero muito irritante porque você toma banho com a preocupação de não alagar todo o ambiente. Além disso, não tem armário, então tudo o que você usa no banheiro precisa ser acomodado no pequeno espaço da pia ou levado de volta para o quarto. Espero que isso seja uma falha temporária e eles melhorem nesse aspecto futuramente. Em contrapartida, é tudo bem novinho e decorado com bom gosto, assim como todo o resto da pousada.


Wi-Fi Gratuito

Se tem uma coisa que eu pude constatar durante essa viagem é que não importa em que cidade da Bolívia você esteja, a internet nunca será das melhores. Não é nem culpa dos hotéis, é mesmo um problema do país em geral. De qualquer maneira, não dá para exigir muito de um local isolado como a Ilha do Sol, então fiquei satisfeito apenas por poder acessar as redes sociais e fazer postagens simples.


Limpeza

Passei só uma noite na pousada, então o que posso relatar sobre o tópico é que encontrei o quarto em perfeito estado, tudo bem limpinho e cheiroso, assim como nas áreas comuns.


Localização

Assim que você desembarca no porto de Uymani (só faça isso se você não for visitar imediatamente as ruínas, que ficam em Challapampa, no norte), você se vê em frente a uma grande escadaria que dá acesso à comunidade. Depois de vencidos os muitos degraus, você ainda precisa continuar subindo pela tortuosa rua principal até chegar na pousada. São pouco mais de 500 metros, mas a subida é cansativa devido à altitude, então recomendo evitar levar muita bagagem. Eu, na verdade, fiz o caminho inverno, já que fiz a caminhada do norte ao sul da ilha, então cheguei pela parte superior da comunidade e fui descendo o morro.

Restaurante Casa de la Luna
Restaurante Casa de la Luna

Obviamente o esforço é recompensado pela belíssima vista que temos da pousada, tanto do restaurante e do jardim em frente, quanto dos quartos e suas imensas janelas de vidro. À noite, a lua ficava refletida sobre as águas do Lago Titicaca, formando uma imagem que parecia um quadro de tão perfeita, mas que eu não pude registrar por limitações de equipamentos fotográficos. O nascer do sol também é lindo.


Funcionários

Passei apenas um dia na pousada, mas deu para perceber que os funcionários são prestativos e eficientes. Não precisei de nenhum serviço extra, então não tenho como opinar com mais precisão.


Custo-benefício

A Casa de la Luna é nova e confortável, características que eu buscava porque ia chegar cansado depois da caminhada de cerca de 8km pela trilha que liga o norte e o sul da ilha. Obviamente há opções mais baratas na região, principalmente para quem anima dividir quarto. Mas fiquei muito satisfeito e não achei a diária cara, levando em conta que eu ficaria só um dia. É importante destacar que o pagamento é feito somente em dinheiro, o que não considero um problema já que evito usar cartão de crédito em viagens internacionais devido à cobrança de impostos.


Reservar hotel


Resumo

+ Hotel novo e bem decorado
+ Quarto espaçoso e confortável
+ Localização privilegiada
– Café da manhã limitado
– Banheiro sem box no chuveiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s