Les arrondissements de Paris

Les arrondissements de Paris

Em 1795, Paris foi dividida em doze arrondissements, cada um correspondendo a quatro bairros previamente estabelecidos. Algumas décadas depois, o imperador Napoléon III e Baron Haussmann desenvolveram um plano para incorporar diversas comunidades próximas à jurisdição da cidade, com a legislação necessária sendo aprovada pelo parlamento em 1859. A nova configuração estabeleceu os vinte arrondissements, como são conhecidos hoje, mas não sem uma picuinha – sempre há. Os moradores de Passy não gostaram da notícia de que receberiam o número treze com a nova divisão, não por superstição, mas porque, à época, a expressão popular “eles se casaram no treze” significava que o casal juntou os trapos, não são casados de verdade. O então prefeito de Passy, Possoz, deu a ideia de numerar os arrondissements em espiral, começando pela parte central onde se localizavam os palácios imperiais, o que deixou os insatisfeitos com o número dezesseis.

Arrondissements de Paris em 1860 | Arte: Jgremillot
Arrondissements de Paris em 1860 | Arte: Jgremillot

Eu disse prefeito de Passy? Sim, é isso mesmo. É preciso entender que os arrondissements não são bairros da cidade, mas sim unidades administrativas independentes – cada um dos vinte tem seu prefeito, inclusive podendo cada um ser de um partido diferente. Além do número e prefeito, cada arrondissement tem um nome próprio, como pode ser observado na lista:

Arrondissement Nome Área (em km2)
I Louvre 1.826
II Bourse 0.992
III Temple 1.171
IV Hôtel-de-Ville 1.601
V Panthéon 2.541
VI Luxembourg 2.154
VII Palais-Bourbon 4.088
VIII Élysée 3.881
IX Opéra 2.179
X Entrepôt 2.892
XI Popincourt 3.666
XII Reuilly 16.324
XIII Gobelins 7.146
XIV Observatoire 5.621
XV Vaugirard 8.502
XVI Passy 16.305
XVII Batingnolles-Monceau 5.669
XVIII Butte-Montmartre 6.005
XIX Buttes-Chaumont 6.786
X Ménilmontat 5.984

Como se pode observar, as áreas dos arrondissements vão aumentando à medida em que se afastam do centro. Além disso, Reuilly (XII) e Passy (XVI) são os maiores, isso porque incorporaram as áreas dos parques Bois de Vincennes e Bois de Boulogne, respectivamente.

A divisão de Paris em doze partes, com a numeração partindo do centro e seguindo em movimento espiral, deu ao mapa uma certa semelhança com um caracol.

É comum os moradores da cidade se referirem às áreas da cidade pela numeração atribuída a cada um dos arrondissements, como primeiro, segundo, terceiro e por aí vai. As páginas oficiais dos pontos turísticos sempre falam em que área estes se encontram e a numeração pode parecer confusa pois, por ser organizado em caracol, o sétimo fica próximo do primeiro, o décimo segundo fica colado no quarto e por aí vai. Ou seja, fica mais fácil de entender olhando o mapa. Outra dica: se você não sabe em que arrondissement se encontra determinado local mas tem o endereço, basta observar o código postal. Ele sempre terá o 75 (código de Paris) seguido de três números, que indicam o arrondissement em que se encontra (001, 002, 003…).

Pontos turísticos no mapa dos arrondissements de Paris
Pontos turísticos no mapa dos arrondissements de Paris

É interessante organizar seus passeios levando em conta os pontos turísticos próximos uns dos outros, ou seja, dentro do mesmo arrondissement ou no vizinho. Para ficar mais fácil de entender, coloquei o mapa acima e listei abaixo os lugares que eu visitei. Obviamente que tem mais pontos turísticos na cidade, então aqui é só para ter uma ideia.

1. Musée du Louvre, Palais Royal.
4. Cathédrale Notre-Dame, Pont de l’Archevêché, bouquinistes.
5. Panthéon.
6. Jardin du Luxembourg, Café de Flore.
7. Pont du Bir-Hakeim, Tour Eiffel, Champs de Mars, Musée d’Orsay, Hôtel des Invalides.
8. Arc de Triomphe, Avenue des Champs-Élysées, Grand Palais, Petit Palais.
12. Promenade Plantée, Viaduc des Arts.
18. Basilique du Sacré-Coeur, Place du Tertre, Moulin Rouge.
20. Cimetière du Père-Lachaise.

Poster "Les arrondissements de Paris"

O poster Les arrondissements de Paris está disponível na loja Viajento como parte da Coleção França.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s