Muitos prédios nos Estados Unidos pulam o 13° andar

13° Andar

Em um prédio com muitos andares, depois do 12° temos o 13° andar. Certo? Depende. Em vários lugares (eu já reparei nos Estados Unidos e no Canadá) muitos prédios residenciais, comerciais ou outra coisa qualquer que seja alta o suficiente simplesmente pula o 13° andar. Não aparece esse número no elevador. Não está nas portas dos quartos dos hotéis. Ninguém mora nele. Que porra é essa?

Aparentemente a superstição está relacionada à décima terceira pessoa da Última Ceia a se sentar ter sido Judas, que traiu Jesus Cristo Superstar e depois se enforcou. A Bíblia em si não fala nada da ordem em que os apóstolos se sentaram. Além disso, o número treze sequer é mal visto nas tradições cristãs ou judaicas (pelo menos não tanto quanto os gays, as mulheres, prazeres de qualquer natureza, enfim). E se o buraco for mais embaixo? Existe um mito de que a referência ao número treze ser de má sorte ou mau está no Código de Hummurabi, da Babilônia, em que a 13ª lei não aparece. Na verdade o tal código original, seja ele o que for, nem era numerado. Uma tradução feita em 1910 por L. W. King e editada por Richard Hooker que omitiu o tal artigo, que não dizia nada mais que “se o vendedor bater as botas, o comprador pega uma recompensa da herança” – e se eles traduziram como quiseram, o mesmo eu fiz. Fato é que outras traduções incluíram o tal artigo então tem nada a ver com nada, voltemos pra Jesus. Não, pera. Tem os Vikings. Dizem que Loki foi o 13° Deus Nórdico, tendo feito o inferninho pra matar Balder e o 13° a chegar no funeral. Daí surgiu a lenda de que se treze pessoas se reunirem, uma delas vai morrer no ano seguinte (fiquei com medo agora, sério). Outra história nórdica envolve o mito de Nona-Gest: dizem que quando alguns penetras chegaram numa festa, aumentando o número de convidados de dez para treze pessoas, eles amaldiçoaram a criança a viver enquanto durasse uma vela que foi dada a ela de presente (a porra tá ficando séria, já vou rever todas as minhas fotos de aniversário e contar os convidados).

Triscaidecafobia – do grego tris (três) + kai (e) + deka (dez) e phobos (fobia) – é o nome que se dá ao medo do número 13. A pessoa fica loucona evitando utilizar o número, faz contas com o tanto de letra que tem em todas as palavras que usa, etc. Alô, Zagalo. Tu é doente! Nesse momento olhei a barra do word e esse texto já possuía 453 palavras. 4 + 5 = 9. 9 + 3 = 12. Ufa, me salvei por pouco! A coisa fica mais séria quando o dia 13 do mês cai numa sexta-feira. Acabei de conferir aqui e teremos uma daqui duas semanas. EU TÔ TREMENDO, ROSANNA! (LUANA, Tulla). O medo específico do Jason de sexta-feira 13 é chamado de parascavedacatriafobia ou frigatriscaidecafobia. TENÇO (sic). O_o

Enfim. Acontece que muitos donos de prédios, construtoras ou quem quer que tome essas decisões segue essa tradição nos Estados Unidos, onde cerca de 85% dos prédios com elevadores não possuem um 13° andar. Geralmente o 13° andar recebe outra designação, como 14°, 12A ou M – a décima terceira letra do alfabeto latino, ou então é ocupado por casas de máquina e fechado para o acesso e/ou ocupação pública. Em alguns casos também recebe uma denominação específica e evita o uso do número, como no Radisson Hotel em Winnipeg, Manitoba, em que o 13° andar é chamado apenas de Pool Floor (andar da piscina); o Sheraton on the Falls de Niagara Falls, Ontario, onde todo o andar é ocupado pelo Restaurant; e o Trump International Hotel and Tower Chicago, em Chicago, Illinois, em que o dito cujo se chama Mezzanine Floor. Pelo sim, pelo não, novos prédios que tem sido construídos nos Estados Unidos continuam evitando o 13° andar. Algumas companhias aéreas não tem as fileiras de poltronas de número 13 em seus aviões. E por aí vai.

Daí no meio das leituras sobre esse assunto eu resolvi postar isso hoje, sexta-feira 13. Oremos!

Anúncios

One comment

  1. Ja li que nos Eua eles não gostam do 13º andar, por que quando a bolsa de Ny quebrou muitas pessoas perderam tudo,então resolveram se suicidar. E duas pessoas em um prédio uma no 13º e no 14º andar resolveram se tacar de lá, mas somente a do 13º andar morreu. Então eles criaram uma superstição com esse andar, como o “andar da morte”. Adorei as suas dicas de Ny, estou começando um blog e lá postei algumas dicas de lugares pra conhecer em Ny. Se quiser, dá uma olhadinha lá. Muito obg 😘
    http://Www.enough4.wordpress.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s