Arancini

Arancini

Quem tem costume de fazer risoto em casa sabe que o prato não fica tão bom no dia seguinte, já que acaba secando e perdendo da cremosidade. Uma ideia para não desperdiçar é usar os restos como base para fazer um bolinho frito de arroz que é conhecido como arancini. A iguaria, que pode ser servida como uma entrada, foi criada na Sicília, região autônoma que fica no sul da Itália. Eu acho tão gostoso que sempre faço risoto a mais justamente para sobrar.

Sobras de risoto e ingredientes básicos
Sobras de risoto e ingredientes básicos

Como existem muitas variedades de risotos, o seu resultado final pode ser bem diferente. No meu caso, eu tinha feito um risotto al parmegiano, considerado o básico. Mantive o bolinho bem simples, mas bem saboroso.

• Risoto 1 xícara
• Muçarela em cubinhos
• Manjericão 10x folhas
• Limão raspas da casca
• Ovo 1x
• Farinha de rosca ½ xícara
• Óleo 2 xícaras

Recheio de queijo
Recheio de queijo

Quando o risoto fica gelado, principalmente dormido de um dia para o outro na geladeira, ele fica bem mais consistente e pode ser facilmente modelado. Eu pego essa massa, adiciono raspas de limão e folhas de manjericão picadinhas e misturo, para dar um sabor mais fresco. Depois, formo uma bolinha na mão e recheio com pedacinhos de queijo muçarela. Se estiver grudando, a dica é molhar as mãos com um pouco de água.

Rendeu quinze arancini
Rendeu quinze arancini

O rendimento vai variar de acordo com o tamanho que você quiser fazer seu arancini. Também depende do quanto você vai pôr de recheio, que pode incluir outros itens como uma carne desfiada, por exemplo. Eu gosto dele mais ou menos como uma bola de ping pong e fiz cerca de quinze unidades. Menor fica ruim para rechear e maior corre o risco de o queijo não derreter, principalmente se for guardado no congelador para um preparo posterior.

Empanar com ovo e farinha de rosca
Empanar com ovo e farinha de rosca

Para empanar, coloco um ovo em uma tigela ou prato fundo e bato até obter uma mistura uniforme. Em outro recipiente, vai a farinha de rosca, que pode ser comprada pronta ou feita em casa mesmo com pão velho. Daí basta mergulhar cada bolinha no líquido, escorrer o excesso e passar no sólido – pode repetir o processo se quiser uma casquinha mais grossa, como a minha.

Arancini com pasta de tomate e geleia de morango
Arancini com pasta de tomate e geleia de morango

Por fim, esquentar o óleo em uma panela pequena até que um fósforo jogado lá dentro se acenda, diminuir o fogo e fritar aos poucos. Use uma escumadeira para virar de vez em quando, evitando que eles grudem no fundo e garantindo que fritem de maneira uniforme. Rapidinho fica pronto e pode escorrer sobre um papel toalha para ficar em sequinho. O arancini deve ser consumido enquanto ainda está quente e vai muito bem com geleias doces ou antepastos salgados.

Casquinha crocante e recheio cremoso
Casquinha crocante e recheio cremoso

O resultado é um bolinho de arroz cremoso, com casquinha crocante e o queijo bem derretido. Depois de experimentar, você vai querer fazer risoto só para transformar em arancini. Nessa receita eu usei:

Xícaras medidoras
Tábua de bambu
Ralador KitchenAid
Faca pequena Silvermark
Conjunto de tigelas em inox Tramontina
Prato fundo
Fouet de aço inox KitchenAid
Brinox Ceramic Life 4,5 mm
Escumadeira KitchenAid
Tabuleiro antiaderente
Tapete de silicone
Papel toalha
Petisqueira em bambu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s