Entrada de uma das estações

Paris – Bilhetes e passes do Métro de Paris

Não bastasse a quantidade de linhas de metrô, zonas com tarifas diferenciadas e outros serviços como o RER e os bondinhos elétricos, a variedade de bilhetes e passes disponíveis para uso do transporte público de Paris podem causar uma certa confusão. Por isso é preciso entender o que cada um deles oferece e identificar qual será a melhor opção para você. Todos os preços podem ser conferidos na página oficial.


Ticket t+

Esse é o mais simples: bilhete único. Você compra e pode usá-lo apenas uma vez, podendo fazer uma conexão dentro do horário estipulado de 1h30 ou 2h. Se você vai usar o transporte público várias vezes, pode comprar o pacote com 10 bilhetes, que acaba saindo com um desconto de cerca de 27%. Além disso, há descontos para crianças entre 4 e 10 anos de idade. Crianças com 3 anos ou menos não pagam.

Esse bilhete pode ser comprado diretamente no guichê ou nos terminais de autoatendimento das estações usando dinheiro ou cartão com chip.


Origine-Destination

Nesse bilhete, também de uso único, você precisa definir o local de partida e o destino na hora da compra, pois isso vai influenciar no preço. É para ser usado quando você vai sair das zonas 1 e 2.

Esse bilhete pode ser comprado diretamente no guichê ou nos terminais de autoatendimento das estações usando dinheiro ou cartão com chip.


Mobilis

Também muito simples, esse é o passe diário com uso ilimitado. Você pode entrar e sair quantas vezes quiser do metrô, do RER, dos ônibus e bondes, desde que respeite as zonas para as quais você comprou o bilhete: 1-2; ou 1-3; ou 1-4; ou 1-5. O valor vai aumentando à medida que você inclui as zonas mais distantes. Detalhe importante: com esse bilhete você não pode pegar os trens que vão até os aeroportos, mas pode ir de ônibus. Outra coisa: você pode comprar esse bilhete em um dia e validar em outro, então tem que colocar a data de quando começou a usar e seu nome e sobrenome no bilhete (uma exigência do sistema para que o bilhete não seja compartilhado com outras pessoas).

Esse bilhete pode ser comprado diretamente no guichê ou nos terminais de autoatendimento das estações usando dinheiro ou cartão com chip.


Navigo Découvert – Semaine, Mois e Annuel

Esses são os passes semanais, mensais e anuais que podem ser comprados válidos para todas as zonas e tipos de transporte, inclusive para o aeroporto. Há duas pegadinhas. A primeira é que existe a opção de comprar para as zonas 2-3, 3-4 e 4-5, que não incluem o centro de Paris e, portanto, não valem à pena para os turistas. Você vai querer comprar o que vale para todas as zonas, ou seja 1-5. A segunda pegadinha está na validade dos passes. O semanal, por exemplo, conta de segunda a domingo. Se você vai chegar em Paris numa quinta-feira, não vale a pena comprar o passe semanal porque ele só vai poder ser utilizado até domingo, ou seja, por quatro dias. O passe mensal vale do primeiro ao último dia do mês.

Esses passes não são vendidos nas máquinas de autoatendimento e precisam de uma foto no formato 2.5 x 2 cm colada no cartão (pode imprimir em casa mesmo) e seu nome na hora da compra, pois eles são plastificados e não tem como trocar depois. Além do valor do passe, é cobrada uma taxa não reembolsável pelo cartão em si.


Paris Visite

Guardei o melhor para o final porque eu sou assim, cheio de suspense. Esse é o passe voltado para os turistas (alô, você!!) de uso ilimitado. Mas também é preciso analisar as possibilidades.

Você terá que definir entre duas opções de zonas de uso do passe: 1-3 (engloba a maior parte dos pontos turísticos) ou 1-5 (todos os pontos turísticos + aeroportos + Disney Paris + Château de Versailles), como pode ser visto no mapa acima. Uma coisa a se considerar, se você está pensando em incluir as cinco zonas só por causa do aeroporto, é que há sempre a possibilidade de fazer o trajeto com mais conforto de taxi. O custo do taxi será diluído se você estiver com mais pessoas e, além disso, não será necessário carregar mala e fazer baldeações por estações diversas depois de chegar de uma viagem provavelmente longa. Calcula direitinho para ver o que vale mais à pena.

Zonas do passe Paris Visite
Zonas do passe Paris Visite

A outra questão é a validade do passe, que pode ser comprada para 1, 2, 3 ou 5 dias. Um dia é contado de 0 hora da manhã até meia noite. Ou seja, se você validar pela primeira vez às 23h, só vai usar uma hora do passe e já vai ter gastado um dia da sua validade. O ideal é começar a usar pela manhã.

Há desconto de 50% para crianças. Você pode comprar esse passe pela internet, mas o custo de envio não vale a pena ou você precisa ir buscar no Paris Visitor Bureau. A melhor opção, então, é deixar para comprar quando chegar na cidade, já que o passe é vendido nos terminais de autoatendimento ou caixas das estações de metrô, trens ou mesmo nos aeroportos. Além do transporte, apresentado esse passe você ganha desconto em algumas atrações turísticas da cidade, sendo que as mais relevantes são o Arc de Triomphe e o Observatoire de la Tour Montparnasse.


Como escolher o melhor passe?

Basicamente, você precisa levar em consideração quantos dias vai ficar na cidade, a frequência que vai usar o transporte público (provavelmente o tempo todo, se pegar um passe ilimitado) e as zonas que pretende visitar (todas, caso queira incluir o transporte para o aeroporto, Versailles e Disney). Com essas informações em mente, pega um papel e uma caneta – ou seu celular – e faça as contas. Não pode ter feito humanas.


Cadernos "Métro de Paris"

Os cadernos Métro de Paris estão disponíveis na loja Viajento como parte da Coleção França.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s