Notas de pesos chilenos

San Pedro de Atacama – Câmbio de moeda

O câmbio de moedas é sempre uma questão que confunde bastante as pessoas. Para a viagem a San Pedro de Atacama, uma cidade pequena, será que vale mais a pena levar reais, dólares ou pesos chilenos. Existem alguns fatores a que devemos estar atentos.


Pagamento da hospedagem

No Chile, se você fizer o pagamento da hospedagem em uma moeda que eles consideram forte ou em cartão de crédito internacional, você será isento do imposto local chamado IVA, que é de 19%. Isso representa uma economia muito, muito grande! Eu fiz as reservas pela internet com opção de pagamento no momento da hospedagem e levei dólares para esse fim. Em alguns albergues e hotéis mais simples, esse desconto pode não acontecer – se informe antes de viajar.


Condição das notas

Eu sei, por experiência própria, que no Chile, Bolívia e Peru, as casas de câmbio e estabelecimentos comerciais, inclusive hotéis, costumam recusar as notas de dólares de versões antigas, velhas, rasgadas ou sujas. Então, quando comprar seus dólares ou se estiver contando com um dinheiro que você já possui, verifique o estado das notas porque elas precisam estar novas. Além disso, não aceite notas velhas como troco nesses países se você for precisar usá-las – se for para trazer de volta pro Brasil, não tem tanto problema porque aqui não tem dessa frescura.


Pagamento dos passeios

Isso vai depender se você fará as reservas antecipadamente ou vai deixar para visitar as agências de turismo pessoalmente, para tentar negociar um preço melhor. De qualquer maneira, você deve pesquisar antes pela internet os passeios que quer fazer e quais agências oferecem os serviços. Entre em contato para ter uma ideia dos preços e se há descontos pagando em dólar, fechando um pacote de passeios, qual é a forma de pagamento, etc. Se optar por fazer as reservas pessoalmente, você pode se programar sobre que moeda e a quantidade que deve levar. Se optar pela reserva prévia pela internet, pode fazer um pagamento parcial ou total e ter menos uma preocupação para quando chegar na cidade.


Entradas dos passeios

Além do valor pago às agências de turismo, são cobrados ingressos em todos os passeios – e não é barato. Essa grana é usada para investimentos na infraestrutura e sustento da comunidade local. O dinheiro é recolhido pelo guia quando se está chegando no local e deve ser em pesos chilenos. Não se esqueça de perguntar se há descontos para estudantes e idosos, conforme o seu caso. Normalmente, as agências de turismo informam previamente os valores para que não haja contratempos.


Gastos nos restaurantes

Alguns dos restaurantes de San Pedro de Atacama não aceitam pagamento em cartão, então algum dinheiro você vai precisar ter. Eu acho muito mais fácil pagar direto em pesos chilenos então, se você optar por levar reais ou dólares, passe em alguma loja de câmbio para fazer a troca.


Câmbio

Quando eu fui para o Atacama, fiz os cálculos e cheguei à conclusão de que a variação era insignificante entre pagar em dólar ou pesos chilenos (fora a hospedagem, que dá aquele desconto do imposto). Já o real não é muito valorizado porque, né… nossa moeda não está lá muito forte. Então, para facilitar a minha vida, eu fiz a troca de reais para pesos chilenos aqui mesmo no Brasil.

Se você precisar trocar dinheiro lá, saiba que nunca vi uma casa de câmbio de aeroporto em que valesse a pena trocar dinheiro: eles sempre cobram bem acima do preço de mercado. Aquilo é a Porta dos Desesperados: você abre achando que vai ganhar um prêmio e sai um monstro que te derruba e rouba seu dinheiro. Portanto, acho importante levar uma quantia em pesos chilenos que seja suficiente pelo menos para completar o seu trajeto até a cidade e se alimentar no primeiro dia, com uma folga para imprevistos.

Em San Pedro de Atacama, é possível fazer câmbio em praticamente qualquer lugar. Agências, hospedagens, mercados, sorveteria, etc. Mas as casas de câmbio em si ficam concentradas na Calle Toconao, depois que você passa da rua principal, que é a Caracoles. Como são uma ao lado da outra, você pode ir perguntando os valores e decidir qual vale mais a pena ou te inspira mais confiança. Eu troquei em uma que tinha mais cara de casa de câmbio – no caso foi para comprar bolivianos, já que depois de San Pedro de Atacama eu seguiria viagem para a Bolívia e não encontrei a moeda para comprar no Brasil.


Saque em caixa rápido

Outra opção é sacar o dinheiro diretamente no caixa rápido. Para isso, você deve procurar um que tenha o símbolo Visa Plus. Você deve escolher a opção de pegar o dinheiro da conta corrente. Caso contrário, você vai pagar taxa no cartão de crédito e a cotação vai ser do dia do fechamento da fatura, ou seja, pode aumentar (ou diminuir). Outra coisa: faça o saque de todo o dinheiro que for precisar de uma vez só, pois é cobrado um valor por transação. De qualquer maneira, não conte muito com isso porque, quando eu fui, o banco estava em manutenção. Quem precisou estava sacando na drogaria da cidade, a Farmacia Cruz Verde. Mas lá só tinha caixa e muita gente sacando, imagino que tenha acabado logo.


Recomendação

Faça o cálculo de quanto você deve gastar durante toda a viagem, levando dólares para pagar a hospedagem, pesos chilenos para as entradas de passeios e alimentação e a moeda que você achar melhor para pagar as agências de turismo, de acordo com suas pesquisas na internet. Lembre-se de acessar alguma página ou aplicativo para conferir se as cotações estão de acordo com a realidade sempre que pedir um orçamento. No mais, leve um montante em reais que, se você não precisar usar, vai voltar contigo para o Brasil. Se mesmo assim a coisa apertar, não espere o dinheiro acabar para ir até um dos caixas fazer o saque do valor necessário, pois ele pode não funcionar justamente quando você precisar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s