Além dos passeios por atrativos que incluem dunas, lagoas e praias, a estadia em Jericoacoara também permite fazer uma viagem gastronômica. A presença de diferentes culinárias mundiais pode ser explicada pela visita de muitos estrangeiros na região, mas também porque os brasileiros gostam de experimentar coisas novas e já incorporaram em seu dia a dia muitas influências. Uma opção que me agradou muito foi o Káfila Restaurante Árabe.
Ambiente ★★★☆☆
Localizado na Rua Principal da vila, o restaurante disputa espaço com diversos outros. Eu não diria que ele chega a chamar muita atenção, já que não tem lá muita decoração ou algo que o torne especial quando visto de fora, mas o nome e a ilustração da paisagem árabe fazem com que ele não passe despercebido.

As poucas mesas são distribuídas no pequeno salão e, quando cheguei lá, estavam quase todas ocupadas, o que é esperado porque a maioria dos turistas faz passeios durante o dia e saem para comer nos restaurantes mais tarde. Eu preferi ficar do lado de fora por ser mais ventilado, já que continua fazendo calor mesmo durante a noite.
Serviço ★★★★★
Eu gostei bastante do atendimento, pois fizeram questão de tirar as dúvidas, e dar sugestões com simpatia. Também vi que se preocuparam em manter a mesa e o ambiente limpos, além de terem sido rápidos no preparo dos alimentos.
Preço ★★★☆☆
O valor das refeições em Jericoacoara, assim como na maioria dos lugares muito voltados para o turismo, não é barato. Nesse restaurante, ele estava na média do que é cobrado no restante da cidade.
Comida ★★★★★
Embora me pareça não ser atualizada com frequência, vale a pena dar uma conferida na página oficial para informações como o horário de funcionamento e alguns dos pratos servidos.

Escolhemos um combo para duas pessoas, mas que pode ser compartilhado por três com tranquilidade, pois vem bastante comida. Tínhamos direito a escolher o sabor das duas esfihas e pedimos a tradicional de carne e a margherita, com mozarela, tomate e manjericão. Também vieram quatro bolinhos de falafel, dois espetos de kafta e um kibe frito como pratos quentes.

Acompanhando pãezinhos árabes feitos na própria casa, tivemos quatro pastas, sendo elas de húmus, babaganuj, coalhada seca e alho, além de um molho tahine. Tudo feito com cuidado e muito apetitoso. Também devo destacar o cuidado com a apresentação, afinal de contas, comemos primeiro com os olhos.

Por fim, uma generosa salada tabule, temperada na medida e bem fresca. Achei uma ótima ideia pedir o combo porque assim dá para experimentar vários pratos e dividir com mais pessoas.
Resumo ★★★★☆
Eu sou suspeito para falar porque gosto muito de comida árabe e até me arrisco a fazer em casa com certa frequência, mas eu adorei esse restaurante e recomendo. Com certeza voltaria lá em outra oportunidade, já que vários itens do menu me deram água na boca só de ler.