Galleria Umberto I de Nápoles, na Itália.

Nápoles – Galleria Umberto I

Eu não tenho costume de dedicar muito tempo das minhas viagens para fazer compras, pois acho o processo de passar por diferentes lojas, escolher produtos, carregar sacolas e arrumar mais espaço na mala um tanto chato. Mas alguns lugares merecem ser visitados por outros aspectos, como é o caso da Galleria Umberto I, que faz parte da história da cidade.

Estrutura grandiosa
Estrutura grandiosa

A imponente galeria foi construída entre 1887 e 1890 como parte de um projeto de revitalização de Nápoles. Nessa época, a zona era palco de roubos, prostituição e jogos de azar, com constantes brigas nas ruas. A galeria seria uma área segura para fazer compras e socializar, sendo frequentada pela alta sociedade. O nome foi uma homenagem ao Rei Umberto I, que sentava no trono da Itália à época da construção. O projeto, feito por Emanuele Rocco, tem forma de cruz e mistura elementos clássicos e modernos, com colunas, murais e estátuas contrastando com o teto de ferro e vidro.

Detalhes da arquitetura
Detalhes da arquitetura

Uma das entradas é voltada para o Teatro di San Carlo, que recebe espetáculos de dança, óperas e concertos. Outra fica na Via Toledo, uma rua comercial bastante famosa e movimentada, onde fica a estação de mesmo nome, considerada uma das mais bonitas da cidade. As outras duas entradas são pelas ruas Giuseppe Verdi e Santa Brigida. O centro de compras passou por altos e baixos ao longo das décadas. Atualmente, voltou a fazer parte da vida social da cidade e é listada pela Unesco como um dos prédios que fazem parte patrimônio mundial do centro histórico.

Mosaico no piso
Mosaico no piso

Recomendo olhar com atenção para a decoração nas paredes, onde há representações das quatro estações do ano, dos continentes e de divindades diversas. Exatamente no centro da galeria, os doze signos do zodíaco aparecem em um mosaico no chão com uma cúpula abobadada no teto. É comum ver músicos e artistas nessa área, inclusive com a realização de concertos, exposições de arte e desfiles de moda.

Lojas no andar térreo
Lojas no andar térreo

O andar térreo conta com lojas, cafeterias e restaurantes, embora já sem o status que tinham no passado. A galeria fica aberta o dia inteiro, mas os estabelecimentos só funcionam em horário comercial. Eu não cheguei a fazer compras por lá, mas aproveitei para fazer um lanche. No subsolo fica o Teatro Salone Margherita, que por muitos anos movimentou a vida noturna da cidade e agora abriga uma escola de tango argentino e serve de palco para eventos especiais. Os andares superiores são ocupados por escritórios e setores administrativos.

Reservar hotel

Por fim, o local também conta com o Hotel Art Resort Galleria Umberto, uma hospedagem de luxo em estilo barroco que fica no quarto andar. Algumas das acomodações têm vista para a parte interna da galeria. Por estar em um prédio histórico, com ótima localização, perto dos principais pontos turísticos, e ser voltado para um público mais exclusivo, com quartos espaçosos e elegantes, o preço das diárias é mais alto. Mas com tantas qualidades, o investimento certamente vale a pena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s