Os banshees de Inisherin

Os banshees de Inisherin ★★★★★

Título original: The banshees of Inisherin
Ano: 2022
Direção: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan

Dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um deles resolve, repentinamente e sem explicar os motivos, não falar mais com o outro. A premissa simples do filme esconde uma análise profunda das relações humanas, já que a atitude traz implicações não apenas para a vida dos diretamente envolvidos, mas também outras pessoas na pequena comunidade em que moram.

Conflito entre amigos
Conflito entre amigos

Embora a história por si só tenha me prendido, também fiquei bastante interessado no local onde ela se passa: uma remota ilha na costa oeste da Irlanda no ano de 1923, quando o país passava por uma guerra civil. Embora acompanhem apenas à distância os conflitos, ouvindo o abafado barulho de tiros e canhões, os moradores passam por suas guerras particulares.

Viagem por paisagens irlandesas
Viagem por paisagens irlandesas

A ilha da trama é ficcional, mas as belas paisagens pertencem a duas locações reais. A primeira delas é Inishmore, cujo nome pode ser traduzido como ilha grande e foi usada pelo roteirista e diretor como inspiração para escrever uma peça teatral, posteriormente adaptada para este filme. Ela é bem conhecida por suas encostas junto ao mar, com praias de água azul, muito visitadas por turistas em dias atuais.

Cenário construído em Inshimore
Cenário construído em Inshimore

Embora boa parte das imagens tenha sido gravada nessa ilha, o diretor preferiu que a história se passasse em um lugar fictício para ter mais liberdade criativa. A casa onde o personagem principal vive e cria seus animais, por exemplo, foi construída pela produção usando pedras locais para criar ambientes rústicos, mas aconchegantes. Ela desmontada logo após o término das filmagens.

Dun Aonghasa
Dun Aonghasa

Algumas cenas foram feitas das altas muralhas de Dun Aonghasa, uma fortaleza com mais de três mil anos que servia de barreira para invasores. Outras mostram outras áreas da ilha, incluindo a parte norte. Uma boa opção para explorar a área é alugar uma bicicleta. Também é possível dormir em Inishmore, já que há boas opções de hospedagem, como casas, apartamentos e pousadas.

Achill Island
Achill Island

Já a segunda ilha, chamada Achill Island, fica a cerca de 140 km ao norte dali e foi usada para a filmagem das cenas que se passam em um irish pub, o bar cercado por montanhas que serve como principal ponto de encontro da comunidade. A estrutura também foi criada para o filme e  logo desfeita após o fim da produção, mas as paisagens já compensam a visita.

Keen Bay
Keen Bay

Um pequeno chalé de pescador foi usado como a casa do segundo personagem, contrastando com a anterior pelo uso de cores e coleção de artefatos diversos como marionetes e um velho gramofone, refletindo sua personalidade criativa e artística. As imagens externas são da praia chamada Keen Bay, uma das mais famosas da região.

Purteen Pier
Purteen Pier

Outra locação facilmente identificada é o Purteen Pier, um porto de pescadores originalmente construído em 1886 que fica próximo à vila de Keel.  Como a história se passa há um século atrás, foram construídos celeiros e armazéns de época. Também foram usados os típicos barcos pesqueiros chamados currach, que ainda podem ser vistos pela ilha. Ao fundo, estão os icônicos penhascos de Minaun, a extensa costa da ilha muito usada para a prática de esportes aquáticos como surfe, windsurf e kitesurfe.

Lough Acorrymore
Lough Acorrymore

Saindo do litoral, destaca-se o grande lago de Lough Acorrymore, cercado por vastas montanhas que se formaram durante a última era glacial, quando a maior parte do país era coberta por uma grossa camada de gelo. Há cerca de dez mil anos atrás, o terreno foi esculpido pelo derretimento e descida das águas e possui, agora, um visual desértico.

St. Thomas Church
St. Thomas Church

Outros encontros acontecem na St. Thomas’s Church, na comunidade de Dugort. É uma igreja do século XIX aberta para o público somente nos horários de missa. Para quem quiser explorar com mais calma as locações usadas na Achill Island, há dezenas de opções de acomodações, incluindo casas, apartamentos, pousadas e até mesmo hotéis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s