Durante a minha estadia em Barra Grande, no litoral do Piauí, eu estava sem carro alugado e tinha o objetivo principal de relaxar e curtir a praia. Por isso mesmo, eu decidi fazer tudo ali pertinho da hospedagem na vila e o mais longe que saí para comer foi no Villa dos Poetas Restaurante, que ficava a 350 metros de mim.
Ambiente ★★★★★
Talvez por estar quase fora do centrinho onde se concentra a maior parte dos restaurantes e pousadas, esse estabelecimento tem um espaço bem mais amplo do que os que eu tinha comido antes, contando com boas áreas coberta e descoberta.

Assim como nos demais estabelecimentos, aqui ficamos com os pés na areia, o que dá a sensação de que se continua na beira da praia. Os móveis de madeira, a cobertura feita com troncos e palha, os jardins e o clima de descontração dão uma sensação aconchegante de lugar rústico e confortável.

Falando nisso, quem quiser descanso pode deitar em uma das redes de descanso e até ler um dos livros que ficam dispostos pelo local, o que faz jus ao nome. Mas a conexão com a arte não para por aí, já que ali são realizados eventos diversos como apresentações musicais, peças de teatro, recitais, festas e outros. O espaço também é decorado com trechos de obras.
Serviço ★★★★★
Com relação ao atendimento, achei que foram muito prestativos e eficientes. Quando eu estive lá ainda estava vazio, mesmo porque era hora de almoço e muitos dos turistas estavam aproveitando as praias e outros atrativos da região. Inclusive, muitos restaurantes da vila sequer estão abertos nesse horário. Para conferir o horário de funcionamento, divulgação de eventos e outras informações, recomendo acessar a página oficial. Lá eles postam diversas fotos dos pratos e drinks servidos.
Preço ★★★☆☆
Eu fiz esse passeio no final de 2021, então os preços e opções mostrados no cardápio abaixo já podem ter mudado. Na ocasião, achei os valores adequados para um local turístico como Barra Grande. Pedimos um prato para duas pessoas e foi o suficiente para três, pois nesse dia não estávamos com tanta fome.

Comida ★★★★★
No Villa dos Poetas são servidos pratos típicos ou adaptações da gastronomia brasileira e estrangeira com ingredientes locais. Geralmente, eu gosto de experimentar os sabores regionais e fiquei bastante satisfeito com as diversas opções no menu.

Pedimos para duas pessoas o baião da vila, que é o tradicional baião de dois com um arroz branco cremoso e feijão de corda, acompanhando carne de sol feita com filé mignon, queijo coalho, couve refogada, banana frita e ovo estrelado. Posso afirmar que estava muito gostoso, mesmo eu sendo suspeito para falar porque eu simplesmente amo essa combinação.

De sobremesa, escolhemos também para compartilhar a goiabada cascão ao vinho com mil folhas de queijo coalho e sorvete de bacuri, fruta azedinha e de polpa branca que é bastante comum na região amazônica, mas que também aparece no cerrado. Estava deliciosa e recomendo tanto pelo sabor quanto por ser algo que você não vai encontrar em qualquer lugar.
Resumo ★★★★☆
Misturando pratos típicos com criações próprias, esse restaurante é um dos destaques de Barra Grande e tem um ambiente tão gostoso que dá vontade de passar um tempo por lá, descansando na rede e lendo um bom livro.