Restaurante Casa da Ladeira

Congonhas – Restaurante Casa da Ladeira

Os principais atrativos turísticos de Congonhas se concentram na mesma área e o passeio pode ser complementado com uma boa refeição da típica gastronomia mineira. Uma das opções é a Casa da Ladeira.


Ambiente ★★★☆☆

O estabelecimento funciona em um belo casarão colonial, com aquelas grandes portas e janelas de madeira. O interior é decorado com artesanato local, que inclui peças em ferro, móveis antigos, cortinas rendadas e coisas do tipo.

Decoração com antiguidades
Decoração com antiguidades

Tem alguns cantinhos particularmente interessantes, mas as cadeiras cobertas com panos eu acho muito cara de festa de debutante. Além disso, senti falta de um certo aconchego e elementos modernos acabam atrapalhando a imersão em outra era da história.


Serviço ★★☆☆☆

O salão é grande e comporta muitas mesas, mas quando eu fui não tinha muita gente. Ainda assim, achei o atendimento corriqueiro e impessoal, como se os funcionários estivessem correndo contra o tempo para dar conta de muito serviço – imagino que estejam acostumados ao ritmo de quando o local está lotado.

Atendimento impessoal
Atendimento impessoal

Não dá para dizer que faltou eficiência, já que as bebidas chegaram rápido, não peguei fila para fazer o pagamento e o ambiente é mantido muito limpo, mas faltou aquela atenção especial tão característica principalmente no interior do estado de Minas Gerais.


Preço ★★★☆☆

O restaurante funciona em um sistema de bufê, desses que você paga um valor determinado e se serve à vontade. Para quem come muito pouco, pode não valer tanto a pena, mas achei o valor bom.

Comida no forno a lenha
Comida no forno a lenha

A recomendação é ir lá quando estiver com bastante fome. Obviamente, eles disponibilizam pratos pequenos para não caber muita coisa, mas você pode sempre voltar e pegar mais.


Comida ★★★★☆

Sem dúvida alguma, o ponto alto do restaurante é o que realmente importa: a refeição, que é mantida quentinha e com um sabor especial no fogão a lenha. Eu não sou muito fã de algumas das iguarias da culinária mineira, como frango ensopado, mas a boa diversidade de carnes, acompanhamentos e saladas me deixou mais que satisfeito.

Sirva-se à vontade
Sirva-se à vontade

Já a sobremesa é paga à parte e inclui, entre outros, doce de leite, figo, mamão e goiabada, além do queijinho para dar uma balanceada no sabor – ainda assim, eu achei tudo muito doce e não consegui comer muito. Você pode escolher duas opções mais o queijo e fiquei sem entender o por quê dessa limitação. Sinceramente, não achei que valeu muito a pena.

Doces mineiros
Doces mineiros

Resumo ★★★☆☆

Localizado próximo dos principais atrativos da cidade, a Casa da Ladeira é uma boa opção para experimentar a típica comida mineira, matar a fome e dar uma pausa nos passeios. A comida no fogão a lenha é bem saborosa, mas a sobremesa decepcionou um pouco. Também poderiam melhorar o ambiente e o atendimento. Ainda assim, vale a pena.

2 comentários

  1. André Candreva - Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas disse:

    O ambiente do restaurante Casa da Ladeira nos transporta ao século XIX… e ainda tem a saborosa comida mineira… impossível resistir…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s