Embora eu goste de experimentar a comida regional quando vou a um lugar novo, confesso que eu tenho algumas preferências e limitações. Em Petrolina, no estado de Pernambuco, eu não estava muito animado a comer bode e, definitivamente, já sei que não gosto de galinha caipira. Por isso, procurei um lugar que fosse famoso pela carne de sol e encontrei o CanaBrava Bar e Restaurante.
Ambiente ★★★☆☆
Trata-se de um estabelecimento familiar com mesas dispostas na varanda. O famoso boteco, descontraído e sem muita frescura. Eu achei o ambiente agradável, com visual rústico e diversas plantas. Também é aberto e ventilado, o que é ideal para o clima da cidade, quente durante todo o ano.

O problema é que o espaço já estava cheio e eu acabei ficando na calçada, em uma dessas mesas de plástico. Pelo menos tinha a generosa sombra de uma árvore grandona, então não chegou a ser um problema.
Serviço ★★☆☆☆
Quem não quiser correr o risco de esperar muito tempo no local, que fica bastante cheio nos fins de semana, deve chegar bem cedo ou usar o serviço de marmitas. Os dias e horários de funcionamento podem ser acessados na página oficial, onde também são postadas as novidades e eventos realizados no local.

Pude perceber que a demora é um problema frequente, com muitas pessoas reclamando disso nos sites de avaliação. Eu não sabia disso e acabei ficando lá cerca de uma hora e meia esperando pelo prato, com o garçom dizendo repetidamente que “já está chegando”.
Preço ★★★☆☆
Achei o valor justo, já que meia porção é suficiente para servir duas pessoas. Um detalhe importante é que não aceitam cartão, seja de débito ou crédito. Eu sei que esses serviços costumam cobrar uma taxa do estabelecimento, mas nos tempos atuais… Enfim, pagamentos são feitos em dinheiro ou pix.
Comida ★★★★★
A noite, quando funciona como um bar, são servidas porções diversas. Na hora do almoço o menu é mais limitado, focando em especialidades típicas da região como a galinha de capoeira e a carne de sol.

Nós pedimos a carne de sol, que é o prato mais famoso da casa. Tirando o fato de que demorou demais para chegar, já que é tudo preparado na hora, ficamos muito satisfeitos com o sabor da comida, com aquele tempero caseiro. A carne vem com um pedaço generoso de queijo coalho e a macaxeira na manteiga derrete na boca.

Os acompanhamentos são arroz branco, feijão, vinagrete e farofa. Bem simples, mas também gostosos. Como ficamos bem alimentados com o prato principal, acabei não pedindo sobremesa ou experimentando outros itens do cardápio.
Resumo ★★★☆☆
Não há exagero em elogiar a carne de sol, que já justifica a ida a esse restaurante que figura entre os melhores de Petrolina. Mas é importante saber que não são aceitos pagamento em cartão e o serviço é muito lento quando a casa está cheia, principalmente nos fins de semana.