Nova York – Apple Store

Nikon vs. Canon. Playstation vs. xBox. Dilma vs. Aécio. Biscoito vs. Bolacha. Apple vs. PC. Muitas são as coisas que geram polêmicas nessa vida. Mas mesmos os haters da maçã não podem negar que o grande cubo de vidro com oito metros de altura, pelo qual se tem acesso à Apple Store, é um dos famosos pontos turísticos de Nova York na famosa 5th Avenue. Não é à toa, ela recebeu vários prêmios de arquitetura pelo seu design inovador, quando inaugurada em 2006.

Não há vantagem em comprar especificamente nessa loja, pois a Apple tem os preços tabelados por todo o país. Outras redes até fazem algumas promoções, como a Best Buy, mas geralmente o desconto não é muito significativo. Vantagem real é procurar os refurbished, produtos que por algum motivo voltaram para a fábrica. Podem ter sido devolvidos pelo consumidor que comprou e não ficou satisfeito ou terem apresentado algum problema de funcionamento. O fato é que, para o produto ser vendido pela empresa, ele já foi arrumado e apresenta exatamente as mesmas condições do novo, vem embalado com todos os acessórios, a mesma garantia, etc. Eu já comprei computador da Apple remanufaturado e garanto que vale a pena porque os descontos podem ser muito significativos. Mas esses aparelhos refurbished não são vendidos na loja física, tem que comprar online e pedir para entregar no seu hotel ou ir buscar em uma loja da Apple – nesse caso é preciso checar a disponibilidade do pickup na localidade escolhida. Dê uma olhada na Apple Store.

escadaOutro detalhe importante a se considerar ao fazer compras nos Estados Unidos é o imposto. Se você vai passar por diversas cidades, vale a pena comparar as taxas. Miami e Orlando, por exemplo, tem uma taxa menor que Nova York. Pode parecer pouca coisa, mas do jeito que brasileiro gosta de gastar… no fim das contas faz muita diferença. Aliás, também deve-se pensar em planejar as compras antecipadamente e levar dinheiro para evitar utilizar o cartão de crédito, já que assim se evita pagar o IOF e uma possível variação cambial da data da compra até o fechamento da fatura do cartão.

interior

Mas enfim, o que importa aqui é a Apple Store de Nova York. Ela está estrategicamente localizada na Quinta Avenida, um centro de compras sempre visitado pelos turistas, em um ótimo lugar para se iniciar os passeios pelo Central Park; fica aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano; tem um design realmente interessante; possui uma vasta exposição de seus produtos, que podem ser usados livremente; e tem acesso gratuito à internet. Não sei se é exatamente permitido, mas também aproveito para recarregar a bateria do celular quando passo por lá. Só vi vantagens. Aliás, tem uma desvantagem: a quantidade de pessoas lá dentro, seja para comprar alguma coisa, para usar a internet ou só tirar fotos. Mas é assim em todo lugar turístico, faz parte do charme do lugar ou não.

Uma coisa que eu gosto nas lojas da Apple é que os vendedores não ficam te importunando ou tentando convencer você a comprar. Eles estão lá para informar sobre os produtos e, mesmo assim, apenas se você for até um deles e pedir informações – que eles dão com muita clareza, acostumados que estão com a quantidade de turistas brasileiros, diga-se de passagem. Então vai lá, mesmo que você não seja um apple maníaco. Mesmo que seu celular seja Samsung e seu computador seja um PC. Estou te julgando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s