Lancha saindo de Valença

Cinetose – Como evitar enjoos em alto mar

É comum as pessoas sentirem enjoo durante passeios em barcos. Isso é causado pela cinetose. Na verdade, qualquer meio de transporte ou movimentação pouco habitual do corpo, além de outras situações como assistir a filmes, programas de televisão ou jogos eletrônicos com movimentação rápida ou cores intensas, pode causar esse efeito. No caso dos passeios em alto-mar, o balanço das ondas confunde o labirinto – o conjunto de cavidades no interior do ouvido que administra nosso equilíbrio. As variações acabam interferindo no sistema digestivo e podem causar perda de equilíbrio, nistagmo (dificuldade de focalizar o olhar), enxaqueca, vertigens, fadiga, perda de noção de profundidade e outras coisinhas mais. Entretanto, o comum mesmo é passar mal, chamar o juca, botar as tripas para fora: vomitar. Mas como nem tudo nessa vida são trevas, algumas atitudes podem ser tomadas para evitar o enjoo.


Alimentação

O uso de bebidas alcoólicas e o consumo de alimentos gordurosos ou com muitos temperos tem ligação direta com aparecimento das náuseas, que pioram com o movimento causado pelo sobe e desce das ondas do mar. Também não dá para encher o rabo de comida e entrar no barco como se fosse explodir igual a Dona Redonda! Mas atenção: dá é recomendado ir de estômago vazio. A dica aqui é usar o bom senso: fazer uma refeição leve, consumindo pequenas porções e bebendo água mineral.

Clandestino, food truck de hambúrgueres artesanais
Clandestino, food truck de hambúrgueres artesanais

Escolha do assento

Algumas áreas das embarcações se movimentam mais que as outras. Em muitos casos, a melhor opção é se sentar na parte de trás, o mais perto possível da água. Na dúvida, se informe com a equipe a bordo sobre o melhor local para não passar mal.


Além do horizonte

O conflito entre as informações sensoriais do ouvido, dos olhos e do cérebro é o grande inimigo no mar. Basicamente, o cérebro acha que você está se movendo bem mais do que de fato. Para diminuir esse efeito, é recomendado fixar o olhar no horizonte, buscando um ponto de equilíbrio que trará estabilidade ao corpo.

Fixar o olhar no horizonte
Fixar o olhar no horizonte

Evite a leitura

Enquanto os sentidos vestibulares dos ouvidos detectam os movimentos causados pela embarcação, a visão fica concentrada nas palavras estáticas do livro ou qualquer outra coisa que você queira ler, o que causa uma confusão no cérebro. Também não é uma boa ideia ficar assistindo vídeos no tablet ou coisa assim, já que serão adicionadas na equação a luminosidade e as cores da tela.


Medicina natureba

O gengibre é um grande aliado na redução das náuseas, vômitos e tonturas. Há séculos o produto é utilizado com eficácia no combate a vários sintomas gastrointestinais. O gengibre pode ser consumido em cápsulas, em conserva ou fresco, além de produtos como balas e doces.

Consumir gengibre alivia os sintomas dos enjoos
Consumir gengibre alivia os sintomas dos enjoos

Remédios para enjoo

O mais comum entre os remédios que combatem os sintomas do enjoo é o Dramin, todo mundo já tomou e colocou nele a culpa daquele sono incontrolável. E esse e outros medicamentos dão uma lezera mesmo. O ideal é que a ingestão seja feita de 30 minutos a 1 hora antes do embarque. O uso do remédio depois que os sintomas já apareceram não é tão eficaz.


Sensibilidade

Lembre-se que cada pessoa tem uma sensibilidade a esse tipo de experiência. Algumas pessoas farão o passeio de barco consumindo bebidas alcoólicas enquanto descem até o chão em movimentos rebolativos e não sentirão absolutamente nada. Enquanto isso, a coitada que fez tudo como manda o figurino, falta virar ao avesso. Vai saber? O fato é que, se é a sua primeira viagem em alto mar, é uma boa ideia não exagerar. E se você já tem um histórico de passar mal em viagens de carro/ônibus ou em outras situações em que o corpo está em movimento, prepara o seu kit sobrevivência com comidas leves e remedinhos. E boa viagem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s