Rio Parnaíba

Parnaíba – Geografia e clima

Parnaíba é segunda cidade mais populosa do Piauí, com população se aproximando de duzentos mil habitantes. Ela tem grande importância por ser a porta de entrada para a região do Delta do Parnaíba, tanto no o turismo quanto comercialmente, já que a capital do estado encontra-se centenas de quilômetros do litoral. Quem visita o local tem muitas opções de hospedagem. Como meu objetivo era passear, escolhi ficar na Pousada Vila Parnaíba, que fica pertinho do centro histórico.

Pesca do caranguejo
Pesca do caranguejo

A área do Delta do Parnaíba conta com setenta e cinco ilhas espalhadas entre os braços do rio, um santuário de reprodução e alimentação de diversas espécies de peixes, caranguejos, mariscos, lagostas e camarões. Os manguezais, praias e estuários tem igual importância para a variada vida marinha, garantindo o equilíbrio ecológico na região. Com isso, milhares de famílias podem viver da pesca artesanal, utilizando técnicas artesanais até os dias atuais.

Revoada dos Guarás
Revoada dos Guarás

Foram criadas unidades de conservação e reservas extrativistas para preservar a biodiversidade e proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais. A bacia do rio tem como bioma predominante a caatinga, mas está em zona de transição para a floresta tropical e termina com vegetação litorânea. O Rio Parnaíba percorre quase 1.500 km e divide os estados do Piauí e Maranhão até desaguar no oceano, formando o único delta em mar aberto do continente americano e um dos três maiores do mundo em extensão.

Barra Grande, transfer de parnaíba Lagoa do Portinho
Lagoa do Portinho

Além do rio, pode ser citado como grande ponto de interesse a Lagoa do Portinho. De fácil acesso, é o local ideal para passar o dia tomando banho de água doce, explorando as dunas dos Lençóis Piauienses, dando voltas em embarcações ou, simplesmente, comendo em um dos restaurantes às margens. No litoral do estado, destaca-se a Praia da Pedra do Sal, embora a maioria dos turistas aproveite as belas paisagens e boa estrutura do município vizinho chamado Luís Correia.

Igreja Matriz de São Sebastião
Igreja Matriz de São Sebastião

A religiosidade tem grande importância na região, sendo realizados diversos eventos que contribuem para o turismo e a economia, incluindo a tradicional festa de São Francisco de Assis, entre setembro e outubro. Milhares de moradores locais ou vindos de outras cidades e estados lotam a praça e a avenida em frente à Igreja Matriz de São Sebastião para novenas, quermesses e procissão.

Tabela com médias do clima
Tabela com médias do clima

Em Parnaíba, predomina o clima megatérmico, com temperaturas médias acima de 18° C todos os meses do ano, sem uma estação de inverno e muita chuva entre os meses de janeiro a junho, caracterizando o tropical semiúmido. Como o tipo de passeio feito por lá é, em sua maioria, em áreas externas, para aproveitar as belezas naturais, o ideal é evitar os meses de março a maio, quando as precipitações são mais frequentes e intensas. Nesse sentido,  é mais recomendável viajar no segundo semestre do ano, mais seco. Eu fui em outubro e deu tudo certo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s