Receita de cuca de banana com doce de leite

Cuca de banana com doce de leite

A cuca é um bolo de tabuleiro cujo nome resulta do aportuguesamento de cooker, palavra inglesa que significa fogão. Mas, na verdade, a iguaria foi trazida da Alemanha para o sul do Brasil por imigrantes, com algumas adaptações como a substituição da cobertura dostreuselkuchen por uma farofa de açúcar. Atualmente, ela pode ser encontrada em vários estados. Nessa receita, usei recheio de banana e doce de leite.

Açúcar, farinha de trigo, manteiga e canela
Açúcar, farinha de trigo, manteiga e canela

Eu gosto de começar pela farofa, que já deixo pronta para a montagem enquanto faço os outros preparos. É bem simples, basta misturar os ingredientes secos abaixo e acrescentar a manteiga – se estiver dura, corte em pequenos pedaços. O objetivo é deixar alguns pedaços maiores.

• Açúcar ½ xícara
• Farinha de trigo
½ xícara
• Canela em pó
1 colher de chá
• Manteiga sem sal
2 colheres de sopa

Açúcar, gemas e manteiga
Açúcar, gemas e manteiga

Agora vamos para a massa do bolo em si, que não é muito diferente de outros. Eu começo separando todos os ingredientes com xícaras medidoras e colheres medidoras. Depois de tudo organizado, separo as gemas e bato com o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente.

• Ovos 2x
• Açúcar 1 xícara
• Manteiga sem sal 2 colheres de sopa

Leite, farinha de trigo e fermento
Leite, farinha de trigo e fermento

Depois, adiciono a essa massa, também na tigela da batedeira, a farinha de trigo, o leite e o fermento, continuando a misturar.

• Farinha de trigo 2 xícaras
• Leite ¾ de xícara
• Fermento 1 colher de sopa

Claras em neve
Claras em neve

Em uma vasilha à parte, bato a clara em neve. Eu gosto de usar um mixer de mão, já que a quantidade é pouca. Depois de atingir a consistência desejada, junto tudo rápido, porém com delicadeza. A ideia é tomar cuidado para deixar a massa bem aerada, embora o resultado seja uma aparência um pouco pesada mesmo.

Bananas bem maduras
Bananas bem maduras

Eu já comi cucas de diferentes sabores, como maçã, abacaxi, frutas vermelhas e goiabada. Mas a minha opção preferida e que faço com maior frequência é com bananas bem maduras, aquelas que já estão ficando com a casca preta e ficam desagradáveis para comer. Costumo comprar da prata, mas pode ser de outra variedade.

Montagem em tabuleiro untado
Montagem em tabuleiro untado

Para a montagem, despejo a massa em um tabuleiro médio. Mesmo usando a assadeira antiaderente, eu gosto de passar manteiga e polvilhar farinha de trigo para soltar mais fácil. Por cima, coloco rodelas ou tiras de banana. Não precisa afundar elas.

• Banana 4x

Cobertura de farofa e doce de leite
Cobertura de farofa e doce de leite

Para finalizar, uso a farofa feita lá no começo e acrescento colheradas de doce de leite. Daí é só levar ao forno pré-aquecido e assar por cerca de trinta minutos. A partir daí, dá para abrir e fazer o teste do palito – se espetar e sair limpinho, está pronto.

• Doce de leite 200 gr

Cuca de banana com doce de leite
Cuca de banana com doce de leite

Como a massa cresce, os pedaços de banana, doce de leite e parte da farofa são incorporados no bolo, fazendo uma mistura de recheio e cobertura. Eu gosto de comer quentinho, acompanhado de uma boa xícara de café ou chá. Para essa receita eu usei:

Xícaras medidoras
Colheres medidoras
Batedeira KitchenAid Pro
Mixer de mão KitchenAid
Kit de utensílios em silicone e bambu
Tabuleiro antiaderente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s