Barra Grande, geografia e clima mapa

Barra Grande – Geografia e clima

Barra Grande é uma pequena comunidade no litoral do Piauí que, há até poucas décadas atrás, tinha um acesso bastante difícil e contava com poucos moradores, que praticavam a pesca artesanal e a agricultura de subsistência. A mudança veio depois da construção de estradas melhores, a chegada da energia elétrica e, a partir dos anos dois mil, o desenvolvimento do turismo.

Prática de kitesurfe
Prática de kitesurfe

A abertura da Pousada BGK, em 2005, foi um marco para o local. À beira do mar, sua estrutura foi pensada para os visitantes que buscavam a prática do kitesurfe, muito buscado no local. Além dos fortes ventos, o clima estável e a temperatura agradável da água, sempre em torno dos 26 °C, proporcionam condições ideais para a prática de esportes aquáticos. 

Ruas de areia e becos
Ruas de areia e becos

Atualmente, a vila conta com muitas opções de hospedagens que inclui hotéis, pousadas, albergues, casas de temporada e outros. Também se destacam os restaurantes, que misturam a gastronomia regional com influências internacionais. O desafio é alcançar um crescimento sustentável. Durante a minha estadia no local, algumas ruas estavam fechadas para a circulação de carros, o que ajudava a preservar as ruas cobertas de areia e diminuía o impacto da presença humana.

Pontal da Barra Grande
Pontal da Barra Grande

Antigamente, o pequeno fluxo de pessoas nas praias permitia que tartarugas marinhas usassem o território para desovar com mais liberdade. Destaca-se também a presença dos cavalos-marinhos, cuja particularidade é que os machos são os responsáveis por carregar os filhotes na barriga e cuidar deles depois de nascidos. Já em Cajueiro da Praia, cidade sede de Barra Grande que fica a uns oito quilômetros de distância, há o Projeto Peixe-Boi Marinho, que conta com um pequeno museu e é um dos maiores santuários desses animais em todo o país.

Barra Grande, geografia e clima calor
Calor o ano inteiro

Caminhando pela praia principal, é possível chegar à área do encontro do rio com o mar. Ali é fácil observar a vegetação de restinga que é característica da região, com mangues e dunas de areia, contando com mata de cocais arbórea e arbustiva do cerrado e da caatinga. O clima tropical tem variações litorâneas, com temperatura quente e estável durante todo o ano.

Barra Grande, geografia e clima tabela
Tabela de médias do clima

As chuvas devem ser consideradas para definir a melhor época de visitar a região, pois sempre queremos praia com bastante sol. Os maiores índices costumam ser registrados durante o verão e o outono, concentradas nos seis primeiros meses do ano, principalmente de março a maio. Eu fiz a minha viagem em outubro e não vi uma gota de chuva sequer, além de evitar o período de alta temporada das férias escolares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s