Receita de dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca

Nos últimos anos, se tornou comum encontrar dadinhos de tapioca no menu de estabelecimentos dos mais diversos estilos, desde aquele lugar barzinho copo sujo até restaurantes mais renomados. Também dá para comprar congelados em supermercados e preparar em casa. Mas, sem dúvida alguma, a opção mais barata é fazer por conta própria. A receita é extremamente simples e você vai precisar de:

• Tapioca granulada 500 gr
• Queijo coalho 500 gr
• Leite 1 litro
• Sal 1 colher de sopa
• Pimenta do reino a gosto

Tapioca granulada
Tapioca granulada

A tapioca, extraída da mandioca, é usada para fazer várias pratos típicos da culinária brasileira, tendo sido parte da alimentação de indígenas, colonizadores e escravos, principalmente nos estados do norte e nordeste. Atualmente, a iguaria é facilmente encontrada em supermercados, mas nessa receita é preciso estar atento para comprar a tapioca granulada, bastante usada em bolos e pudins. Não é aquela fininha, já hidratada e semi-pronta para ser consumida.

Queijo coalho ralado grosseiramente
Queijo coalho ralado grosseiramente

O segundo ingrediente da receita é o queijo coalho, que deve ser ralado grosseiramente para ficar uns pedacinhos derretidos. Caso não esteja disponível onde você mora, é possível substituir por outro que seja um pouco curado, mais seco. O pacotinho de tapioca geralmente é vendido com 500 gr, então uso uma balança de cozinha para separar a mesma quantidade de queijo. Para facilitar o processo, também utilizo um processador de alimentos em vez do ralador.

Leite e temperos
Leite e temperos

Em uma panela grande, coloco um litro de leite para esquentar até começar a ferver. Nesse momento, aproveito e adiciono uma colher de sal – a quantidade vai variar de acordo com o queijo, se ele estiver com um sabor muito forte, coloco menos. Também uso um moedor para dar um toque de pimenta do reino – prefiro a branca para não alterar o visual do dadinho, mas pode ser a tradicional preta também.

Mistura de todos os ingredientes
Mistura de todos os ingredientes

Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos e adicione o líquido bem quente. A primeira impressão é que ficou muito mole, mas, à medida que a tapioca é hidratada, a massa vai tomando forma. Basta mexer um pouco até que atinja uma consistência pastosa, como um mingau. Nesse momento, também podem ser adicionados outros elementos, como tempero verde (cebolinha e salsinha).

Massa no tabuleiro
Massa no tabuleiro

Enquanto ainda estiver bem maleável, transfira a massa para um tabuleiro pequeno – quanto menor, mais alto ficará o dadinho. Eu gosto de cobrir o recipiente com plástico filme ou tapete de silicone para ficar mais fácil de tirar depois. Use uma colher ou as próprias mãos para moldar, deixando o mais uniforme possível. Se estiver grudando, uma boa fica é usar água.

Corte os cubinhos
Corte os cubinhos

Após deixar esfriar em temperatura ambiente e dentro da geladeira por alguns minutos, vire em uma tábua ou na própria bancada da cozinha, tomando cuidado para não quebrar. Daí, basta cortar com uma faca média, tentando manter o padrão de tamanho desejado. Eu gosto dele com a grossura de dois dedos, mais ou menos.

Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta
Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta

Chega a hora de fritar, preferencialmente na hora de servir para comer quentinho e com o queijo derretido. Como eu evito excesso de óleo na minha alimentação, tenho usado mais a air fryer. Os dadinhos de tapioca podem ser servidos puros ou com acompanhamento diversos, como geleia de frutas ou pimenta (minha preferida), mel e pastas. É uma ótima entrada para refeições ou petisco quando estiver bebendo. Nessa receita eu usei:

Balança de cozinha
Mini processador de alimentos KitchenAid
Ralador KitchenAid
Panelas Brinox Ceramic Life 4,5 mm
Colheres medidoras
Moedor de sal e pimenta
Tabuleiro antiaderente
Tapete de silicone
Tábua de bambu
Faca média Silvermark

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s