Campinas – Jamie’s Italian

James Trevor Oliver, mais conhecido como Jamie Oliver, ficou famoso mundialmente ao participar de diversos programas de televisão – o primeiro foi The Naked Chef – lançar livros que alcançaram o #1 em vendas no Reino Unido e divulgar a cozinha inglesa saudável. Mas aaantes disso ele teve seu primeiro emprego no Antonio Carluccio’s, onde adquiriu experiência em cozinha italiana e conheceu seu mentor Gennaro Contaldo que, posteriormente, contratou para ajudar a administrar a rede de restaurantes Jamie’s Italian.

O primeiro Jamie’s Italian foi inaugurado em 2008 em Oxford, na Inglaterra. A marca virou uma franquia e foram abertas unidades em diversos países do mundo como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Rússia, Turquia, Singapura e Hong Kong. Dos mais de 40 restaurantes espalhados pelo mundo afora, 2 estão no Brasil. A primeira unidade na América Latina foi inaugurada em São Paulo, no bairro Itaim Bibi. Mas eu fui o segundo restaurante da rede em terras tupiniquins, em Campinas.


Ambiente ★★★★★

Salão principal do Jamie's Italian em Campinas
Salão principal do Jamie’s Italian em Campinas

O Jaime’s Italian de Campinas fica no Parque Dom Pedro, na Av. Guilherme Campos, 500. Apesar de não gostar muito desse shopping, o ambiente do restaurante me agradou muito. É um lugar grande e bem iluminado – sem aquelas mesas muito próximas umas das outras que fazem os garçons terem que fazer verdadeiros malabarismos e regimes loucos para conseguir se locomover entre os clientes. Não. É bem espaçoso, com cozinha à vista, prateleira com produtos e livros à venda, essas coisas. O ambiente fica sempre bem limpinho, com os garçons atendendo a mesas específicas.


Serviço ★★★★★

Jamie's Bar
Jamie’s Bar

Muito eficiente. Apesar de ser bem grande, o restaurante tem muitos garçons e cada um é responsável por algumas mesas. Mas se você sinaliza para qualquer um que esteja passando, eles também te atendem prontamente. Fui em um sábado na hora do almoço e, apesar de estar bem cheio, não tive que esperar nada para ser acomodado. Algumas pessoas que chegaram um pouco depois tiveram que aguardar até vagar uma mesa, mas usaram os serviços do bar para pedir bebidas e tira-gostos o que, por si só, alivia a espera. O único pedido que fizemos que demorou um pouquinho mais foi do prato principal, mas nada digno de reclamação, mesmo porque o nosso garçom já nos deu a dica de fazermos o pedido logo que chegou a entrada, justamente para não ficarmos esperando muito.

Eu fui sem fazer reserva, porque já tinham nos dito que não era necessário. Mas se você tem um grupo maior de pessoas ou prefere chegar e já ter seu lugar esperando, é possível fazer reservas na página oficial do restaurante.


Preço ★★★★☆

Cardápio do Jamie's Italian
Cardápio do Jamie’s Italian

O Jamie’s Italian é aquela mescla de ambiente descontraído com comida selecionada, então não é qualquer pessoa que se sente à vontade para entrar, achando que vai ser caro. Como é um nome famoso, eu esperava algo absurdo, mas acabei achando o preço dos pratos bem acessíveis. É claro que não é o tipo de programa que “cabe no bolso de todos”, como dizem na página oficial. Tudo vai depender da sua disposição em investir numa boa refeição. Para não se surpreender, basta acessar o cardápio antes de ir lá e conferir os preços do que você pretende comer. Para mim e o namorado deu cerca de 100 reais para cada com bebidas não alcoólicas, entrada (compartilhada), pratos principais e sobremesa (compartilhada). Aliás, se tem uma coisa que poderia ser mais barata são os drinks e sucos. As entradas também poderiam ser mais em conta, tirei uma estrelinha do preço. Enfim. No meu caso, não é para ir comer todo dia, mas não me arrependo jamais de pagar para comer bem.


Comida ★★★★★

Arancini Margherita
Arancini Margherita

De entrada pedimos o Arancini Margherita, que são bolinhos de risoto de tomate e mozzarella com molho arrabbiata. São só três bolinhos, mas dá para dividir – principalmente se você pretende pegar um prato principal individual e ainda ter forças para comer sobremesa. De qualquer maneira, o bolinho estava delicioso (crocante por fora e molhadinho por dentro) e esse molho de tomate estava divino. Muito, muito, muito bom mesmo.

Spaghetti Com Almôndegas
Spaghetti Com Almôndegas

Esse é o Spaghetti Com Almôndegas de carne bovina e suína com molho de tomate e vinho tinto ao aroma de alho. Não fui eu que comi, apenas experimentei um pedaço e achei bem gostoso. Todas as massas são frescas e feitas no próprio restaurante. E os pratos são bem servidos, então tem meia porção para aqueles que não querem sair rolando. Nós saímos.

Tagliatelle Bolognese
Tagliatelle Bolognese

Já que estávamos em um restaurante italiano, resolvi que o melhor seria pedir uma pasta. O meu prato foi o Tagliatelle Bolognese, uma receita original do Gennaro, um ragu de carnes bovina e suína lentamente cozidas com vinho tinto, finalizado com pangratatto e parmesão. Diferentemente dos molhos à bolonhesa que encontramos por aí, esse não tinha molho de tomate. Era bem o ragu das carnes mesmo com um sabor bem diferente, gostoso.

Cheesecake de limão siciliano
Cheesecake de limão siciliano

Para finalizar essa experiência gastronômica da forma mais engordativa e feliz possível, não podíamos deixar de pedir sobremesa. Escolhemos o Cheesecake de Limão Siciliano. Não é a coisa mais diferentona que existe no mundo, mas qualquer restaurante que tenha algo diferente de petit gateau já tem me deixado de bom humor. Nesse caso era um cheesecake de mascarpone aveludado (nem achei tão aveludado) e limão siciliano com merengue italiano, servida com lemon curd e calda de amoras. Estou ficando repetitivo mas, mais uma vez, estava bem gostoso. E como já havíamos comido entrada e prato principal, resolvemos dividir a sobremesa.


Resumo ★★★★

Jamie's Italian
Jamie’s Italian

Gostei muito do ambiente, do atendimento e da comida do restaurante. Em alguma ocasião, devo voltar para experimentar pratos diferentes. Só não dei total em todos os itens por causa do preço dos drinks e das entradas, que poderiam ser um pouco mais em conta. Mas eu entendo: são ingredientes selecionados e receitas próprias, não apenas cópias como a gente vê em grande parte dos restaurantes. No fim das contas, estava tudo muito gostoso e saí satisfeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s