Localização de Lavras Novas no Mapa Mundi

Lavras Novas – Geografia e clima

Distrito de Ouro Preto, o pequeno vilarejo de Lavras Novas fica a uns 20 km de distância da cidade sede. O local começou a se desenvolver por volta de 1716, no apogeu da exploração do ouro na região, e tem maioria da população negra. Somente no início da década de 1990 foi descoberta pelos viajantes e hoje é tomada por várias opções de hospedagem. Atualmente, o local conta com cerca 1.500 habitantes, a maioria trabalhando com o turismo. Na alta temporada e em feriados, a ocupação chega a quase 10.000.

Vila Mineira Pousada
Chalés em estilo colonial

Os visitantes buscam tranquilidade em meio às coloridas casinhas coloniais, muito charmosas e bem preservadas – além das novas estruturas construídas no mesmo estilo. Não leva muito tempo para caminhar de uma ponta à outra da rua principal que corta o local, mas vale a pena ficar lá por mais tempo para aproveitar tudo com mais calma.

Mirante do Telégrafo
Mirante do Telégrafo

Uma das coisas que eu mais gosto ali é a vista das montanhas em volta. A área é tomada por afloramentos rochosos, conhecidas localmente como pedras equilibradas. Elas podem ser admiradas de um dos vários mirantes das redondezas. A vila encontra-se entre a floresta atlântica e o cerrado, com predomínio de arbustos e ervas. Muitas espécies vegetais são usadas pelos moradores para fabricação de remédios caseiros, produtos como vassouras e ornamentos.

Trilha do mirante e cachoeiras
Cachoeira dos Namorados

Das atividades, destaca-se o turismo de aventura, com passeios de quadriciclo, jipe, caiaque, bicicleta, cavalo e caminhada nas trilhas entre os montes, tendo como destino cachoeiras, cânions, mirantes e a lagoa formada pela represa. Como as estradas são de terra, com muitos buracos e desníveis, nem todos os lugares podem ser acessados facilmente por conta própria.

Tabela das médias do clima de Lavras Novas

Devido ao potencial do ecoturismo, eu prefiro evitar ir a Lavras Novas nos meses de verão, quando as chuvas são mais frequentes e intensas. Nesse sentido, o ideal é ir de abril a setembro, com o tempo mais seco. Durante todo o ano, é comum sentir um friozinho que se intensifica durante a noite, então não esqueça de levar agasalho. A duração do dia diminui no inverno, mas nada tão dramático.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s