Cajueiro Rei

Cajueiro da Praia – Cajueiro Rei

Barra Grande é um pequeno vilarejo que tem atraído a visita de muitos turistas em busca de paisagens paradisíacas no litoral do Piauí e faz parte de Cajueiro da Praia, a cerca de 8km de distância, na divisa com o estado o Ceará. Enquanto estava hospedado na comunidade, resolvi fazer uma visita à cidade contratando um transfer para o passeio. Você pode combinar diretamente com o motorista ou a agência de turismo o que incluir no pacote, mas a opção mais interessante é mesmo fazer o passeio com veículo próprio ou um carro alugado, pois assim você tem mais liberdade para explorar a região e ficar o tempo desejado em cada um dos pontos.

Praia do Sardim
Praia do Sardim

No meu caso, acabei fazendo paradas rápidas pelo caminho na Praia de Barrinha e Praia de Morro Branco, ambas bem tranquilas e ainda pouco exploradas pelo turismo, embora seja possível encontrar opções de hospedagem em alguns pontos. Mais frequentadas por pescadores e moradores da região, elas são o destino ideal para quem quer relaxar, aproveitar as ondas fortes em dias de muito vento e tomar banho. Como não contam com infraestrutura próxima, o ideal é levar alimentos e bebidas próprios. Um dos pontos é interessantes é a Ponta do Sardim, com recifes se destacando nas águas transparentes e um belo pôr-do-sol.

Igreja Sagrado Coração de Jesus
Igreja Sagrado Coração de Jesus

Cajueiro da Praia recebeu esse nome devido ao grande número dessas árvores perto do mar. Pescadores costumavam passar de barco pela região para pescar, mas só desembarcaram em terra firme e se mudaram com suas famílias depois de se certificarem de que os índios não ocupavam mais a área. Com o desenvolvimento da lavoura, pecuária e pesca, além da chegada de novos moradores e a visita dos turistas, surgiu a necessidade de criar um novo município na região, o que se deu em 1995. Atualmente, a sede ainda conta com menos de dez mil habitantes e possui como destaque a Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Estrutura simples no Cajueiro Rei
Estrutura simples no Cajueiro Rei

Mas o principal atrativo é o Cajueiro Rei, que encontra-se protegido por uma lei municipal, sendo reconhecida sua importância como símbolo da cidade. Esse não é o primeiro maior cajueiro do mundo que eu visito, já que um outro,  localizado na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, também concorre pelo título. Aqui afirmam que a árvore tem quase nove mil metros quadrados, medida comprovada com um GPS de alta precisão.

Extensão do Cajueiro Rei
Extensão do Cajueiro Rei

O cajueiro vem todo de uma semente única e se ramificou por meio de uma reprodução chamada alporquia de solo, que acontece naturalmente quando os galhos tocam o chão, adentram a terra úmida e ganham raízes próprias. Estima-se que a árvore tenha mais de duzentos anos. O interessante é que ele tem uma boa área para crescer ainda mais. Quando eu fiz a visita, não havia ali quase nada de estrutura, o que mostra que ainda é preciso investimento para aproveitar seu potencial turístico. Ainda assim, fui recebido por um funcionário que apresentou o local com bastante simpatia.

Praia dos Mangues
Praia dos Mangues

Atrás da extensa vegetação, fica escondida a Praia das Pedras, também conhecida como Praia dos Mangues, que me pareceu ainda menos visitada que as citadas anteriormente. Mas é uma boa opção para os amantes da natureza, que podem curtir a paz do local e tomar banho no mar de ondas leves. Ali foi possível ver vários barcos de pesca parados na areia, já que a maré estava bem baixa. Dali, é possível caminhar pela areia até a Praia do Cajueiro, onde fica o Projeto Peixe-Boi Marinho, que conta com um pequeno museu e é um dos maiores santuários desses animais em todo o país.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s