Caderneta "Metrô", da Coleção Paris

Métro de Paris

Eu olho para o mapa do metrô de Paris e não sei o que dizer, só sentir. É tanta linha diferente, cores, letras, áreas e símbolos que é difícil não ficar confuso à primeira vista. Mas vamos por partes para entender o que está acontecendo e conseguir usufruir desse meio de transporte rápido e barato (se comparado a pegar um taxi na capital francesa).

Quase todo sob o solo, o sistema possui cerca de 215 km e mais de 300 estações, sendo mais de 60 delas interligadas para transferência entre as diferentes linhas. O nome Métro é uma abreviação da companhia que, originalmente, operava a maior parte do sistema, La Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris, reduzida para Le Métropolitain. Como as pessoas se sentem íntimas depois de um tempo, passaram a abreviar por métro, o que se tornou uma palavra comum para designar qualquer sistema de transporte abaixo do solo (ou não) na França e em várias outras cidades/países, inclusive no nosso amado país.

Atualmente, o Métro de Paris é administrado pela Régie Autonome des Transports Parisiens, que também opera o RER, os ônibus, etc. É na página do RATP ou no aplicativo para dispositivos móveis que você acessa todas as informações sobre o funcionamento, mapas e rotas do transporte de Paris, bem como os passes disponíveis e seus preços.

Mapa completo do metrô de Paris
Mapa do metrô de Paris

Para começar a desvendar o mapa, que pode ser acessado na página oficial, é preciso explicar que existem 16 linhas e elas são numeradas de 1 a 14. Sim, tem duas a mais e elas não são a 15 e a 16, mas sim a 3bis e a 7bis. Confuso? Bom, isso tem uma explicação: essas duas linhas eram, originalmente, um desdobramento das linhas 3 e 7, daí foram nomeadas assim. Além dos números, as linhas do metrô são identificadas por cores – o que ajuda, mas não salva a vida de ninguém já que tem duas verdes claras e uma verde escura, duas azuis claras e uma azul escura, dois tons de amarelo, etc…

Linhas do metrô de Paris
Linhas do metrô de Paris

Também é importante destacar que o mapa não mostra apenas as linhas do metrô. Com o único intuito de fundir nossas mentes limitadas pelo ineficiente sistema de transporte brasileiro, eles também têm os RER e TRAMS que conectam Paris com a região metropolitana e sabe-se lá com o que mais! Mas, por ora, focaremos no metrô em si – um dos mais densos, mais usados e mais longos e tudo do mundo.

A primeira linha foi inaugurada a Exposition Universelle de 1900, aquele mesmo evento para o qual construíram a Torre Eiffel onze anos antes. O sistema foi expandido rapidamente até a Primeira Guerra Mundial e a maior parte já estava pronta nos anos 1920. As extensões até o subúrbio e a linha 11 foram criadas na década seguinte. Depois da Segunda Guerra Mundial, o metrô já estava saturado e ganhou novos trens para suportar o crescente fluxo de passageiros, mas melhorias dramáticas não puderam ser feitas devido ao design da rede e a pequena distância entre as estações. Além do metrô, o centro e a área urbana de Paris são atendidos pelo RER criado a partir dos anos 1960, além dos carros elétricos e trens.

Mapa do metrô de Paris dividido em zonas
Mapa do transporte de Paris dividido em zonas

Outra coisa importante para se considerar é que o transporte público de Paris é dividido em zonas numeradas de 1 a 5. Na maior parte do tempo você irá circular nas zonas 1 e 2. Mas, para ir para lugares mais distantes, como os aeroportos, a Disney de Paris e o Palácio de Versalhes, é preciso comprar tickets específicos que permitem acesso às outras zonas pelo RER e, obviamente, são mais caros. Falo das opções de bilhetes em outra postagem.

O Métro de Paris, ou Métropolitain, é um símbolo da cidade com sua arquitetura influenciada pelas formas orgânicas da Art Nouveau e suas entradas facilmente identificáveis nas ruas.

Cadernos "Métro de Paris"

Os cadernos Métro de Paris estão disponíveis na loja Viajento como parte da Coleção França.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s