Barros Cafe

San Pedro de Atacama – Barros Café

Durante a minha estadia em San Pedro de Atacama, eu sempre dava uma volta na parte central vendo o que os restaurantes tinham como menu do dia antes de me decidir o que comer – comentei sobre isso em uma postagem sobre como escolher os restaurantes na cidade. Eu levava em consideração o preço, os pratos e a tentativa de diversificar. Mesmo assim, fui duas vezes no Barros Café porque a comida de lá era realmente bem gostosa.

O Barros Café fica na Calle Tocopilla, 429, quase na esquina com a rua principal de San Pedro de Atacama. Eles abrem de manhã e funcionam até a noite, então tem café da manhã, almoço e janta. Como eu já tinha café da manhã na minha pousada ou nos passeios, não cheguei a experimentar o que é servido no restaurante. Mas passei lá para almoçar e jantar.

San Pedro de Atacama, restaurante menu

O menu do dia fica sempre na porta, escrito em um quadro negro, como é o costume na cidade. Lá eles oferecem a refeição completinha, com entrada, prato principal, sobremesa e suco natural. Obviamente que você não precisa, obrigatoriamente, comer o que é sugerido. Eles têm os outros pratos e itens disponíveis no menu. Mas eu gosto dessa opção porque mais barato e você já entra sabendo exatamente o quanto vai gastar.

Barros Cafe
Barros Cafe

O restaurante não é muito grande e fica lotado nos horários de pico, mas das duas vezes que eu fui não tive que esperar para sentar. Além dessas mesas, tem mais algumas na parte interna. Mas é gostoso ficar nessa parte de fora, com o telhado de palha, o chão de areia e as mesinhas rústicas. À noite, quando fica frio, eles acendem esse fogareiro a gás, que dá uma aquecida boa no ambiente. Alguns dias eles também fazem música ao vivo no local ou eventos especiais.

Assim como os outros restaurantes de San Pedro, o Barros Café sempre traz um couvert enquanto você espera pelos seus pratos. Das vezes que eu fui, eram torradinhas temperadas acompanhadas de um patê. Em San Pedro de Atacama, nenhum couvert era pago e eles já trazem para a mesa você pedindo ou não. Enquanto isso você escolhe o que vai comer – mesmo no menu do dia, geralmente tem mais de uma opção. E também tem o suco natural, que você pode escolher entre um dos sabores disponíveis. E são naturais de verdade, nada de caixinha.

Pascualina de acelga
Pascualina de acelga
Curry rojo de cerdo y pollo con polenta a la plancha
Curry rojo de cerdo y pollo con polenta a la plancha
Marquise de vanilla
Marquise de vanilla

No dia que eu fui almoçar, comi essa pascualina de acelga que vinha acompanhada de salada. A outra opção era um creme de champignon com torresmo e queijo cremoso. De prato principal, comi o curry rojo de cerdo e pollo com polenta a la plancha. Isso mesmo, vinha o bife de carne de porco, o frango grelhado e ainda batata assada de brinde. Obviamente, à essa hora, eu já estava mais do que satisfeito. Mas a tripa da sobremesa é outra e não importa o quanto você já comeu antes, sempre cabe um doce. Nesse dia, era o marquise de vanilla, um bolo de baunilha com camadas de doce de leite e merengue italiano servidos em um potinho.

Crema de zanahoria y lentejas rojas
Crema de zanahoria y lentejas rojas
Pollo en salsa cuatro quasos con papas salteadas al pesto
Pollo en salsa cuatro quasos con papas salteadas al pesto
Torta de manzana
Torta de manzana

Já para o jantar, no dia que eu fui, a entrada era crema de zanahoria y lentejas rojas, ou seja, sopinha de cenoura com lentilhas. Para o prato principal havia duas opções: merluza frita ou pollo en salsa cuatro quesos, ambos acompanhados com papas salteadas al pesto. Peguei o franguinho porque eu não lá muito chegado em peixe. Nesse dia, também havia duas opções de sobremesa, as tortas de manzana ou durazno. Respectivamente, maçã ou pêssego. Mas o grande destaque dessa sobremesa, na verdade, foi um sorvete artesanal de goiabada que veio junto. Achei delicioso e até perguntei de onde era. No caso, eles mesmos que fizeram.

Propina de 10%
Propina de 10%

Depois de comer, só resta pagar a conta e sair para fazer outro passeio ou voltar para casa. Leve em consideração que eles incluem a propina na conta, que é de 10% do valor total do consumo e cujo pagamento é opcional em qualquer estabelecimento do Chile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s