Durante minha hospedagem em Petrolina, no estado de Pernambuco, aproveitei para conhecer alguns atrativos fora da cidade. Há algumas opções de passeios para ir até o grande lago formado pela barragem do rio, sendo que o mais famoso é o Vapor do Vinho, que dura o dia inteiro e inclui refeição, banho nas águas e visita a uma vinícola.

Como eu estava com um carro alugado, acabei optando por fazer isso por conta própria. A barragem está localizada entre os municípios de Sobradinho e Casa Nova, na Bahia, e são quase cinquenta quilômetros de distância do Nobile Suites Del Rio, onde fiquei hospedado. A usina conta com seis máquinas geradoras e uma potência de 1.050 megawatts. Além da energia elétrica, ela funciona como reguladora dos recursos hídricos da região.

Essa é uma das seis usinas hidrelétricas instaladas no Rio São Francisco, um dos principais cursos d’água brasileiros. Nessa área, onde determina a fronteira entre os estados baiano e pernambucano, tem seu volume diminuído pela evaporação devido ao clima semiárido do sertão.

O desnível entre a barragem e a continuação do rio é de mais que trinta metros de altura. Para permitir que barcos possam seguir viagem até as cidades mineiras, foi criada uma câmara com centro e vinte metros de comprimento e dezessete de largura.

O reservatório criado com a barragem cria um espalho d’água de mais que quatro mil quilômetros quadrados, constituindo um dos maiores lagos artificiais do mundo e o maior do Brasil. A profundidade chega aos quarenta metros e o comprimento total é de mais que doze quilômetros. Esse represamento ocasionou o alagamento de comunidades próximas, que precisaram ser deslocadas para outros pontos na proximidade.
Foram cerca de doze mil famílias foram realocadas, totalizando setenta mil moradores das cidades de Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho. Inundadas em 1974, essas áreas urbanas foram transferidas para novos assentamentos com os mesmos nomes. As antigas ruínas acabam aparecendo em períodos mais prolongados de seca, quando o nível da água represada no lago abaixa. O impacto ambiental e cultural causado foi eternizado nos versos da canção Sobradinho, da dupla Sá e Guarabyra.

Os moradores tinham origens diversas, em parte vindas com o intuito de explorar a riqueza mineral. Quando esses recursos minguaram, muitos foram embora e os restantes continuaram a se dedicar à agricultura e pecuária, dependendo dos ciclos das águas. Embora tenha tido seu aspecto negativo, a construção da barragem, inaugurada em 1982, permitiu um desenvolvimento grande dessa área e a produção passou a atender mercados do sul e sudeste do país, além de exportações.

Na época da construção da barragem, não foi dada a devida atenção à falta de preparo das populações deslocadas, que não souberam aproveitar as novas oportunidades de desenvolvimento que se apresentavam. Com isso, embora tenham recebido indenizações e infraestrutura, acabaram enfrentando a degradação dos recursos naturais e problemas de saúde. Um dos projetos locais busca o fortalecimento da pesca e aquicultura sustentáveis, por exemplo.

Ali perto, eu também visitei a Vinícola Terranova, que faz parte do grupo Miolo e usa água do rio para irrigação por gotejamento de mais de duzentos hectares de plantação de uvas. Eu confesso que nunca tinha imaginado que o sertão nordestino seria um dos principais polos de fabricação de vinho do país e fiquei bastante impressionado com a estrutura.