Mala de viagem

Bagagem extraviada

Felizmente, eu nunca tive uma bagagem extraviada, mas conheço várias pessoas que passaram por esse problema. Qualquer um que tenha despachado sua mala em uma viagem de avião, seja em trechos nacionais ou internacionais, corre o risco de demorar ou até mesmo nunca mais reaver seus pertences. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas algumas atitudes diminuem os riscos e as suas consequências.

Radar de rastreamento mundial
Radar de rastreamento mundial

Pode parecer óbvio, mas o passo mais importante é identificar corretamente suas bagagens. Eu sempre preencho uma ficha com meu nome e dados de contato para, caso alguém encontre minhas coisas, tenha como devolver. Para se sentir ainda mais seguro, o passageiro pode usar um rastreador eletrônico e acompanhar a movimentação pelo celular. Um exemplo é o airtag da Apple, que pode ser usado para encontrar qualquer objeto como chave, mochila, carro ou, até mesmo, animais de estimação, desde que alguém com um iPhone esteja nas proximidades.

Mala de mão para viagem
Mala de viagem

Use todos os artifícios possíveis para que elas fiquem diferentes daquelas dos demais passageiros. Você pode, por exemplo, comprar malas de cores diferentes (aquela pretinha básica parece ser a pior opção) e usar lenços coloridos e adesivos que ajudem na identificação. Isso evita, inclusive, que alguém se confunda e leve seus pertences quando eles estiverem passando na esteira do aeroporto.

Cuidado com os roubos
Cuidado com os roubos

A falha humana é uma das razões mais comuns para o problema. A separação das malas no aeroporto é feita pelos funcionários da companhia aérea, que podem cometer algum erro por falta de atenção, cansaço ou outro motivo. Também existe a possibilidade de roubos – tanto por parte de pessoas que trabalham no local quanto por outros passageiros. Por isso é tão importante carregar os seus objetos de maior valor na bagagem de mão, que fica com você o tempo todo.

Não se prenda
Não se prenda

Outra coisa importante é sempre usar cadeado para aumentar a segurança – alguns destinos exigem modelos específicos, então é bom se informar com antecedência. Pode acontecer de você pegar a sua mala no aeroporto, levar embora e só descobrir muito tarde que alguns itens sumiram. Uma forma de identificar o problema é comparar o peso que consta na etiqueta com a hora da retirada. Obviamente, pessoal da segurança pode vistoriar o conteúdo e alguns ladrões sabem violar os lacres, mas não deixa de ser um nível a mais de proteção.

Voos pelo mundo
Voos pelo mundo

Quanto mais conexões, maiores são as chances de problemas. Isso porque as malas precisam ser retiradas de uma aeronave e colocadas em outra, potencializando o risco de falha humana e problemas na logística. Tudo piora quando o tempo está apertado, já que a prioridade é a pontualidade do voo. Também é importante verificar com a companhia aérea se as malas vão direto para o destino final ou se será preciso fazer a retirada e novo despacho, algo comum quando você entra em um país e tem de passar pela alfândega antes de seguir viagem, por exemplo. Nesse caso, se organize para ter tempo suficiente para fazer tudo com calma.

Fila de espera para embarque
Despachar a bagagem

Por fim, evite fazer check-in em cima da hora. Se você chegar cedo ao aeroporto, despache logo suas malas, lembrando de tirar as etiquetas antigas e deixar somente a nova para não causar confusão. Além de não ficar circulando com a bagagem, o que dá mais chance de esquecê-las em algum canto ou ser roubado, a empresa aérea terá mais tempo para colocá-la no avião. Também recomendo ter na bagagem de mão uma muda de roupa, itens de higiene pessoal e o que mais precisar para não ficar totalmente desamparado em caso de extravio.

Para quem está em dúvida
Para quem está em dúvida

Ao identificar que sua mala sumiu, a primeira providência é ir até o balcão de atendimento da companhia aérea e registrar a ocorrência. Nessa etapa, é importante que você tenha consigo o comprovante de despacho – recomendo tirar uma foto dele para não ter uma cópia de segurança. A reclamação deve ser feita o mais rapidamente possível, preferencialmente ainda no aeroporto, para aumentar as chances de encontrar os objetos perdidos, mas o prazo máximo é de quinze dias após o desembarque. Também vale a pena abrir um chamado contra a empresa nas unidades físicas da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, por telefone ou na internet. Caso você tenha se sentido lesado de alguma forma, como ter recebido a mala de volta e sentido falta de alguns itens, você deve fazer um boletim de ocorrência.

Carteira com dinheiro
Carteira com dinheiro

Em voos nacionais, o prazo máximo para encontrar e entregar as bagagens extraviadas é de sete dias. Já para viagens internacionais, são três semanas. Em ambos os casos, elas devem ser enviadas ao endereço informado pelo passageiro. A companhia aérea deve oferecer ao passageiro uma compensação financeira para custear os gastos, pois você irá precisar comprar alguns itens de primeira necessidade. Guarde todos os comprovantes de roupas, higiene pessoal e outras coisas. A empresa dá essa ajuda financeira se o extravio de bagagem acontecer fora do local de residência do passageiro. O seguro de viagem também ameniza a situação por garantir o recebimento de um valor.

Símbolos da justiça
Símbolos da justiça

Se não forem encontradas dentro do prazo ou nunca mais, o passageiro ainda tem direito a receber uma indenização, que varia de acordo com a companhia aérea e independe do conteúdo das bagagens. A Voe Tranquilo é especializada resolver esse e outros problemas em voos, bastando preencher um formulário online, para passar por uma avaliação profissional, enviar os documentos necessários e acompanhar o caso pela internet. Todo o processo é gratuito – você só paga se receber, de fato, uma compensação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s