Ana Leopoldina

Petrolina – Museu Ana das Carrancas

A valorização da cultura popular é imprescindível para que artistas locais tenham seus trabalhos reconhecidos, garantindo seu meio de sobrevivência. Também é importante que suas histórias sejam contadas, tanto para valorizar o passado quanto para incentivar as gerações futuras.

Casa onde funciona o ateliê
Casa onde funciona o ateliê

Em Petrolina, foi fundado justamente com esses objetivos o Museu Ana das Carrancas. O espaço funciona desde 1995 como uma importante referência regional no artesanato de barro, cujas imagens tem ligação direta com o Rio São Francisco. O museu funciona na casa onde as famosas peças eram e continuam a ser produzidas.

Museu Ana das Carrancas
Ana das Carrancas

Como é o caso de muitos nordestinos, a história de Ana Leopoldina foi feita de luta, muito trabalho e fuga da seca. Quando começou a expor seus trabalhos na feira, as carrancas foram motivo de piada por seu aspecto rústico, formas simples e uso do barro. Ela só seria reconhecida como artista nos anos 1970, quando passou a participar de eventos diversos em Pernambuco e em outros estados brasileiros, chegando a ganhar fama internacional. Foi aí que passou a ser chamada Ana das Carrancas.

Exposição de peças e fotografias
Exposição de peças e fotografias

Uma das salas da casa é usada como área de exposição. Embora muito simples, as peças, fotografias e recortes de jornal permitem conhecer um pouco melhor sua história de vida. Quando visitei o local, fui recebido por uma de suas filhas, que contou curiosidades sobre a mãe e seu falecido marido. Como era cego de nascença, ele foi homenageado nas carrancas, que eram produzidas com o os olhos vazados.

Decoração no jardim
Decoração no jardim

Maria e Angela, filhas da artista, são as responsáveis por dar continuidade à produção das obras, seguindo o estilo original. O museu tem entrada gratuita, mas os visitantes são convidados a conhecer a loja, onde podem comprar desde peças pequenas até grandes esculturas. Além disso, a intenção é preservar a cultura local, realizar de seminários, encontros e cursos, incentivando a geração de renda. Fotos das peças e outras informações podem ser acessadas na página oficial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s