Embora eu já tivesse visitado Congonhas em um bate e volta a partir da capital mineira, eu nunca tinha me hospedado por lá. De fato, um dia é o suficiente para conhecer os principais atrativos, mas vale a pena dormir ao menos uma noite para curtir com mais calma. Dessa vez, fiquei durante um fim de semana e escolhi a Pousada Circuito dos Inconfidentes.
Comodidades
Com um ambiente bastante agradável, a pousada é o local ideal para um descanso após o dia cansativo de passeio pelas ruas com subidas e descidas em calçamento de pedra da cidade. Mas também dá para aproveitar sua própria estrutura e serviços.

Uma das melhores coisas de viajar é aproveitar um café da manhã infinitamente mais farto do que costumamos ter em casa. Nessa pousada, são servidos vários bolos caseiros, pãezinhos, biscoitos, frios e outros itens. Bem melhor que as refeições servidas em muitos hotéis grandes e conceituados, justamente por ter itens mais frescos – nada como um pãozinho de queijo assado na hora.

Eu não entrei na piscina porque fiquei passeando durante o dia e estava um pouco frio a noite, mas passei um tempo ali na área externa lendo um livro por e aproveitando o fim da tarde. A estrutura de lazer conta ainda com uma sauna e é possível consumir itens do bar.

Também achei interessante que eles tenham uma loja de artesanato, pois isso permite fazer compras sem ter que ficar carregando sacolas durante as caminhadas e visitas aos pontos turísticos. Mas vale a pena comparar antes os preços com as outras vendas da região.
Conforto
A Pousada Circuito dos Inconfidentes possui quartos duplos e triplos com algumas variações. Uns são voltados para a rua e outros para a área interna, podendo ser conjugados para viajantes em família. Eu fiquei em um quarto duplo com varanda no fundo da propriedade, com vista para a cidade e uma mata, o que achei bastante agradável. Ele era mais isolado dos demais, então ficava bem tranquilo a noite, sem ninguém passando pelo corredor.

Entre as amenidades, pode-se citar os produtos de higiene pessoal no banheiro privativo, televisão com canais a cabo, frigobar com venda de itens ou para uso de produtos próprios, ar-condicionado e aquecimento, varal para secar roupas e outros. Quem quiser ainda mais conforto, vale a pena investir na acomodação com banheira de hidromassagem.
<HRWi-fi grátis
Embora ofereça conexão gratuita, a internet não estava funcionando muito bem no meu quarto – talvez por ter ficado em um ponto mais distante da recepção. Não chegou a ser um problema, visto que eu não precisava fazer nada que demandasse muita rapidez, mas é um ponto fraco.

Como alternativa, há algumas salas de uso comum em que o acesso é melhor. Ali também costumam ser realizadas exposições temporárias de arte, valorizando a cultura local.
Localização
A pousada conta com um estacionamento gratuito. Eu deixei o carro lá na chegada e só retirei na hora de ir embora, já que a ideia foi ficar próximo dos principais atrativos da cidade justamente para fazer tudo a pé, sem se preocupar com procurar vagas na rua. A Basílica do Bom Jesus de Matosinhos fica a apenas 400 metros, dá para ir tranquilamente.
<iframe src=”https://www.google.com/maps/d/u/1/embed?mid=1YCL0DLEVEDR5F4hiCFvoW7gvaiRgYh0b&ehbc=2E312F” width=”800″ height=”600″></iframe>
Funcionários
Achei o atendimento muito bom, tanto na recepção, que funciona 24h por dia, quanto de outros funcionários que encontrei durante a estadia. Além da simpatia e da eficiência, destaco a boa limpeza do local e a preocupação em manter os protocolos exigidos durante a pandemia.
Custo benefício
A Pousada Circuito dos Inconfidentes oferece bons preços, principalmente considerando a qualidade das instalações e que, imagino eu, a maioria dos turistas que passam por lá ficam poucos dias. Não é necessário fazer nenhum pagamento prévio e o cancelamento é gratuito até poucos dias antes da chegada, dando mais segurança para caso aconteça algum imprevisto.
Resumo
+ Café da manhã
+ Conforto
+ Atendimento
+ Localização
– Conexão wi-fi