Planos de celular nos Estados Unidos

Estados Unidos – Planos de voz e internet no celular

Houve um tempo em que eu não me importava em ter acesso à internet durante as minhas viagens internacionais, principalmente porque eu usava aqueles guias em livros e mapas impressos dos lugares que eu queria visitar, além de sair perguntando por informações para qualquer pessoa que passasse – a simples e eficaz vida analógica. Com a chegada dos smartphones a coisa mudou de figura e confesso que fiquei um tanto dependente. Não que eu precise estar conectado o tempo todo. Na verdade, a maior parte do tempo eu deixo o meu celular em modo avião, principalmente para economizar a bateria, já que o utilizo também para tirar todas as fotos. Mas o fato é que os aplicativos de dispositivos móveis trazem uma série de facilidades, como uso de mapas, acesso a informações atualizadas do trânsito, conversores de moeda, tradução em tempo real, compras de ingressos antecipados, reservas de mesas, uso de aplicativos de estabelecimentos, pesquisas em geral e outros. Além disso, se você está viajando com mais pessoas, é interessante viabilizar a comunicação em tempo real para evitar desencontros.

Comprar plano de voz e internet para os Estados Unidos

Das vezes que fui para os Estados Unidos, acabei adquirindo planos pelo menos com dados (algumas vezes com voz). Os valores abaixo correspondem às minhas últimas viagens, no segundo semestre de 2018.


Tourist Plan da T-Mobile – $30 + taxas

Das operadoras locais, tenho escolhido usar a T-Mobile – não me pergunte por quê… usei uma vez e fiquei satisfeito com o preço e o serviço, então acabei fazendo a mesma coisa nas outras vezes.. Um deles é esse destinado justamente a turistas que vão passar três semanas ou menos no país. Com duração de 21 dias, ele oferece envio de mensagens de texto doméstico e internacional ilimitados para mais de cem países (embora eu não ache que muitas pessoas utilizem sms atualmente), 1.000 minutos de ligações dentro dos Estados Unidos (o que é mais que o suficiente para você se comunicar com seus companheiros de viagem ou fazer outras chamadas) e internet 4G ilimitada (com velocidade máxima até 2GB).

O uso do celular facilita muito a vida dos turistas
O uso do celular facilita muito a vida dos turistas

A grande questão aqui, se o objetivo for ter internet durante os passeios, é o quanto você irá usar. Pela minha experiência, o uso constante acaba com esses 2GB muito rapidamente. Quando isso acontece, a velocidade é baixada – você ainda consegue acessar, mas lentamente. O que eu fiz quanto contratei esse plano foi priorizar o uso do wi-fi de museus, parques e outros estabelecimentos que eu visitava, ligando o 4G somente para consultar mapas, ver se um local estava aberto, conferir mensagens e outros acessos rápidos.

Depois de transcorridos os 21 dias, o plano é automaticamente cancelado e não pode ser estendido. A grande vantagem, obviamente, é o preço mais em conta.


30 days prepaid da T-Mobile – $50 + taxas

Apesar de mais caro, esse plano tem várias vantagens em comparação com o anterior. A mais relevante delas é a internet ilimitada, então você pode usar o celular ligado o tempo inteiro à vontade, sem medo de atingir o limite da franquia e ter a velocidade reduzida. Com isso, você não fica dependendo do wi-fi de estabelecimentos ou do hotel.

Acesso à internet durante passeios
Acesso à internet durante passeios

Se você gosta de ficar nas redes sociais, por exemplo, que são sempre cheias de fotos e vídeos, vale a pena investir em um plano desse tipo mesmo que você não vá usar os 30 dias.

Outra vantagem é para quem vai fazer viagens mais longas, pois o plano pode ser renovado no final desse período. Para isso, basta ir em uma das lojas da T-Mobile ou entrar em contato com o serviço ao consumidor pelo próprio telefone. Caso nada seja feito, ele será cancelado automaticamente – não há nenhum tipo de fidelização.


Compra do sim card da EasySim4U – $37 a $72 + frete

Outra opção é comprar um chip no Brasil pela EasySim4U, empresa que comercializa sim cards americanos. O preço vai variar de acordo com o plano escolhido e essa é uma das muitas vantagens de escolher essa opção: você paga exatamente pela quantidade de dias que for utilizar, de 5 a 30 dias. Também há duas opções com relação ao plano em si, que pode ser somente de dados (internet) ou incluir voz (ligações). Eu tenho preferido adquirir o pacote de dados porque nem uso muito telefone no meu dia a dia, mas isso vai depender da necessidade de cada um.

Escolha o plano que melhor te atende
Escolha o plano que melhor te atende

Uma outra grande vantagem desse sistema é que a compra é feita no Brasil através da página da EasySim4U e o chip é enviado para sua casa. O único conselho que eu dou com relação a esse sistema é que é preciso se programar com um pouco de antecedência devido ao prazo para recebimento pelos Correios. Outra possibilidade seria marcar uma entrega pessoal, incluindo a possibilidade de pegar no aeroporto. Eu prefiro resolver tudo antes para não ter nenhuma possibilidade de erro.

O sim card é enviado pelo correio para sua casa
O sim card é enviado pelo correio para sua casa

Com isso, você já parte para sua viagem com o chip e, quando descer do avião, já terá acesso imediato. Isso me ajuda muito quando preciso chamar um Uber do aeroporto ou, principalmente, quando decido chegar ao meu local de hospedagem por conta própria, tendo que calcular rota de ônibus/metrô e acompanhar tudo em tempo real pelo celular. Isso dá muita segurança quando você chega em uma cidade ou país pela primeira vez e ainda não conhece nada.

É difícil fazer compras em outros idiomas
É difícil fazer compras em outros idiomas

Além disso, é um fato que muitas pessoas têm uma limitação com o idioma local, o que dificulta chegar em uma loja e explicar que você quer um chip para ser usado por curta duração, com internet ilimitada e ter que ouvir questionamentos e explicações dos vendedores, escolher entre os planos disponíveis, etc. Fora o fato de que, chegando no local com tudo já definido, você não precisa nem perder tempo indo até uma loja.

Comprar plano de internet para a América do Norte

O plano de dados ainda tem a vantagem de que funciona no México, Estados Unidos e Canadá. Ou seja, se você vai passar por um desses países, dois deles ou até mesmo nos três em uma mesma viagem, você não precisa adquirir um novo sim card em cada local. Esse é, provavelmente, o grande trunfo da EasySim4U.

Faça ligação pelo app da EasySim4U

Para quem fizer questão de entrar em contato direto com a família para dizer que chegou bem, conversar com os familiares e amigos, o aplicativo da EasySim4U permite que sejam feitas ligações para o Brasil sem nenhuma cobrança extra. Eu confesso que não uso muito o serviço, uma vez que concentro os meus contatos nas conversas de texto pelo Whatsapp (mantendo o número original do meu telefone brasileiro), mas entendo que as necessidades variam de uma pessoa para outra.


Pesquise e escolha o plano que melhor te atende

A conclusão que chego sempre é que o ideal é pesquisar bem os custos, vantagens e desvantagens de cada uma das opções e definir a que melhor se adequa ao seu estilo, lembrando que eu citei aqui apenas dois planos da T-Mobile, mas há muitas operadoras de celular nos Estados Unidos. Para mim, a EasySim4U é o mais prático para os Estados Unidos. No caso de outros países, como os planos de uso mundial ou voltado para a Europa, eu ainda preciso testar para poder recomendar.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s